Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

XVIII Feira da Maça Bravo de Esmolfe (Sábado - 12 Outubro 2013)


No próximo dia 12 de outubro, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Esmolfe promovem a XVIII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE, que irá decorrer, no Centro de Exposições de Produtos DOC (Largo de Stº Ildefonso), em Esmolfe, entre as 8.00 e as 17.00 horas.

A Maçã Bravo de Esmolfe é uma maçã de características únicas, extremamente aromática e sumarenta, doce e simultaneamente ácida. Tem uma forma oblongo-cónica, polpa branca e a sua epiderme esbranquiçada apresenta por vezes manchas rosadas uma variedade de aroma intenso e polpa macia. Conjugando estas características com os fatores climatéricos e da peculiaridade das encostas e vales que constituem o "coração do Dão", produz-se aqui um dos "ex-libris" da fruticultura portuguesa, a Maçã Bravo de Esmolfe, única e inconfundível.
Esta variedade regional, conhecida desde o séc. XVIII, é originária da localidade de Esmolfe, freguesia de Penalva do Castelo, e terá sido obtida a partir de uma árvore proveniente de semente. Como os seus frutos são muito apreciados, obtiveram-se enxertos que disseminaram esta variedade por várias zonas de produção frutícola.
 Um estudo do IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica) sobre a Bravo de Esmolfe, sugere que a maçã é um fruto promissor a nível da saúde cardiovascular devido à composição em fibra e polifenóis os quais permitem diminuir os níveis de colesterol no sangue. Os resultados obtidos indicaram que apenas a Bravo de Esmolfe foi capaz de reduzir significativamente todos os biomarcadores estudados, como os valores de triglicéridos, o colesterol total e LDL e as LDL oxidadas.
 Foi a partir de setembro de 2004, que a Maça Bravo de Esmolfe passou a ser considerada um produto DOP (Denominação de Origem Protegida).O uso de Denominação de Origem Protegida obriga a que a maçã seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto.No entanto, só podem beneficiar desta designação as maçãs de categoria extra, I e II que se distingam, pelo sabor característico resultante das condições edafo - climáticas da respetiva região de produção.
Esta classificação é o reconhecimento da especificidade deste produto e da imposição, por obrigação legal, de apenas poder ser comercializado com esta designação se ostentar a respetiva certificação. Este processo garante condições rigorosas de qualidade, na produção, embalagem e comercialização.
 Na XVIII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE, fruto de uma parceria entre a FELBA e a Câmara Municipal, está a ser efetuado um trabalho de sensibilização junto dos produtores, de forma a ser colocada à venda maçã Bravo de Esmolfe certificada e devidamente embalada para melhor ostentar a marca.
 Pretende-se, assim, dar um salto qualitativo na Feira, contribuindo para a valorização daquele que é um dos produtos identitários de Penalva do Castelo.
Para além da exposição e venda de Maçã Bravo de Esmolfe, dos vinhos "Dão de Penalva do Castelo", Queijo Serra da Estrela e de peças de artesanato local, a animação do recinto será assegurada por grupos de música tradicional do concelho, nomeadamente a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, o Grupo de Concertinas do Dão, a Tuna São Martinho de Pindo, o Grupo de Cantares "Pena Alba", o Grupo de Cantares de Pindo, a Tuna Realense e o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo.
 Com a XVIII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE, pretende-se promover a Maçã Bravo de Esmolfe e dar um impulso na divulgação das potencialidades endógenas do concelho de Penalva do Castelo. A Maçã Bravo de Esmolfe, os Vinhos "Dão de Penalva do Castelo" e o Queijo Serra da Estrela, que constituem a "trilogia de excelência produtiva" do concelho, em virtude das suas especificidades e qualidades, são produtos de alto valor acrescentado, que desempenham um papel importante no desenvolvimento sustentável do concelho.

Em Penalva do Castelo, NO BERÇO DA BRAVO DE ESMOLFE, vamos prestigiar a rainha das maçãs, a maçã Bravo de Esmolfe.