Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 15 de abril de 2012

3ª C - 2011/12 (2ª Fase - Fase Manutenção/Descida): A. D. Sanjoanense 1 x S. C. Penalva do Castelo 1


Penalva do Castelo empata a uma bola em São João da Madeira!! Jogo bem disputado, em que o Penalva teve mais perto de vencer!! Repartição de pontos que deixa as equipas separadas pela mesma distância!!


Ficha de Jogo:

Associação Desportiva de Sanjoanense
1 Janita
2 Diogo Tavares
3 Jonas
4 Kikas
5 Marquitos
6 João Edgar
7 Tó Frangolho ©
8 Tiago Raul
9 Mário
10 Pardal
11 Rogerinho

Substituições: Pardal por 18 Zé António (45`), Tiago Raul por 16 António Pereira (75`) e João Edgar por 17 Carlos Costa (85`).

Suplentes não utilizados:
12 Diogo Alves
13 João Couto
14 Ricardinho
15 Guedes

Treinador: Manuel Carmo "Néné"

X

Sport Clube Penalva do Castelo

1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro ©
9 Luís Cardoso
11 Tiago Henriques
14 Chico Pereira
17 Faria
18 Reuss
20 Califa

Substituições: Mika Lopes por 19 Djibril Sarr (73`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
2 Gonçalo Ferreira
3 Manekas
13 Luís Pedro Cabral
16 Cristóvão

Treinador: António Carlos "Tótá"


15 Abril 2012
Jogo no Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira.
Assistência: cerca de 250 pessoas
Árbitro: João Matos (A. F. Porto)
Auxiliares: José Lúzia & Pedro Lopes
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Reuss (15`) e Rogerinho (65`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Tiago Raul (26`), Luís Cardoso (28´), Mário (52`), Diogo Sousa (67`), Bruno Loureiro (74`), Zé António (80`), João Edgar (83`), Nelson Cardoso (87`) e António Pereira (90´).


Na segunda deslocação à cidade de São João da Madeira na mesma temporada, a equipa do Penalva do Castelo vinha com a expectativa de angariar e voltar a somar pontos, que são necessários para garantir a manutenção.
Era assim um jogo de extremo interesse para as duas equipas, já que dois pontos as separavam e as ambições, são também as mesmas, neste caso fugir aos lugares de despromoção.

Um empate a uma bola foi o resultado registado e que ficará para a história. Era o segundo capitulo de confrontos na mesma temporada. Na fase regular, os penalvenses tinham vencido por duas bolas a uma.

Quanto ao desenrolar da partida, o Penalva entrou muito bem no encontro e no primeiro quarto hora foi a equipa em foco e que mais sobressaiu. Numa jogada típica de contra-ataque, o guardião Ferrary lança Mika Lopes por uma das alas tem uma arrancada e de seguida serve com precisão Reuss, que bem enquadrado, trata bem o esférico e materializa em golo o ascendente inicial dos penalvenses.

Era assim, a turma orientada pelo técnico António Carlos, a primeira a adiantar-se no marcador e a colocar-se numa posição privilegiada no encontro. Esta vantagem era justa, tanto mais que a seguir Luís Cardoso ficou perto de ter uma situação para marcar o segundo. Nesse mesmo lance, pareceu efectivamente haver motivos para uma grande penalidade, mas o arbitro assim não entendeu.

A turma orientada pelo agora novo técnico Néné respondeu perto da meia hora de jogo, no qual o capitão Tó Frangolho proporcionou a Ferrary uma das defesas da tarde, evitando assim que o remate do centro campista dos locais conferisse o golo da igualdade.

Até ao intervalo, existiu equilíbrio, mas foi o Penalva que teve mais controlo sobre a bola e nas movimentações principais da partida, saindo assim justamente em vantagem para o descanso.

Na etapa complementar, algumas rectificações na equipa, conferiram à Sanjoanense mais dinâmica. A posse de bola pendia mais para os locais, mas era insuficiente para criar oportunidades de golo junto do último reduto do Penalva, que neste encontro, refira-se tinha quatro baixas importantes.
A ansiedade em demasia era a inimiga dos sãojoaninos enquanto a turma que viajou da beira-alta jogava mais tranquila, com uma vantagem mínima.

O poste da baliza do guardião Ferrary, ao minuto 54, evitou que Rogerinho marcasse o golo do empate, depois de jogada perigosa bem desenhada pelos visitados.
No mesmo minuto, o arbitro perdoou o segundo amarelo a Mário, quanto fez falta para merecer tal acção disciplinar.

Foi uma constante durante neste encontro, uma exibição irregular da equipa de arbitragem, principalmente no capitulo disciplinar.

A Sanjoanense em desvantagem pressionava mais no piso de relvado natural do Estádio Conde Dias Garcia e ao minuto 65, o golo da igualdade aparece por intermédio de Rogerinho. Alivio incompleto da defensiva penalvense e o esférico fica na posse de Zé António que remata para defesa incompleta de Ferrary, no qual o atacante da Sanjoanense aproveitou bem para desferir o golo da igualdade.
Estava reposta a igualdade na cidade famosa pelo calçado, entre outros valores económicos e culturais.

A Sanjoanense estava mais balanceada para o ataque e na resposta poucos minutos depois, o Penalva tem uma soberana oportunidade para desempatar novamente o encontro. Percorrendo uma parte significativa do terreno do adversário isolado, Bruno Loureiro, na hora do remate não teve o melhor discernimento, gorando-se assim uma excelente situação para o marcador funcionar novamente.

Assistia-se a uma partida bem disputada pelos principais intervenientes e o Penalva estava mais perigoso depois de sofrer o golo da igualdade.
Foi então que se assistiu novamente a ver o ferro de uma das balizas, evitar mais um golo praticamente consumado. Minuto 77, foi Chico Pereira que rematou ao poste da baliza contrária.
O esférico "teimou" assim em não entrar em mais nenhuma das balizas até ao final.

A Sanjoanense voltou a pressionar mais nos últimos minutos do encontro, mas aí sobressaiu a boa organização e espírito de equipa da formação penalvense, que conseguiu superar as movimentações dos jogadores contrários.

Pouco depois, passados quatro minutos de compensação assistiu-se ao último apito do arbitro, que não fez uma exibição muito feliz.

O empate foi o resultado final e as equipas somaram um ponto e mantiveram-se assim separadas por dois pontos.

No futebol não existe justiça, mas referi-se que o resultado acaba por se aceitar, mas foi o Penalva que esteve mais perto de vencer o encontro, o que também não seria escândalo nenhum.

O empate contudo, não retira aspirações a ambas as equipas e na próxima jornada vem mais um encontro de extrema importância. Os penalvenses recebem a equipa da Valecambrense.


Fotografias:










[Fotos Arquivo CinZa]

[Crónica CinZa]

Resultados e Classificação:

4ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):


Sanjoanense 1 x Penalva do Castelo 1
Valecambrense 0 x Oliveira do Hospital 1
Canas de Senhorim 0 x Oliveira de Frades 1

Classificação após a 4ª Jornada - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):