Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Resultados Equipas Seniores concelhias - 18ª e Última Jornada - 1ª Distrital Norte (14 Abril 2013)


Neste último domingo (14 Abril 2013), realizou-se a 18ª e Última Jornada da fase regular do Campeonato da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte da Associação de Futebol de Viseu.
As equipas do concelho de Penalva do Castelo defrontaram-se para o tradicional derbi concelhio e assim que marcou o fom da segunda volta do respectivo campeonato.
Confira alguns dados sobre esse jogo, como todos os restantes resultados e classificação da mesma série.

  GDC Roriz 1 x ARC Sezurense 1

Novo derbi do concelho de Penalva do Castelo na 1ª Divisão Distrital confere divisão de pontos na despedida por esta temporada! Marcou primeiro o Roriz mas o Sezurense mesmo com 9 elementos acreditou e conseguiu o empate!!

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
25 Luís Correia
3 André Silva
5 Cláudio Pina ©
8 Luís Tostas
10 Vicente
13 Nelson Lamegal
15 Cabral
20 Noita
28 Rúben Sarmento
71 Mareko
86 Lilo

Substituições: Cláudio Pina por 7 Marcelo Coelho (35`), Marcelo Coelho por 9 Sebastião (71`) e Vicente por 14 Gonçalo Cardoso (80`). 

Suplentes não utilizados:
99 Sérgio Sacho
16 Nuno Guterres
66 Emanuel Ferreira

Treinador: Sérgio Macário 

X

Associação Recreativa e Cultural Sezurense
1 Ricardo Diniz
2 Hélder Pacheco
3 Raphael Panarra
5 Fábio Pardal
6 Zé Ricardo
7 Samuel Abreu
8 Henrique Caetano
9 Ricardo Correia
10 Litos ©
11 Steven Cunha
20 Nico

Substituições: Henrique Caetano por 19 Zé Marques (70´), Nico por 16 Tiago Murrão (72`) e Ricardo Correia por 17 Luís Carlos (88`).

Suplentes não utilizados:
-

Treinador: José Freitas

14 Abril 2013
Jogo no Campo Municipal da Cerca, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 150 pessoas
Árbitro: Hélder Marques (A.F. Viseu)
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 1-1
Marcadores: Cabral (26`) e Hélder Pacheco (82`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para André Silva, Luís Tostas, Rúben Sarmento, Marcelo Coelho, Ricardo Diniz (2x), Raphael Panarra, Ricardo Correia e Steven Cunha. Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos para Ricardo Diniz (78`). Cartão Vermelho directo para Litos (50`).

Neste último domingo, realizou-se em Penalva do Castelo, no campo municipal da Cerca, o já tradicional derbi concelhio entre as equipas que militam e partilham o mesmo campeonato distrital da Associação de Futebol de Viseu - 1ª Divisão - Zona Norte.

Oportunidade para ambas fecharem a sua participação nesta temporada com resultado positivo e certa forma voltarem a pontuar, algo que já foge a ambas à longas jornadas, sendo que ao Sezurense já era à mais de uma volta completa de campeonato.

De salientar as muitas ausências de parte a parte para o ronda final da temporada que foi presenciada no municipal de Penalva do Castelo com uma moldura humana considerável, certamente interessadas em ver duas equipas "familiares" em acção e a despedirem-se por esta temporada, se possível, certamente com um triunfo e também certamente a aproveitarem um belo dia de sol, algo raro durante a temporada desportiva que se iniciou em Outubro.

Apenas uma delas poderia vencer sendo que o empate dava divisão de pontos, relembrando que na primeira volta da fase regular do campeonato , o Roriz tinha saído de Sezures com um triunfo mínimo de um golo, curiosamente a última ocasião que o colectivo orientado por Sérgio Macário conheceu o sabor da vitória e dos três pontos, enquanto o colectivo orientado por José Freitas apenas tinha pontuado na 5ª ronda em 17 possíveis.

Acabou por ser, à imagem da primeira volta, um desafio bastante disputado onde há lugar para imprevisibilidade de marcadores, dadas as caracteristicas de um típico derby entre duas equipas que se conhecem bem.
Roriz esteve mais dominador no primeiro tempo, tendo materializado o seu ligeiro ascendente em golo ao minuto 26 por intermédio de Cabral, o mesmo protagonista do triunfo e único golo marcado no jogo no campo das Cruzes em Dezembro último.

O Sezurense foi uma equipa mais batalhadora e lutadora apesar de tantas contrariedades que já tinha para este encontro às quais se juntou a expulsão do seu experiente capitão Litos, eventualmente ou não por palavras na discussão de um lance que ficou a pedir falta para grande penalidade, que contudo poderá ter sido um decisão equivoca do arbitro do encontro dado que o mesmo atleta sezurense em 20 anos de carreira de futebol nunca tinha visto uma cartolina vermelha, acreditando assim na coerência e disciplina deste veterano atleta.

O Roriz apesar de não conseguir muita fluidez de jogo, em parte também dificuldada pelo irregular piso do campo da Cerca,  ainda desperdiçou algumas boas situações para voltar a marcar e aumentar o marcador, mas a pontaria desafinada de Rubén Sarmento que era o melhor marcador dos locais e as defesas do jovem guarda-redes Ricardo Diniz impediram que o marcador volta-se a sofrer alterações momentaneamente. O Sezurense apesar de chegar menos vezes ao último reduto do Roriz teve sempre à espreita do contra-ataque e ainda proporcinou a Luís Correia algumas defesas apertadas, a exemplo o remate de Fábio Cabral do "meio da rua". 

Para complicar ainda mais a tarefa dos sezurenses, o guardião Diniz também foi tomar banho mais cedo forçosamente e deixou os forasteiros a jogar com 9 elementos contra 11. Teve que se inventar um guardião improvisado mas o mesmo acabou por não ter grande trabalho até ao apito final já que o Sezurense mesmo com menos dois jogadores em campo demonstrou novamente espírito lutador e carácter que ao minuto 82 premiou-os com um golo que veio a dar o empate no marcador. Por intermédio de um golo de belo efeito de Hélder Pacheco, o Roriz consentia o empate e viria a deixar fugir dois pontos. Uma redenção do atleta sezurense que no jogo anterior com 0-0 no marcador tinha falhado uma grande penalidade frente ao Oliveira do Douro.

Tivemos assim um desafio com emotividade até ao final com divisão de pontos, que acabou e se considera um resultado menos mau para ambas as equipas, que mesmo assim não esconde a decepcionante temporada realizada por ambos os conjuntos penalvenses que ficaram na cauda da classificação da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte. Roriz somou 12 pontos enquanto o Sezurense 2 pontos. Contudo é de salientar a dignidade evidenciada em grande parte dos encontros disputados por estas duas equipas que acabaram por não conseguir uma prestação classificativa mais condizente com o seu valor.

[Crónica & Ficha de Jogo: Sérgio Macário & José Freitas & CinZa]












[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados 18ª e Última Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital Fase Regular - Zona Norte:

Arguedeira 0 x Alvite 0
Vilamaiorense 0 x Nespereira 2
Oliveira do Douro 1 x Lamelas 5
Roriz 1 x Sezurense 1
Ferreira de Aves 3 x Os Ceireiros 0

Classificação após 18ª e Última Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital - Fase Regular - Zona Norte 2012-13:


Lista de Marcadores das equipas concelhias ápos a 18ª e Última Jornada:
+ Rúben Sarmento (Roriz) 3 golos
+ Samuel Abreu (Sezurense) 3 golos 
+ Cabral (Roriz) 3 golos
+ Zé Lúcio (Roriz) 2 golos 
+ Steven Cunha (Sezurense) 2 golos 
+ Litos (Sezurense) 2 golos
+ Gonçalo Costa (Roriz) 1 golo
+ Nuno Guterres (Roriz) 1 golo 
+ António Eduardo (Roriz) 1 golo
+ Marco Rodrigues (Roriz) 1 golo
+ Fábio Pardal (Sezurense) 1 golo
+ Sebastião (Roriz) 1 golo
+ Hélder Pacheco (Sezurense) 1 golo