Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 28 de abril de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (2ª Fase - 5ª Jornada): AD Grijó 2 x SC Penalva do Castelo 0

Penalva do Castelo derrotado em Grijó perde a derradeira oportunidade de ainda lutar pelos três primeiros da classificação da fase final da competição! Apesar de um jogo discutido a eficácia a menos e a infelicidade que os penalvenses tiveram ditaram o Grijó vencedor!!

Ficha de Jogo:

Associação Desportiva de Grijó
12 Hélder Cardoso
11 Óscar Beirão
20 Bruno Volta ©
4 Vítor Hugo
13 Artur
14 Bruno Chaves
6 Pedro Ferreira
16 Pedro Sá
21 Marmelo
18 Pedro Nova
5 João Magalhães

Substituições: João Magalhães por 8 Bruno Carvalho (61`), Marmelo por 9 Manuel Pinto (72´) e Óscar Beirão por 24 Marco Pinto (88`).

Suplentes não utilizados:
1 Beleza
23 Batista
7 Reuss
15 Bruno Silva

Treinador: Guilherme Baldaia

Sport Clube de Penalva do Castelo
12 Pedro Cruz
12 Joãozito
23 Sérgio Fonseca ©
5 Alfredo Pinto
3 Diogo Cunha
20 Gui
6 Gamarra
8 Rui Santos
9 Zé Henrique
7 Zé Carlos
18 Flávio Cardoso

Substituições: Diogo Cunha por 2 Tiago Borges (46`), Gui por 77 Dani Pina (71´) e Joãozito por 21 Joe (84`).

Suplentes não utilizados:
99 Bruno Ferrary
10 Miguel Pereira
13 Ascenso
17 Alex Sousa

Treinador: Rogério Sousa


28 Abril 2013
Jogo no Estádio Municipal de Grijó, na vila de Grijó, localidade e freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia.
Assistência: cerca de 250 pessoas
Árbitro: Pedro Costa (A.F. Braga)
Auxiliares: José Caldeira & Leonel Ferreira
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 2-0
Marcadores: Joãozito (p.b.) (43`) e Manuel Pinto (g.p.) (74`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Alfredo Pinto (12`), Bruno Volta (22`), Gui (27`), Joãozito (38`), Marmelo (45`), Tiago Borges (62`), Óscar Beirão (68`) e Zé Henrique (90+2`). Cartão Vermelho directo a Alfredo Pinto (73`).









No regresso à Grijó, de onde os penalvenses guardavam boa memória desde a última deslocação ao concelho de Vila Nova de Gaia, com um triunfo por três bolas a uma e curiosamente a última vez que a turma do distrito de Viseu venceu fora de portas. Desde aí passaram aproximadamente 4 meses e o Grijó na altura de certa forma galvanizou-se na classificação, ficando e estando actualmente no terceiro posto da classificação, precisamente o último lugar de acesso à subida e aquele que está ainda acessível ao Penalva matematicamente.
Para este importantíssimo encontro para as aspirações e ambições do Penalva do Castelo, não estava presente a figura da última vitória extra-muros, Egipto. Com apenas os três pontos em mente, já que a distância das equipas é considerável, a formação orientada por Rogério Sousa jogava assim a derradeira cartada em ainda poder sonhar com o último e possível lugar de acesso à subida.

O inicio da partida foi prometedor e em dois minutos já a bola esteve muito perto de entrar nas duas balizas. Primeiro o Penalva que começou o encontro com uma oportunidade soberana para marcar quando Flávio Cardoso se isolou e atirou um tudo ou nada por cima do travessão do guardião contrário. Logo depois na resposta, Marmelo, também ganhou espaço na defesa contrária e frente a Pedro Cruz, obriga o mesmo, quase a frio, a aplicar-se e defender com dificuldades um remate do dianteiro local, que recorde-se é de má memória para os penalvenses, aquando actuou pelas cores do Avanca.

O desafio aos poucos foi ficando mais encaixado depois de um inicio aberto. Assistia-se a um equilíbrio de intenções na forma de jogar e nos acontecimentos.
O Penalva do Castelo teve momentos que esteve por cima do encontro em que ao minuto 24, Diogo Cunha introduz o esférico no fundo da baliza de Hélder Cardoso, mas é apanhado em fora de jogo. Pouco depois Zé Carlos, ao minuto 27, atira fraco de cabeça quando estava em posição frontal à baliza adversária. A pressionar mais e com boa desenha de possa de bola no meio campo, os penalvenses criavam dificuldades aos locais e ao minuto 32, ficou registado mais uma situação de perigo para os visitados em que Rui Santos num remate forte de fora de área, proporcionou a Hélder uma defesa apertada.
A nova resposta do Grijó surgiu em cima do minuto 35, quando Pedro Cruz não segurou totalmente o esférico e Marmelo estar na sobra e a rematar por cima, quando se situava em posição frontal à baliza.
Era assim uma resenha de um encontro interessante e vivo em que as duas equipas jogavam frequentemente perto das duas balizas. Depois de mais domínio dos visitantes foram os locais que marcaram. Numa infelicidade de Joãozito, que na tentativa de cortar um passe muito perigoso de Marmelo, introduz o esférico na própria baliza. Já estávamos em cima do intervalo e assim os locais saiam para o descanso em vantagem.

O inicio da etapa complementar não mudou de figurino do primeiro tempo, sendo primeiro o Grijó a criar perigo ao minuto 51, com Pedro Cruz novamente a ter que intervir com atenção. Volvidos mais alguns minutos, foi o Penalva que esteve muito perto de marcar. Rui Santos, um jogador bastante evoluído tecnicamente e bom executor de bolas paradas remata colocado para a defesa da tarde de Hélder Cardoso que evitou com uma escelente estirada, um remate com selo de golo.
Já ao minuto 72, é novamente o guardião da casa a fazer a diferença e a defender um remate com intenção de Zé Carlos.

A eficácia acabou por estar na base da vitória dos locais e ao minuto 73, Bruno Carvalho consegue se isolar numa transição rápida defesa-ataque e Alfredo Pinto acabou por o derrubar já dentro da grande área. Cartolina vermelha para o camisola 5 do Penalva e grande penalidade assinalada. Na conversão do castigo máximo, Manuel Pinho acabado de entrar e chamado à conversão, atirou a contar para a segundo e último golo do encontro.
Começava aqui ou terminava praticamente a última esperança dos penalvenses de ainda chegarem a um resultado positivo, reforçado com a redução de uma unidade em campo, depois da expulsão de Alfredo Pinto.
Por um lado o desafio começava a ficar mais partido, já que o Penalva também ariscou mais e o Grijó aproveitava transições rápidas de defesa ataque para continuar a criar perigo. Num desses lances, ao minuto 85, Manuel Pinto esteve à beira de bisar mas a bola acabou por embater no poste.
Tínhamos um Grijó controlador e um Penalva resignado mas ainda assim a lutar até ao último minuto.
Até ao apito final nota para mais um remate perigoso protagonizado pelo Grijó num livre directo em que Artur rematou directo junto à trave da baliza contrária.
Terminava o encontro que foi bem favorável à equipa orientada por Guilherme Baldaia, que com mais três pontos, aumentava diferenças para os três últimos e deixava os penalvenses sem poucas ou nenhumas hipóteses se ainda chegar ao terceiro posto com cinco rondas por disputar. Ficou no fundo uma imagem positiva e com brio do colectivo penalvense mas com pouca eficácia.
Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem, nota positiva num teste em que os jogadores também contribuíram para um jogo bem disputado disciplinarmente.

Como "pano de fundo", a Autoestrata nº1, o Penalva do Castelo saia de Grijó praticamente sem estrada possivel para percorrer rumo à subida, passando agora certamente a ter que se concentrar mais em obter o melhor lugar possível (4º ou 5º lugares) ou pelo menos evitar o sexto posto, aquele que não confere "prémio" nenhum no termo do campeonato.

Penalva somos todos...nas vitórias como nas derrotas...todos juntos somos mais fortes...com ambição e honra dignificamos a nossa camisola..."BASTA ACREDITAR para VENCER"...!!  

[Crónica & Ficha de Jogo:  CinZa]









[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados e Classificação:
 
5ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 2ª Fase (Série Subida):

Salgueiros 2 x Estarreja 0
Oliveira do Bairro 1 x Alba 0
Grijó 2 x Penalva do Castelo 0

Classificação após a 5ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 2ª Fase (Série Subida):