Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

sábado, 25 de outubro de 2014

Incentivo à Natalidade no concelho de Penalva do Castelo


Iniciativas Locais: Incentivo à natalidade e candidatura a bolsa de estudo.

Se foi pai/mãe recentemente ou tem filhos a estudar no ensino médio ou superior, estas informações são, seguramente, do seu interesse.

Foi publicado em Diário da República o Regulamento do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade, aprovado, pela Assembleia Municipal, no passado dia 19 de Setembro.

As candidaturas terão que ser efetuadas no prazo de 60 dias após o nascimento da criança. No caso de crianças nascidas entre 1 de Julho de 2014 e hoje, o prazo conta-se a partir de 22 de outubro.
Saiba mais em: https://dre.pt/application/file/58509246.

De igual modo, também informamos que está a decorrer o prazo para a apresentação de candidaturas a bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal a alunos do Ensino Médio/Superior. As candidaturas devem ser entregues até ao próximo dia 31 de outubro.

Consulte todo o regulamento em: http://www.cm-penalvadocastelo.pt/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=7:accao-social.

Fonte: Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo


A Câmara de Penalva do Castelo decidiu atribuir um subsídio de 500 euros a cada bebé que nasça a partir de 1 de julho de 2014, filho de pais residentes no concelho, há pelo menos um ano, de forma a incentivar a natalidade no concelho.

Esta é uma das várias medidas que a Autarquia aposta para tentar inverter a desertificação de um concelho que tem cada vez menos habitantes e onde nascem cerca de 80 crianças por ano.

O concelho perdeu cerca de 15 por cento da sua população nos últimos 10 anos, de acordo com os Censos de 2011. Segundo os mesmos, Penalva do Castelo tinha cerca de oito mil habitantes, mas devido à falta de oportunidades de trabalho e à emigração, atualmente são menos.

Com este subsídio atribuído em duas prestações de 250 euros, uma inicial e outra após a criança permanecer no concelho um ano de vida, pretende-se incentivar a taxa de natalidade de modo a atingir o número de 100 nascimentos por ano.

A par desta medida, é necessário atrair mais investimento e emprego, de forma a dinamizar a economia. A zona empresarial, que está praticamente concluída, servirá para alavancar a instalação de empresas e a oferta de emprego, possibilitando a permanência dos nossos jovens no concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Penalva do Castelo