Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 23 de junho de 2013

Torneio de Futebol Jovem Inter-Associações Sub-14 Lopes da Silva em Bragança (23-29 Junho 2013) contará com dois atletas que representaram o Sport Clube Penalva do Castelo nesta última temporada


Dois atletas que representaram o Sport Clube Penalva do Castelo nesta última temporada que terminou recentemente, voltam a estar entre os eleitos na lista de convocados para a Selecção distrital no escalão de Iniciados (Sub-14) da Associação de Futebol de Viseu, que vai disputar o conceituado Torneio Inter-Associações Lopes da Silva a começar este fim de semana (23 Junho 2013) em Bragança, que se estende até ao próximo dia 29 de Junho.



O Blog Sport Clube Penalva do Castelo renova o desejo das maiores felicidades para os atletas Fábio Amaral e Luís Pedro Cabral que ultimamente tem constado regularmente entre o restrito grupo de atletas no escalão de Sub-14 a representar a selecção de Viseu de futebol. Servindo também de orgulho para a formação e colectividade de Penalva do Castelo ao mesmo tempo que também pode servir de motivação para todos os jovens praticantes de futebol.


Bragança vai acolher, assim, entre 23 e 29 de Junho de 2013, o Torneio de futebol sub-14 "Lopes da Silva", que junta 400 jovens portugueses, numa competição que já contou com nomes como Cristiano Ronaldo.

O torneio é considerado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como "a grande festa do futebol de formação" e, em 35 anos, é a segunda vez que se realiza fora de Lisboa, depois de Ponta Delgada, nos Açores, ter recebido a anterior edição.

"Descentralizar" o evento é o propósito da federação, como indicou o vice-presidente, Rui Manhoso, durante a apresentação à Comunicação Social, em Bragança, a cidade escolhida entre 11 candidatas por "Trás-os-Montes não ter grandes organizações desportivas".

Durante uma semana, são esperadas cerca de 700 pessoas diretamente ligadas à organização do torneio, que terá em competição equipas representativas das 22 associações de futebol de Portugal continental e ilhas.

O torneio ganhou há 19 anos o nome de Lopes da Silva, um trasmontano que se destacou enquanto dirigente associativo e desportivo, e tem dado a conhecer jovens talentos do futebol.

O internacional português Cristiano Ronaldo foi um dos jovens que competiu neste torneio, assim como João Pinto, diretor da FPF, que hoje, em Bragança, realçou a importância do evento e da sua descentralização.

«No interior e nas ilhas têm aparecido grandes jogadores», observou, apontando os exemplos de Ronaldo, Pauleta ou Pizzi, que é de Bragança, e «que saíram destes torneios, deram-se a conhecer através destes torneios».

Já Rui Manhoso acredita que o trabalho de formação que é feito com os jovens poderá disponibilizar «cada vez mas jogadores para as seleções nacionais».

O antigo jogador João Pinto lembrou ainda que o torneio «dá a oportunidade de fazer parte da primeira seleção nacional de futebol, a dos sub-15» e «é uma forma que os técnicos têm de ver todas» as potenciais jovens promessas do país.

«Este torneio promove que num só local se tenha a oportunidade de ver todos os atletas de futebol a participar e ver quem consegue chegar às seleções nacionais», afirmou.