Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Futebol do concelho Penalva do Castelo: Resultados de Outras Equipas (22 Abril 2012)

CARVALHAIS 3 X RORIZ 4

SEZURENSE 2 X MOIMENTA DA BEIRA 2


Roriz termina temporada no mó de cima, depois de triunfo convincente no terreno do Carvalhais!!


Carvalhais Futebol Clube
1 ©

Substituições: por (`), por (´) e por (`).

Suplentes não utilizados:
1

Treinador: Isaías
x

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
1 Luís Correia
2 André Silva
3 Zito ©
4 Marco Gomes
5 Rui Pinto
6 Cláudio Pina
7 Alex Sousa
8 Vicente
9 Ricardo Alexandre
10 Egipto
11 Noita

Suplentes utilizados:
13 Cabral
14 Pedro Santos
15 Sebastião

Suplentes não utilizados:
16 Marcelo Coelho

Treinador: Sérgio Macário
22 Abril 2012
Jogo no Campo Marques Veloso, em Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul.
Assistência: Cerca de 100 pessoas
Árbitro: David Cardoso (A.F. Viseu - Mangualde)
Auxiliares:-
Ao intervalo: -
Marcadores: Ricardo Alexandre 1; Egipto 2; Auto-Golo 1

Acção disciplinar: -


Término da temporada para o Carvalhais Futebol Clube e o Grupo Desportivo e Cultural de Roriz no campo Marques Veloso, diga-se em antemão, um campo pelado muito bem tratado de fazer inveja certamente a muitos campos adversários. Num encontro inédito na história dos dois clubes, quis o destino que a turma do concelho de Penalva do Castelo desse por terminada a sua participação com um triunfo no seu ano de estreia na 1ª Divisão Distrital da Associação Futebol de Viseu.
No sempre e tradicional, dificel terreno da equipa do concelho de São Pedro do Sul, as equipas evoluíam no sentido de acabarem a temporada um resultado digno, se possível certamente com registo positivo.

O Roriz, que no seu último encontro tinha vencido, queria confirmar os bons créditos que deixou durante a longa temporada, mesmo que a sua posição classificativa se cifra-se ou queda-se na penúltima posição classificativa.
Talvez se arrisque dizer, que praticamente estava a começar o campeonato para a formação orientada pelo técnico Sérgio Macário, depois de começar a conciliar as suas boas exibições com os resultados que tardaram em aparecer.

Praticamente na máxima força para estas últimas rondas, o Roriz foi sempre um adversário que vendeu cara a derrota em algumas partidas que não se inferiorizou ao adversário, mesmo em confronto com equipas de um orçamento a "quilómetros" de distância.
A vontade e o querer sempre esteve lá, mas a confiança não era a mais desejada, já que os resultados teimavam em ser positivos.
Nunca é tarde para acreditar no potencial desta equipa e foi isso mesmo que certamente o técnico rorizense teve como lema até à última partida.
Frente à turma orientada pelo técnico Isaías, a equipa do Roriz conseguiu estar sempre na frente do marcador e acabou por triunfar pela diferença mínima e de certa forma dar outra imagem ou rectificar a que ofereceu quando jogou na condição de visitado frente à turma do Carvalhais.
Egipto, que foi o jogador mais acutilante e uma peça fundamental na manobra ofensiva da equipa, terminou a temporada com 19 golos na sua conta pessoal, em que dois deles contribuíram directamente para a quinta vitória da temporada. Sem o colectivo nada é possível em futebol e a restante equipa como os demais acompanhantes, desde técnicos como directivos, deram uma exemplo máximo de dignidade e humildade.

Nada se alterou com este resultado, no que respeita a classificação, enquanto o Carvalhais ficou no oitavo posto, o Roriz manteve o 12º. Dignidade no seu expoente máximo, mesmo sem grandes resultados, o bom comportamento ex tende-se dentro e fora de campo, onde os rorizenses revelaram uma excelente posição.

[Crónica de Jogo: Sérgio & CinZa]




Lista de Marcadores Roriz:


* Egipto 19 golos
* Vicente 4 golos
* Alex Sousa 3 golos
* Ricardo Alexandre 2 golos
* Sebastião 2 golos
* André Andrade 1 golo
* Noita 1 golo
* Cláudio Pina 1 golo
* Cabral 1 golo
* Auto-Golo 1 golo






Equipa Sezurense termina a temporada com empate caseiro frente ao Moimenta da Beira a duas bolas e com polémica à mistura!! Turma de Sezures quando estava em vantagem no marcador sofreu o empate numa falta tremenda de fairplay de um jogador do Moimenta!!

Associação Recreativa e Cultural de Sezurense
1 Pio
2 João Lopes
6 Luís Tostas
10 Litos ©
19 Rui Lucas
20 Paulito Lourenço
23 Ivo Patrício
28 Stefan Costa
55 Steven Cunha
60 Gui Amaral
90 Nicolas


Substituições: Luís Tostas por 61 Filipe Pereira (65`) e Gui Amaral por 7 Rúben Sarmento (70`).

Suplentes não utilizados:
34 Henrique Costa
9 Ricardo Correia

Treinador: José Freitas

x

Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira
1 Bic
2 Jorge Antunes
3 Liovardo Oliveira
4 Williams
5 Rafa Oliveira
6 Élio Nascimento ©
7 Serôdio
8 Pedro Feio
9 Bella
10 Luís China
11 Pingato

Substituições: Pingato por 17 Salvador (87`).

Suplentes não utilizados:
12 Quim
13 Sérgio Santos
14 Adelino Correia
15 Ibrahima Tall
16 José Santos

Treinador: Jorge Febras



22 Abril 2012
Jogo no Campo das Cruzes, na localidade e freguesia de Sezures, concelho de Penalva do Castelo.
Assistência: Cerca de 100 pessoas
Árbitro: António Ferreira (A.F. Viseu - Tondela)
Auxiliares: -
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Luís China (20´), Litos (57`), Litos (80´) e Pingato (84´).
Acção disciplinar: -

Foi no campo das Cruzes, na freguesia de Sezures, concelho de Penalva do Castelo, que a temporada desportiva terminou para a equipa local, que defrontou nesta ronda derradeira da fase regular da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte, a formação do Clube Desportivo e Recreativo de Moimenta da Beira, também ela deu por encerrada a temporada.

Certamente ambas as formações queriam fechar a temporada com um resultado positivo, que conferisse uma desfecho digno de temporada, apesar de a turma orientada pelo técnico Jorge Febras ter ainda como objectivo chegar à terceira posição classificativa, e porventura disputar o playoff do quinto e sexto lugares da segundo escalão distrital, com o objectivo de eventualmente serem repescados para o escalão superior para a próxima temporada, o que de todo será um desfecho muito improvável, tendo em conta as circunstâncias actuais das classificações nas equipas que militam desde os campeonatos nacionais. Mas isso vão ser contas a fazer lá mais para o inicio da próxima temporada.

Quanto à partida, que oponha equipas bem distintas nas classificações e nos objectivos, terminou com um empate e repartição de pontos nesta última jornada. Pelo menos foi um resultado positivo com que ambas terminaram o seu campeonato, mas não seria o desafio ter terminado com muita polémica.

Num primeiro tempo em que o Moimenta tomou ligeiro ascendente na partida, materializado em golo quando estavam disputados sensivelmente 20 minutos, por intermédio de Luís China. O Sezurense tentou responder mas não encontrou o caminho certo para a baliza de Bic.
Ao intervalo, a vantagem pertencia, assim, à equipa da região do Távora.

Na etapa complementar, a turma orientada pelo técnico José Freitas entrou decidida a brindar os seus adeptos com um resultado positivo, passando a exercer mais pressão, o que lhe valeu o golo do empate, por intermédio do seu goleador máximo e capitão, Litos. Ao quarto de hora do segundo tempo, era o empate o resultado que se verificava. O Moimenta procurou depois voltar a comandar a partida, mas a ansiedade revelava-se algo inimiga da equipa visitante.

Mais adiante, quando entravamos para os últimos dez minutos do encontro, foi com todo o mérito que o Sezurense chegou ao segundo golo e conseguir a cambalhota no marcador, novamente por intermédio do seu dianteiro referência, que no total conseguiu amealhar, 15 golos na conta pessoal da temporada.

Para os mais cépticos, o resultado surpreendia, mas o Sezurense fez uma exibição muito acima do que vinha a fazer nas últimas jornadas e estava determinado em terminar a temporada com o resultado ideal.

Com o desenrolar dos acontecimentos à entrada para os últimos minutos, poderia-se já pensar que era esse o desfecho, mas ainda estava reservado o momento mais polémico do encontro e quiçá da temporada nos jogos do Sezurense. O golo que deu origem ao empate a duas bolas.

Um jogador do Moimenta da Beira necessitava de assistência, e como é normal nestas situações a equipa que tem a posse de bola, arremessa o esférico para fora das quatro linhas para o jogador receber assistência. Como seria de esperar seguidamente, a equipa contrária repetia o gesto e entregava o esférico ao adversário. Pois bem, meus amigos, não foi isso que se passou e o jogador Pingato resolveu e preferiu rematar para a baliza e marcar golo,  o que seria o empate e que efectivamente contou.
Tremenda falta de fair play desportivo do jogador Pingato e a polémica a instalar-se no encontro.

Utilizando um contexto de opinião da temática, por Pedro Pato, o “fair-play” é uma cultura de humanismo baseado em valores de amizade, respeito e solidariedade. No entanto esta cultura tem de ser recíproca, na medida em que vivemos no mundo em comunidade, e neste desporto específico que é um desporto de equipa, a reciprocidade daqueles valores é fundamental. O “fair-play” deve ser um código de ética desportiva que vai para além das regras do jogo, engloba as noções de amizade e de respeito uns pelos outros, ou seja tem de ser um modo de conduta desportiva.
Não nos podemos esquecer da competitividade, mas esta não deve ser ultrapassada pela vontade de ganhar a qualquer preço. É necessário cada vez mais reafirmarmos a importância do “fair-play”, num mundo em que a conduta desportiva não pode estar acima de interesses económicos, sabendo nós que, lamentavelmente, estes interesses estão sempre associados aos resultados desportivos.

Foi empate, o resultado final com um final infeliz que de todo não seria o mais desejado.

As equipas terminaram em termos classificativos, da mesma forma como tinham entrada para esta derradeira jornada. Sezurense ficou na 11ª posição, enquanto o Moimenta da Beira ficou na 4ª posição da tabela geral.


[Fotografias: Zé Manel]

[Crónica: Zé Manel & CinZa]




Lista de Marcadores Sezurense - Campeonato:


* Litos 15 golos
* Fernandito 7 golos
* Ivo Patrício 2 golos
* Paulito Lourenço 2 golos
* Gui Amaral 2 golos
* Rúben Sarmento 2 golos
* Auto-Golos 2 golos
* Márcio Pereira 1 golo
* Rui Lucas 1 golo
* Carlos Lopes 1 golo
* Steven Cunha 1 golo


Lista de Marcadores Sezurense - Taça Sócios de Mérito:


* Litos 2 golos
* Fernandito 1 golo
* Ivo Patrício 1 golo




Resultados e Classificação:


26ª e Última Jornada - 1ª Divisão Distrital Zona Norte (2011-12):


Carvalhais 3 x Roriz 4
Os Ceireiros 3 x Oliveira do Douro 0
Sezurense 2 x Moimenta da Beira 2
Os Vouzelenses 2 x Vilamaiorense 1
Boassas 0 x Nespereira 4
Ferreira de Aves 0 x Sernancelhe 0


Folgou: Resende


Classificação após a 26ª e Última Jornada - 1ª Divisão Distrital Zona Norte (2011-12):