Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Artigo de Reflexão: "Mais um Verão em que os clubes vão gastar fortunas em jogadores"

Desporto - Futebol

Tema: "Mais um Verão em que os clubes vão gastar fortunas em jogadores"

Artigo publicado in Jornal Público 12 Junho 2013

Autor: Marco Vaza

O Mónaco já vai em mais de 120 milhões só em três jogadores, o mesmo valor que o Chelsea tem disponível para satisfazer os desejos ofensivos de José Mourinho.

A 11 de Junho de 2009, fez ontem quatro anos, o Manchester United anunciava que tinha chegado a acordo com o Real Madrid para a transferência de Cristiano Ronaldo. Foram 94 milhões de euros que mudaram de mãos naquela que, até hoje, ainda é a mais cara transferência da história do futebol. Quatro anos depois, é pouco provável que este recorde seja batido, mas os milhões vão continuar a circular em grande quantidade, com muitos grandes negócios em perspectiva. Real Madrid, Chelsea, PSG e Manchester City serão os gastadores habituais num Verão em que o Mónaco já agitou o mercado com mais de 120 milhões de euros gastos só em três jogadores.


A crise e o fair-play financeiro não vão abrandar as transferências milionárias no futebol europeu e, com os bolsos sem fundo de alguns clubes, qualquer cenário é possível. Nem o próprio Ronaldo escapa aos rumores, ele que ainda não renovou contrato com o Real Madrid e que, em tempos, disse que estava "triste". Um regresso ao Manchester United é um cenário que os jornais ingleses vão alimentando de tempos a tempos, sendo que também se falou de um possível interesse do PSG. Mas Florentino Pérez já disse que o avançado português faz parte do futuro do Real e não parece estar disposto a deixá-lo sair.

O Real, aliás, parece estar comprador e o seu grande alvo é Gareth Bale. Há quem já dê a transferência como consumada, com os merengues a pagarem cerca de 85 milhões de euros ao Tottenham pelo extremo galês, mas o negócio ainda não está oficializado. A acontecer por este valor, passaria a ser a segunda maior transferência de sempre, apenas atrás de Ronaldo. Mas os madridistas, que ainda não têm treinador (Carlo Ancelotti é o mais que provável sucessor de José Mourinho), também querem mais um avançado e Luiz Suarez é o grande candidato. O uruguaio está com vontade de sair do Liverpool e 37 milhões podem ser suficientes para o contratar.


Quanto ao Barcelona, já fez o seu grande negócio deste defeso, contratando Neymar ao Santos por 57 milhões. Mas, enquanto os catalães vão pensando na forma de encaixar o brasileiro e Messi no mesmo "onze", também querem reforçar a defesa. Mats Hummels, do Dortmund, e David Luiz, do Chelsea, são os nomes mais falados, enquanto a baliza irá precisar de um novo guardião, com a saída anunciada de Victor Valdés.


A Premier League também vai ser um foco de grandes negócios e são longas as listas de potenciais alvos para os mais endinheirados. Abramovich não irá poupar nos seus esforços para satisfazer os pedidos de José Mourinho. Segundo a imprensa inglesa, o técnico português quer juntar no Chelsea Cavani (Nápoles), Hulk (Zenit) e Jovetic (Fiorentina), podendo o clube londrino gastar cerca de 130 milhões só nestes três. Outro dos milionários da liga inglesa, o Manchester City, já começou a investir, com a contratação de Navas ao Sevilha por 20 milhões.


Na Alemanha, o poderio financeiro do Bayern Munique está muito acima dos outros e, depois da contratação de Gotze ao Dortmund, quer fazer novo assalto, contratando Robert Lewandowski, que está também a fazer pressão no sentido de ir jogar no campeão europeu.


A entrada do multimilionário russo Dmitri Ribolovlev no Mónaco transformou o clube do principado, que estava na II divisão em 2012-13, num dos principais gastadores da temporada, com 70 milhões pela dupla do FC Porto João Moutinho e James Rodriguez e mais de 50 milhões pelo colombiano do FC Porto Radamel Falcao, e as responsabilidades do treinador Claudio Ranieri aumentam consideravelmente. Depois do Chelsea de Abramovich, o veterano técnico italiano volta assim a ter uma equipa milionária nas mãos e os gastos podem não ficar por aqui. Na lista do Mónaco aparecem ainda Victor Valdés (Barcelona), Diego Lopez e Angel di Maria (Real Madrid), John Terry (Chelsea) ou Patrice Evra (Manchester United).


E, depois dos 147 milhões gastos no Verão passado com jogadores como Ibrahimovic ou Thiago Silva (foi o clube que mais gastou), o PSG quer reforçar o seu estatuto no futebol europeu e pensa em Tévez (City) ou Rooney (United), mas não deverá decidir nada até resolver a questão do treinador.