Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 22 de abril de 2012

3ª C - 2011/12 (2ª Fase - Fase Manutenção/Descida): S.C. Penalva do Castelo 5 x A.D. Valecambrense 1




Penalva empolgado ofensivamente, conquista três úteis e fulcrais pontos frente ao lanterna vermelha da série de manutenção/descida com uma mão cheia de golos!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube Penalva do Castelo
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro ©
9 Luís Cardoso
10 Papy
11 Tiago Henriques
14 Chico Pereira
18 Reuss
20 Califa

Substituições: Nelson Cardoso por 19 Djibril Sarr (62`), Papy por 16 Cristóvão (70`) e Bruno Loureiro por 13 Luís Pedro Cabral (74`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
2 Gonçalo Ferreira
3 Manekas

Treinador: António Carlos "Tótá"

X

Associação Desportiva de Valecambrense
99 Luís Almeida
2 Garrincha
3 Caxana
4 José Pedro Sá
5 João Paulo Silva
6 Garcia
7 Tiago Oliveira
8 Rui Pedro ©
9 Paulinho
10 Bruno Fogaça
11 Ricardo Pina

Substituições: Bruno Fogaça por 16 Zé Bastos (46`), Tiago Oliveira por 17 João Carlos (67`) e João Paulo Silva por 18 Pedrito (77`).

Suplentes não utilizados:
1 Cláudio Carvalho
13 Fábio Pinho
14 Tano
15 Rafael Soares

Treinador: Alberto Soares


22 Abril 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Filipe Reis (A.F. Porto)
Auxiliares: Bruno Ferreira & Nuno Sousa
Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Bruno Loureiro (22`), Mika Lopes (63´), Luís Cardoso (72´), Garrincha (75`), Djibril Sarr (84´) e Mika Lopes (87`).

Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Luís Almeida (13`), Caxana (29` e 57´), Nelson Cardoso (46`), Bruno Loureiro (68`) e Garrincha (82`). Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos para Caxana (57´).


Tarde com seis golos, foi o que se assistiu no Parque Desportivo de Santa Ana, entre a formação penalvense e a que viajou de Vale de Cambra. Se o encontro era de fulcral importância para as ambições do Penalva do Castelo, para a equipa da região do Caima foi no sentido de cumprir calendário, já que tem o seu destino traçado. Com este enquadramento teórico, não foi admiração que os pupilos orientados pelo técnico Tótá fossem os mais pressionantes e mais decididos elementos no bem tratado campo relvado dos penalvenses. Não só pela importância e a responsabilidade como também na diferença de qualidade como estado de espírito neste momento da temporada.

Desde cedo, foram os visitados, que comandaram a partida e conseguiram mais ascendente.
O ritmo e a intensidade de jogo não foram altos, no primeiro tempo, principalmente, fruto de muitas assistências médicas dentro das quatros linhas.

Com alguma naturalidade, surgiu o primeiro golo para o Penalva. Bruno Loureiro desmarca-se muito bem dentro da grande área e recebe um passe a "rasgar" de Chico Pereira, tendo depois com sobriedade, rematado para o fundo da baliza de Luís Almeida.

Continuou a carregar o Penalva, mesmo depois de se colocar em vantagem ao minuto 22, mas alguma falta de pontaria e as boas intervenções do guardião do Valecambrense evitaram e não contribuíram para que o marcador fosse aumentado até ao intervalo.

À saída para o descanso, a vantagem dos penalvenses era inteiramente justificado, depois de jogados 45 minutos quase de sentido único. O Valecambrense demonstrou dificuldades em articular o seu jogo, nomeadamente nas transições defesa-ataque daí que não tenha incomodado com real perigo o guardião Ferrary, da turma local. É de certa forma natural que assim seja, para uma equipa já sem margem de progressão na tabela classificativa e sem confiança exibicional. Apesar de ocupar o lugar de lanterna vermelha desta série de manutenção-descida, a turma orientada pelo técnico Alberto Soares, encarou a partida com uma positiva e ambiciosa postura em campo. Não se remeteu a defender e jogou o jogo pelo jogo. É uma forma muito digna que estar no futebol, e é importante assim referir tal como a humildade que encarou este encontro.

Na etapa complementar, os penalvenses entraram novamente mais decididos em chegar ao golo. Luís Cardoso, cedo rematou ao poste e efectivamente o Penalva manifestava que ganhar este encontro tinha uma vital importância para os seus interesses. As dificuldades para os visitantes, no entanto, ainda aumentaram mais, quando Caxana recebeu a segunda cartolina amarela e a consequente expulsão do encontro. Pouco depois chegou o segundo golo a favorecer o colectivo da Beira-Alta, e porventura o golo da tarde. Da autoria de Mika Lopes, que em jeito de chapéu, conseguiu com um remate de belo recorte técnico, introduzir o esférico no fundo da baliza contrária pela segunda vez.

Com dois golos de vantagem para o Penalva, o figurino da partida não se alterou, e passados cerca de mais dez minutos, é o tempo que demorou a surgir o terceiro. Desta vez Luís Cardoso a finalizar depois de comandar uma jogada de progressão iniciada por ele mesmo. O jovem valecambrense Zé Bastos perdeu a bola em zona proibida e o dianteiro penalvense foi mais lesto e com categoria rematou com sucesso. Era o regresso aos golos do jogador mais avançado dos locais. Logo depois estava reservado o momento de estreia de mais um jogador da "cantera" dos penalvenses. Luís Pedro Cabral, de apenas 17 anos, a estrear-se nos seniores do clube que efectua, presentemente, a sua formação.

Sem colocar muito a prova a defensiva do Penalva, o Valecambrense chegou ao golo de honra. Califa falha a intercepção e Garrincha aparece solto à frente de Ferrary e com um remate seco, introduziu o esférico na baliza do mesmo.

Entravamos para o último quarto de hora de jogo. Os penalvenses não mais deram veleidades ao adversário e nos últimos minutos marcaram o quarto e o quinto. Primeiro Djibril e depois de novo Mika Lopes, que bisou nesta partida, a sentenciarem o encontro, que favoreceu o Penalva do Castelo.

Pouco ou nada mais a acrescentar à partida, e o Penalva saía com a sua missão cumprida, que era essencialmente e concretamente conquistar os três pontos. A juntar ao triunfo, uma exibição moralizante para galvanizar a equipa na segunda volta da fase final, que começa na próxima jornada, frente ao Canas de Senhorim.

A equipa de arbitragem também cumpriu o seu papel com nota positiva, já que também os jogadores contribuíram para um jogo fácil de dirigir.

Penalva está assim no caminho certo para atingir os seus objectivos tendo agora que dar seguimento, para atingir a manutenção o mais rápido e tranquilamente possível.

Outras Fotografias:






[Crónica|Ficha de Jogo e Fotos: CinZa]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=_IvgYGjICG8&feature=player_embedded

[Vídeo in SporTViseu]


Resultados e Classificação:

5ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):


Penalva do Castelo 5 x Valecambrense 1

Oliveira do Hospital 2 x Canas de Senhorim 1
Oliveira de Frades 4 x Sanjoanense 2

Classificação após a 5ª Jornada - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):