Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Duas jornadas disputadas na Temporada 2014|15

As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e a Associação Recreativa e Cultural Sezurense já disputaram duas jornadas no campeonato, estando assim aberta a participação oficial das formações concelhias para além do Sport Clube Penalva do Castelo.

Como já se tinha dado a conhecer, elas militam novamente na 1ª Divisão Distrital - Zona Norte e no mesmo campeonato que já leva duas jornadas concretizadas.

Começando pelo colectivo de Roriz, são já duas jornadas disputadas e com desfecho distinto.

Alinhamento das crónicas:

1ª Jornada - GDCP Oliveira do Douro 2 x GDC Roriz 0

Na primeira jornada ou ronda inaugural, os rorizenses deslocaram-se ao recinto do GDCP de Oliveira do Douro, no concelho de Cinfães, tendo como é habitual, sentido muitas dificuldades, não concretamente mais pelo valor individual do colectivo cinfanense mas mais propriamente pelo tipo de recinto e a forma como os locais encaram as partidas diante o seu público. Como era a primeira partida, ambas as formações queriam certamente começar de forma positiva e a vencer mas o mesmo desfecho acabou por sorrir apenas para os locais que terminaram com 2-0 no marcador a seu favor.

2ª Jornada - GDC Roriz 5 x Nespereira FC 2

Golos: Alex Sousa (4) e Diogo Sousa (1)

Seguiu-se a jornada dois, onde o Roriz efectuou a sua primeira partida na condição de visitado ao receber a outra equipa do concelho de Cinfães que milita na mesma divisão - o Nespereira. Naturalmente era ambição dos rorizenses lutarem pelos três pontos e de certa forma darem outra imagem diferente da primeira ronda mesmo sabendo do poderio do adversário, esta temporada novamente regressado ao segundo escalão ou divisão distrital. Apesar de sair vitorioso, a partida não começou bem para o Roriz, com os visitantes a colocarem-se em vantagem primeiro durante o primeiro tempo e a aumentarem a mesma para 0-2 no primeiro minuto da etapa complementar. Adivinhando-se uma nova derrota dos rorizenses, é certo que a mesma formação teve uma reacção e atitude digna de louvar conseguindo uma reviravolta épica ou mesmo memorável conseguindo chegar ao final do apito final com o resultado a seu favor por 5-2. Em muito contribuiu a atitude colectiva e a inspiração individual de Alex Sousa, que coroou a sua exibição com quatro golos ou se quiser-mos afirmar no termo "poker". O primeiro golo dos comandados pelo técnico Sérgio Macário até foi marcado por Diogo Sousa, mas os restantes quatro foi da autoria do elemento mais avançado dos rorizenses. Mais que uma moralizante vitória, o mesmo triunfo valeu os primeiros três pontos e quem sabe, outra disposição para encarar esta temporada o campeonato.


Por parte do colectivo de Sezures, também ele começou a sua participação com o sabor da vitória e a conquista dos três pontos, precisamente diante da formação que tinha vencido o Roriz na ronda inaugural.

1ª Jornada - ARC Sezurense x Jornada de Folga

A turma orientada pelo técnico Luís Filipe Pinto folgou na primeira ronda.

2ª Jornada - ARC Sezurense 2 x GDCP Oliveira do Douro 1

Golos: Gonçalo Ferreira (1) e Zé Ricardo (1).

Na primeira jornada concretizada em campo - um triunfo frente ao Oliveira do Douro por 2-1 que esteve longe de ser fácil, somente uma grande atitude valeu terminar com a vitória já que os visitantes estiveram em vantagem durante parte significativa do encontro. Os golos do triunfo apenas surgiram nos últimos vinte minutos, da autoria de Gonçalo Ferreira e Zé Ricardo.


Em suma, ao fim de realizadas as duas primeiras jornadas, as equipas seniores concelhias tem o mesmo némero de pontos embora com o número de encontros realizados diferentes. Num campeonato ou numa série que se prevê muito equilibrada dada a ausência de equipas de peso ou de referência histórica a militar na série ou também se quiser-mos referir as equipas despromovidas não estão tão fortes como em temporadas anteriores. Perfila-se que, pelos reforços obtidos e pelo histórico recente, que a equipa do Alvite e dos Ceireiros (Beselga) serão à partida os candidatos mais a ter em conta para os primeiros lugares não descurando de certo outras equipas como os referidos despromovidos. Mais adiante no campeonato vai-se perceber melhor ou confirmar estas previsões. Estamos de certo convencidos que as equipas concelhias podem esta temporada ter mais hipóteses de se impor ou melhorar as suas classificações de temporadas recentes.

Entretanto vai-se realizar no próximo fim de semana, concretamente no dia 19 de Outubro de 2014, a 2ª Eliminatória da Taça de Viseu, em que as duas formações vão marcar presença e quem sabe tentar ultrapassar mais uma etapa na competição secundária da Associação de Futebol de Viseu e assim fazer história. O Sezurense tem a missão mais complicada, dado que enfrenta uma equipa da divisão maior, mesmo que no seu terreno - o Viseu e Benfica. Enquanto o Roriz tem mais hipóteses, pois enfrenta fora de portas a turma do Silgueiros, recém regressado à competição oficial depois de um interregno de uma ano sem competir e que milita assim na mesma divisão dos rorizenses.

A analise à prestação das restantes equipas seniores concelhias vai prosseguir de forma quinzenal ou mensal consoante a disponibilidade e colaboração dos intervenientes que acompanham mais de perto as duas formações.
 
Próximas Jornadas da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte 2014|15:


3ª Jornada (26-Out-2014):

Vilamaiorense x Roriz
Nespereira x Sezurense

4ª Jornada (02-Nov-2014):

Roriz x Os Ceireiros
Sezurense x Vilamaiorense

5ª Jornada (09-Nov-2014):

Arguedeira x Roriz
Os Ceireiros x Sezurense

Resultados|Classificação:

1ª e 2ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 2ªJornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: