Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 14 de abril de 2015

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo da 16ª, 19ª e 22ª Jornadas


As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e da Associação Recreativa e Cultural Sezurense terminaram o seu campeonato na parte intermédia da classificação geral!

Colectivo de Roriz: formação rorizense terminou o campeonato despedindo-se não da melhor forma ou a mais desejada ao perder nas duas últimas rondas disputadas.  Classificativamente o colectivo da freguesia de Pinto e orientado pelo técnico Sérgio Macário
ficou ou terminou classificado 8ª posição com 23 pontos.

Seguindo o alinhamento das crónicas:

16ª Jornada (22 Março 2015) - Os Vouzelenses 2 x GDC Roriz 1

Golo: Gonçalo Costa

A turma rorizense deslocou-se na décima sexta jornada (acerto de calendário) ao terreno do histórico Vouzelenses muito moralizado e confiante depois de vencer nas três rodadas anteriores e ultrapassarem o melhor momento da temporada e com o sentimento de se redimir da primeira volta quando perdeu pela diferença mínima e de forma muito ingrata na recepção a este colectivo de Vouzela que tem estado na luta pelos primeiros lugares da classificação. Acabou por ser novamente uma partida em que os rorizenses não foram inferiores ao adversário mas com se sabe no futebol contam os golos que se marcam ou que entram e nesse capitulo o Vouzela acabou por ser novamente superior. Ao que apuramos foi Gonçalo Costa que marcou o tento de honra do Roriz e insuficiente para pontuar em terreno alheio e assim dar seguimento às três vitórias consecutivas.

21ª Jornada (29 Março 2015) - GDC Roriz x Jornada de Folga

A turma rorizense nesta 21ª e penúltima jornada do campeonato cumpriu folga calendarizada. Como se deu a conhecer ao longo da temporada, a série ou a zona tinha numero ímpar de equipas tendo que necessariamente de folgar uma por jornada. calhando nesta penúltima rodada a vez ao colectivo do Roriz.

22ª e Última Jornada (12 Abril 2015) - ARC Sezurense 4 x GDC Roriz 0

Ver crónica mais adiante.




Colectivo de Sezures: A formação sezurense terminou o seu campeonato da melhor forma possível ou desejada ao somar 4 pontos (em seis possíveis) nas duas últimas jornadas disputadas terminando num lugar classificativo muito confortável e com uma performance desportiva bastante positiva. Classificativamente, o colectivo da freguesia de Sezures e orientado pelo técnico Luís Filipe Pinto ficou ou terminou classificado na 6ª posição com 31 pontos.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:

16ª Jornada (22 Março 2015) - UD Arguedeira 3 x ARC Sezurense 1

Golo: Miguel Pereira

A turma sezurense deslocou-se na décima sexta jornada (acerto de calendário) à cidade de Tarouca para defrontar o colectivo do Arguedeira que andava na luta pelos primeiros lugares e postos classificativos que lhe dessem acesso à discutir os lugares de subida de divisão. Depois de na primeira volta do campeonato ter conseguido vencer a equipa de Tarouca no seu campo, os sezurenses tentavam repetir a proeza mas desta vez acabou por ser um dia não para o Sezurense que em jogo jogado não foi inferior ao adversário mas encontrou condicionantes que não lhe permitiram obter outro resultado. Segundo rezam as crónicas o tralhado da equipa de arbitragem deixou também muito a desejar, sendo muito permissivo ao jogo mais duro do adversário como ainda expulsando um elemento sezurense sem qualquer razão aparente. Ao que apuramos o tento de honra dos sezurenses foi da autoria de Miguel Pereira e insuficiente para o Sezurense pontuar nesta ronda em atraso do campeonato.

21ª Jornada (29 Março 2015) - GD Parada 2 x ARC Sezurense 2

Golos: João Osório e Tiago Ganês.

A turma sezurense deslocou-se nesta vigésima primeira e penúltima jornada ao terreno do Parada de Ester no concelho de Castro Daire. Defrontando uma equipa com o mesmo tipo de terreno e que esta temporada têm demonstrado dificuldades e fragilidades que contrapõem com as temporadas anteriores, chegando inclusive a estar a disputar a 3ª Divisão Nacional à duas épocas atrás (em 2012-13). A partida acabou por ter equilíbrio em diversos momentos do encontro conseguindo a turma de Sezures um ponto nesta deslocação ao campo do penúltimo classificado da zona. Apesar da posição classificativa ocupada pelos visitados, já se adivinhava dificuldades para o Sezurense vencer e assim acabou por acontecer. Os tentos dos sezurenses foram a autoria de João Osório e Tiago Ganês.

22ª e Última Jornada (12 Abril 2015) - ARC Sezurense 4 x GDC Roriz 0

Golos: Tiago Gonçalves, Tiago Ganês, Hélder Pacheco e Miguel Pereira.

Ver crónica abaixo.




[Última Jornada do Campeonato:
Sezurense X Roriz]


Quis o sorteio no inicio da temporada que o campeonato terminasse com a realização de mais um derbi ou confronto entre as duas equipas concelhias constituintes de Penalva do Castelo na mesma divisão. Em desafio disputado no Campo das Cruzes, neste dia 12 de Abril de 2015, bem composto de público, ambas as equipas queriam certamente terminar a sua participação com um resultado positivo e com a vitória. Mas apenas uma poderia vencer ou na melhor das hipóteses terminarem com a divisão de pontos, resultado que se tinha verificado na primeira volta do campeonato, recorde-se em partida disputada no Campo da Cerca em Penalva do Castelo.

Apesar de ser sempre um aliciante extra o confronto entre duas equipas do mesmo concelho e que se conhecem bem, na verdade em termos classificativos já se encontrava tudo decidido apesar de separadas por apenas uma posição classificativa. Nenhuma das equipas poderia ambicionar subir qualquer lugar na tabela geral já que as diferenças pontuais assim ditavam. Mas com certeza que nenhuma das duas queria perder.

Ao intervalo era precisamente esse resultado que se verifica ou seja, a divisão de pontos e consequentemente nenhuma das equipas se encontrava em posição de derrota.
Na verdade tudo mudou na etapa complementar e o Sezures acabou por ser a única equipa a marcar e assim terminar com todos os pontos em jogo. Foi um resultado final dilatado e oposto aos que se têm verificado nos confrontos entre as duas equipas. Para isso deve também ter contribuído o Roriz ficar com menos 2 elementos em campo ao longo do segundo tempo. Os golos surgiram então com o decorrer dos segundos quarenta e cinco minutos. Marcaram a favor dos locais: Tiago Gonçalves, Tiago Ganês, Hélder Pacheco e Miguel Pereira. Resultado final favorável ao colectivo orientado pelo técnico Luís Filipe Pinto que assim viu reforçada a sua 6ª posição na tabela classificativa e terminou a sua prestação no campeonato da melhor forma possível e desejada. Ao contrário do Roriz que não conseguiu um resultado desejado nem para aquele que certamente lutou. Futebol é assim mesmo e não foi por isso que o colectivo orientado pelo técnico Sérgio Macário terminou de uma forma menos digna no campeonato, apesar de a última ronda ser bastante penalizadora já que o Oliveira do Douro conseguiu igualar o Roriz na classificação e consequentemente ficar em vantagem em igualdade pontual por ter vencido no confronto directo com os rorizenses. O campeonato terminou. As duas equipas acabaram com uma performance desportiva positiva (diferença entre golos marcados e sofridos) o que é positivo e de assinalar como tiveram momentos no campeonato muito interessantes, a exemplo triunfos sobre equipas que lutaram pelos lugares de subida e outros objectivos como possibilidades orçamentais.

Parabéns às duas equipas pela forma digna que representam o concelho de Penalva do Castelo e o futebol em concreto!


Resultados|Classificação:

Resultados 21ª e 22ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 22ª e Última Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Em breve será postado a última noticia sobre as equipas, onde se fará um apanhado e balanço geral da mesma temporada desportiva.