Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 1 de abril de 2012

3ª C - 2011/12 (2ª Fase - Fase Manutenção/Descida): S.C.Penalva do Castelo 2 x G.D.Oliveira de Frades 1


Não é mentira de 01 Abril...e o Penalva vence o Oliveira de Frades por duas bolas a uma, voltando à liderança da série de manutenção/descida!! Desafio bem disputado e emotivo proporcionado pelos intervenientes, ganho pelos penalvenses!! Importantíssimo triunfo que volta a colocar o Penalva na rota da manutenção!! Golos apenas nos últimos dez minutos!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube Penalva do Castelo
12 Vítor Vareiro
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy
14 Chico Pereira
17 Faria
19 Djibril Sarr
20 Califa
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Sérgio Fonseca por 3 Manekas (45`), Djibril Sarr por 18 Reuss (70`) e Papy por 7 Mika Lopes (77`).

Suplentes não utilizados:
2 Gonçalo Ferreira
13 Tiago Gonçalves
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá

X

Grupo Desportivo de Oliveira de Frades
1 André Martins
2 Bruno Parente
3 João Paulo
4 João Pedro
5 Fábio Cunha
6 Pedro´s
7 Gilberto Silva
8 Zé Carlos
9 Adérito
10 Toninho
11 Semedo ©

Substituições: Zé Carlos por 16 Mauro Pinto (89`) e Pedro´s por 18 Diogo Nunes (90+1`).

Suplentes não utilizados:
12 Gito
13 Batista
14 Nuno Silva
15 Meireles
17 João Pereira

Treinador: Carlos Agostinho

01 Abril 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Rui Sousa (A.F. Bragança)
Auxiliares: Bruno Cavaleiro & Diogo Mesquita
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Chico Pereira (84`), João Pedro (85`) e Reuss (88`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Bruno Parente (54`), Papy (57´), Luís Cardoso (58`), Gilberto Silva (61´), Zé Carlos (71´) e Toninho (90`).







Desafio que por coincidência se realizou no dia tradicionalmente apelidado de Mentiras. Ao darmos ênfase a esta tradição, diríamos hoje que o Penalva tinha sofrido uma derrota, mas na realidade foi o contrário o que se sucedeu neste encontro entre equipas do mesmo distrito nesta segunda ronda da fase final desta competição.
Em campo, as equipas entraram lado a lado na classificação, depois de o Oliveira de Frades no último fim de semana ter igualado os penalvenses em pontos.
O estado de espírito certamente que poderia ser diferente, já que os penalvenses atravessavam um período de três derrotas consecutivas enquanto o Oliveira de Frades vinha de uma série de cinco jogos sem perder.
Se na primeira fase, o Oliveira de Frades, orientado pelo técnico Carlos Agostinho, tinha levado a melhor no encontro, desta vez foi a formação do Penalva do Castelo, orientada pelo técnico Tótá, que pode sorrir nesta "novo capitulo" de confronto.

Encontro este, presenciado por público em razoável numero e numa tarde de chuva intermitente, que começou por conferir uns primeiros minutos muito movimentados.
O ascendente da partida pendeu ligeiramente para o lado os oliveirenses e à passagem do minuto 15, Adérito, a unidade de referência do ataque forasteiro, cabeceou com muito perito à baliza de Vareiro.

Apesar da muita entrega, dinâmica e empenho dos jogadores, as oportunidades de golo neste primeiro tempo não foram em grande numero. Alternando por vezes num jogo encaixado, as equipas equilibravam-se mutuamente no bem tratado campo de relva natural do Parque Desportivo de Santa Ana.

Pouco passava da meia hora, e o Penalva ficou a pedir grande penalidade depois de uma jogada de insistência na grande área do Oliveira. Não foi muito visível e também deu para ver pela repetição de imagens a que se teve acesso, que o jogador oliveirense joga dentro das leis de jogo.
Seguimos em frente e o jogo continuou interessante de se seguir, já que a qualidade individual dos jogadores de ambas as equipas vinha ao de cima e as jogadas eram bem delineadas, mas as defensivas contudo levavam a melhor ou como se diz, se superiorizavam aos atacantes.

Hoje o Penalva já pode contar com o seu capitão e jogador mais experiente, se bem que só por meio tempo, acrescentando que faltavam outras unidades importantes, como Ferrary, Gamarra, Tiago Henriques e Cristóvão. Para equilibrar a balança, do lado do Oliveira, existia também baixas, uma delas com George e outra com Trindade.

Até ao intervalo, registo para duas excelentes situações de golo eminente, primeiro para o Oliveira, por Adérito e depois por Papy, para o Penalva. Ambas por cabeceio por cima e que deu a entender contudo que seria assinalado posição irregular a ambos os jogadores nas duas situações.

Era hora do descanso e as equipas regressavam aos balneários com um nulo no marcador. Apesar da falta de golos na partida, valeu sobretudo pela disputa de jogo.

Na etapa complementar, o Penalva entrava em campo já sem o seu capitão e com uma estreia reservada de um elemento júnior. Tratava-se de Manekas, que iria ocupar o lugar do capitão penalvense. Era uma prova de altíssimo risco a este nível estrear um jogador de idade júnior, mas o respectivo jovem jogador penalvense esteve à altura e quando foi chamado à intervenção cumpriu a sua missão. E de apostas em jovens jogadores que o futebol vive e sobrevive, sendo sempre de enaltecer estas arrojadas posições tomadas.
O encontro reatado ainda com o ritmo igual ao primeiro tempo, proporcionou uma nova vaga interessante de disputa pelo esférico e pela vitória.

O sinal mais do inicio da segunda parte iria ser dado por Zé Carlos, que teve aos 55 minutos, teve uma chance clara para marcar o primeiro nesta partida, depois de estar em boa posição dentro da área dos penalvenses.
A resposta do Penalva surgiu pouco depois em vários ressaltos dentro do último reduto defensivo dos oliveirenses, a criarem perigo para a baliza de André Martins.

De bola parada, a turma da região de Lafões também era muito perigosa e num remate de Toninho num livre directo, obrigou Vareiro a aplicar-se para defender uma remate com colocação.
Entravamos nos últimos vinte minutos da partida e o Penalva começava a tomar mais ascendente no encontro, sobretudo com a entrada de Reuss que veio de certa forma garantir outra acutilância no ataque dos locais.

Num espaço de dois minutos, situações de origem múltipla se passaram na grande área do Oliveira que por pouco não se visualizou a inauguração do marcador. Primeiro Luís Cardoso cabeceou com perigo, depois Califa rematou com perigo de pé esquerdo e seguidamente Papy de cabeça também esteve perto de alvejar com sucesso à baliza contrária.

Ao minuto 79 veio a resposta do Oliveira de Frades, e numa rápida transição defesa-ataque, situação que os oliveirenses estavam a privilegiar, resultou também numa soberana ocasião de golo para vermos o placar de golos a funcionar. Adérito ganhou espaço e com o guardião Vareiro pela frente remata por cima, quando também tinha como outra opção uma linha de passe ao lado.
Este seria um lance que provavelmente tenha despertado decididamente os penalvenses e pouco depois era chegada uma da "horas" mais aguardadas pelo Penalva.

Minuto 84, foi Chico Pereira que estava no sitio certo para finalizar à boca da baliza um belo passe de Reuss, que tinha entretanto também realizado um bom trabalho individual.
Mal teve tempo o Penalva de saborear o golo inaugural da partida e logo depois Toninho na cobrança de um livre para a grande área encontra a cabeça do central João Pedro que desvia ligeiramente a bola para o fundo das malhas do guardião Vareiro, mas o suficiente para marcar.

Reestabelecida a igualdade no marcador. Eram os minutos mais emotivos e intensos do encontro, aqueles que decorreram desde entre os 84 e 88, quando o Penalva constantemente povoava com perigo a baliza contrária. O jogador que estaria na origem do primeiro golo do Penalva, desta vez foi ele mesmo que decidiu o encontro e depois de uma passe magistral de um colega de equipa, ficou isolado e não perdoou frente a André.

Desta vez a eficácia esteve do lado dos penalvenses e mesmo ao cair do pano e com personalidade chega ao muito desejado triunfo que garante a equipa regressar aos triunfos e continuar no bom caminho pela manutenção. Os índices de confiança podem novamente aumentar e enfrentar os próximos encontros, que serão de capital importante, com mais garantias.
Nesta jornada que deixou os penalvenses isolados na liderança da respectiva série que disputa nesta segunda etapa da temporada, as distâncias entre as restantes equipas encurtaram e o Oliveira do Hospital, precisamente o próximo adversário dos penalvenses, ficou somente a um ponto dos oliveirenses e da Sanjoanense.
A próxima jornada realiza-se no fim de semana de Pascoa, estando contudo reservada para Sábado, dia 07 de Abril de 2012. Certamente promete emoção e com o Penalva a ter esperança em uma vez mais, conseguir lutar dignamente e humildemente pelos seus objectivos.
A terceira equipa interveniente no encontro, que esta jornada esteve em nomeação secreta, viajou de muito longe mas realizou um bom trabalho, mesmo com um lance ou outro de dúvida, como acaba por ser normal num jogo de futebol. Personalidade e caracter não faltará a esta equipa de arbitragem que se deslocou do distrito de Bragança até Penalva.

Outras Fotografias:







[CinZa]

Vídeo com resumo da partida:
Link
http://www.youtube.com/watch?v=9LoOx5_BHg8&feature=player_embedded

[Vídeo in SporTViseu]

Resultados e Classificação:

2ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):


Oliveira do Hospital 2 x Sanjoanense 1
Penalva do Castelo 2 x Oliveira de Frades 1

Valecambrense 2 x Canas de Senhorim 2

Classificação após a 2ª Jornada - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):