Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Lançamento de Livro “Voando sobre Castendo” em Penalva do Castelo (25 Abril 2012)


A Câmara Municipal de Penalva do Castelo promove, no próximo dia 25 de abril, pelas 20.30 horas, na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, o LANÇAMENTO DO LIVRO “VOANDO SOBRE CASTENDO” de EMÍDIO LEITE DE ALBUQUERQUE. Esta iniciativa está integrada nas Comemorações do 25 de abril. Assim, pelas 09.00 horas, junto ao edifício dos Paços do Concelho, vai decorrer o Hastear da Bandeira, seguida de uma arruada pela vila, por parte da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
Editado pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, “Voando sobre Castendo” é um livro de poemas de Emídio Leite de Albuquerque, que nasceu em Castendo, Freguesia da Ínsua, Concelho de Penalva do Castelo.

Emídio Leite de Albuquerque iniciou a sua publicação poética quando ainda era funcionário da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, na década de 50 do século passado, foi colaborador do então periódico penalvense “Correio de Penalva” (06.01.1954-26.06.1955); divulgou também no já extinto “A Voz das Beiras”, publicou o opúsculo “Imagens de Seia” e, mais tarde, em 1988, compilou a sua criação poética numa publicação de evocação à sua terra natal, intitulada “Cantares da Sereia”, uma edição patrocinada pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

“VOANDO SOBRE Penalvense à sua terra natal, à qual volta sempre que pode; de igual forma, pretende recordar e celebrar o quinquagésimo aniversário da alteração da denominação da vila- sede de concelho de “Castendo” para “Penalva do Castelo”, que ocorreu em 07 de agosto de 1957.
“Voando sobre Castendo” é um livro de um romântico, apaixonado pela sua terra. Tal como na génese do Romantismo se exaltava o “espírito do povo”, também Emídio Leite de Albuquerque enaltece, neste livro, o espírito originário do seu povo e do seu “torrão natal”, Castendo, actual vila-sede do concelho de Penalva do Castelo. As memórias do passado perpassam por todas as páginas deste livro, imbuídas pela CASTENDO” marca, pois, o culminar da evocação poética de um fugidia felicidade e permanente nostalgia da unicidade de cada momento de vida. Todavia, uma memória sem esperança ofusca-se inexoravelmente. “Ao voar pelo passado de Castendo”, Emídio Leite de Albuquerque inculca em todos os Penalvenses a certeza do presente e uma vincada esperança num destino coletivo mais radiante, nesse voo incessante rumo ao futuro!