Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 14 de abril de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (2ª Fase - 3ª Jornada): SC Penalva do Castelo 1 x Sport Clube de Alba 1


Penalva do Castelo divide pontos com o Alba e soma o seu primeiro ponto na fase final da competição que para já continua a dar um lugar não desejado aos penalvenses! Jogo bastante físico em que o Penalva se colocou na frente no primeiro tempo e consentiu o empate perto do término do encontro!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
8 Rui Santos
9 Zé Henrique
12 Joãozito
13 Ascenso
20 Gui
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Diogo Cunha por 2 Tiago Borges (83´), Zé Henrique por 10 Miguel Pereira (90`) e Gui por 77 Dani Pina (90`).

Suplentes não utilizados:
99 Bruno Gonçalves
17 Alex Sousa
18 João Marcelo
21 Joe

Treinador: Rogério Sousa

X

Sport Clube de Alba
1 João Figueiredo
4 Néné
6 Ruben Ramalho
8 Tojó
9 Zé Bastos
13 Carlos Pesquina
14 Pedro Almeida
20 Alex Ferreira ©
22 Ruizinho
31 Bruno Resende
86 Nuno Sucena

Substituições: Alex Ferreira por 91 Bruno Leite (63`), Pedro Almeida por 12 Praga (70`) e Tójó por 25 Eduardo (80`).

Suplentes não utilizados:
16 Luís Quinteiro
7 Renato
19 Ricardinho
23 Nuno Martins

Treinador: Hugo Oliveira

14 Abril 2013
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 250 pessoas
Árbitro: Paulo Ferraz (A.F. Leiria)
Auxiliares: José Oliveira & Nicolau Rodrigues
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 1-1
Marcadores: Rui Santos (19`) e Nuno Sucena (87´).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Néné (18`), Alex Ferreira (26`), Alfredo Pinto (39`), Diogo Cunha (42`), Sérgio Fonseca (63`), Luís Quinteiro (86`) e Ruizinho (90+1`).













Tarde soalheira em Penalva do Castelo aguardava jogo importante para as duas equipas a contar para a terceira rodada da fase final. Em jogo está o acesso à subida de divisão já que como se sabe e recorde-se não existe manutenção neste escalão nesta actual temporada por suposta e aprovada extinção da 3ª Divisão Nacional de futebol. Dada as classificações e pontos actuais, o terceiro lugar, aquele que eventualmente poderá também garantir subida com os dois primeiros automáticos, é a classificação possível e realmente ao alcance das duas formações. O Penalva mais atrasado, só um resultado interessava, a vitória, até porque no mínimo quererá evitar a sexta e última posição, um lugar não dará "rebuçado" nenhum para a próxima temporada, já que o quarto e o quinto ainda garante o direito de disputar a Taça de Portugal na próxima temporada.

O público esteve bom numero, inclusive simpáticos adeptos norte americanos com ligações à Penalva e que estão radicados nos EUA, para apoiar a turma penalvense nesta partida que podia dar outro alento à turma orientada pelo técnico Rogério Sousa nesta fase final da competição onde ainda não tinha pontuado e consequentemente a margem de erro é pequena. Mesmo com novas ausências de vulto o Penalva encarava o encontro com optimismo.
O Alva acabou por entrar mais tranquilo na partida ao mesmo tempo que mais perigoso, mas a defensiva, que contou com uma novidade na baliza, Pedro Cruz, atleta que voltou a competir depois de vários meses de ausência, foi dando boa conta do recado ao mesmo tempo que aos poucos o Penalva se começou a soltar e estender no campo.
O golo inaugural e aquele que deu vantagem temporária ao colectivo do distrito de Viseu surgiu num momento que os locais estavam mais por cima do encontro no qual Rui Santos, regressado à competição, revelou inspiração e todo o seu talento na cobrança de um livre directo que atirou colocado e fora do alcance de João Figueiredo, uma novidade na baliza do Alba, pelo menos frente aos penalvenses. Marcar primeiro deu aos visitados mais confiança e tranquilidade ao mesmo tempo que assistimos a um Alba mais pressionante e naturalmente em busca do prejuízo.
Sobretudo em bolas paradas, ponte forte dos albergarienses, a bola levava perigo à baliza do camisola 1 do Penalva, formação que passou a aproveitar mais as transições rápidas para criar perigo e colocar em sentido o colectivo orientado por Hugo Oliveira.
O intervalo na partida apareceu com o Penalva a sair em vantagem. Ganhava a equipa que marcou nos primeiros 45 minutos, que mostrou um Penalva mais eficaz nas suas acções.

O reinicio do encontro foi de certa forma novamente repartido e que acabaria por ser a imagem e espelho principal da etapa complementar. Poucas situações de golo flagrantes de parte a parte. Confronto que acabaria por ser em parte físico e musculado. Principalmente de bola parada o perigo rondou os ferros das duas balizas.
O Penalva do Castelo pressionou e tentou segurar o resultado que dava vitória frente a um adversário directo pela luta da classificação ao alcance mas o Alba também discutiu o jogo e o resultado e acabou por empatar perto dos 90. Primeiro Resende aos 85 minutos, já tinha deixado o aviso com um cabeceio que não passou nada longe do travessão de Pedro Cruz sendo que aos 87, foi mesmo a contar. Nova bola parada, nova cruzamento para a grande área e desta vez foi Nuno Sucena que apareceu com um remate a salpicar toda a defensiva inclusive o guardião penalvense que não conseguiu evitar o golo do empate.
Em última tentativa de obter outro resultado, o técnico penalvense ainda mexeu na sua equipa com a entrada de Miguel Pereira e Dani Pina, uma nova aposta num júnior proveniente da formação de Penalva do Castelo, mas o destino e o resultado final não mais se alterou apesar de caber aos locais desperdiçarem a melhor situação de golo até ao apito final. O recem entrado Dani, teve a chance de desempatar com uma boa desmarcação e um cabeceio que saiu ligeiramente ao lado.
Depois de quatro minutos de compensação, era dado o último apito pelo arbitro que com a sua restante equipa, que viajou do distrito de Leiria, acabou por rubricar uma exibição sem erros de palmatória mas é discutível a dualidade de critérios e marcação de algumas faltas que poderá ter tido!!

Está concluída mais uma jornada desta segunda fase em que o Penalva do Castelo somou o seu primeiro ponto e que praticamente deixa tudo na mesma em termos classificativos já que também o terceiro, o Grijó, empatou o seu encontro. É certo que continua a ser possível matematicamente esse lugar, sendo também de salientar que a margem de erro continua a encurtar para conseguir sonhar com o terceiro lugar, o último a dar acesso possível à subida, mas enquanto houver possibilidades, a turma penalvense certamente vai lutar pelos seus objectivos.
Na próxima ronda, a quarta, a formação penalvense volta ao Parque Desportivo de Santa Ana, no próximo dia 21 de Abril de 2013, para defrontar o Salgueiros 08!!
Penalva somos todos...nas vitórias como nas derrotas...todos juntos somos mais fortes...com ambição e honra dignificamos a nossa camisola..."BASTA ACREDITAR para VENCER"...!!  

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]

















[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados e Classificação:
 
3ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 2ª Fase (Série Subida):

Oliveira do Bairro 1 x Salgueiros 4
Grijó 0 x Estarreja 0
Penalva do Castelo 1 x Alba 1

Classificação após a 3ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 2ª Fase (Série Subida):