Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 21ª Jornada): SC Penalva do Castelo 2 x CF União de Lamas 0

Penalva do Castelo vence União de Lamas e está cada vez mais próximo de conseguir um lugar nos seis primeiros classificados! Um jogo bem disputado por duas equipas que quiseram ganhar nesta penúltima ronda da fase regular!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Tiago Boges por 9 Zé Henrique (61´), Flávio Cardoso por 10 Miguel Pereira (82`) e Gui por 13 Ascenso (84`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
12 Joãozito
17 Alex Sousa
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rógerio Sousa

X

Clube de Futebol União de Lamas
1 David Santos
4 André Mendes
5 Fernando Costa
6 Ruisinho
11 Castro
14 Júlio
17 Xavi
18 David Rocha
19 Léo Quirino
25 Américo Pereira ©
26 Adelino

Substituições: Xavi por 7 Káká (55`), Américo Pereira por 8 Tiago Vieira (59`) e Castro por 31 Leandro (78`). 

Suplentes não utilizados:
24 Hélio Buffon
10 Rafael Ferreira
20 Fábio Queirós
21 Rica

Treinador: Carlos Manuel

03 Março 2013
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Nelson Cunha (A.F. Viana do Castelo)
Auxiliares: Luís Afonso & Tiago Pereira
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 2-0
Marcadores: Sérgio Fonseca (28`) e Flávio Cardoso (79`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Sérgio Fonseca (17`) e Gui (26`).










O parque desportivo de Santa Ana foi palco de mais um encontro de relevante como crucial importância para a classificação nesta primeira fase, na qual o Penalva do Castelo procura um lugar nos seis primeiros ao fim desta primeira fase que termina no próximo fim de semana, 10 de Março de 2013, evitando desde modo a descida imediata aos campeonatos distritais, visto que, recorde-se, a 3ª Divisão Nacional termina e é extinta no fim desta temporada.
Equipas separadas por 2 pontos e com o mesmo objectivo em mente, disputaram assim um desafio agradável em que se salienta que ambas demonstraram bom futebol para merecer tal lugar entre a primeira metade da tabela classificativa.
A jogar em casa, ao colectivo orientado pelo técnico Rogério Sousa, cabiam-lhe maiores responsabilidades e iniciativa para lutar pelos três pontos, sendo que contudo foi o União de Lamas, que entrou mais desinibido ofensivamente. Comandados, principalmente por Léo Quirino, que mesmo com 33 anos, é ainda uma unidade desequilibradora, que faz parte agora da equipa dos lamacenses, um atleta já conhecido pelos penalvenses, sobretudo pelos golos que já marcou contra pela camisola do São João de Vêr à uns anos recentes.
No entando desde cedo, o Penalva do Castelo equilibrou as intenções de jogo, passando também a jogar com frequência perto da grande área adversária, que esteve guardada por unidades já bem veteranas, como é o caso do capitão Américo, que conta com 41 anos, sendo provavelmente o jogador mais velho a actuar nos campeonatos nacionais, tal como o Adelino, também ele, perto da casa dos 40.
Foi por curiosidade, um atleta na faixa dos 40 anos que marcou o primeiro golo do encontro, o capitão penalvense, Sérgio Fonseca, que mais uma vez esteve exemplar no eixo da defesa do Penalva.
Minuto 38. Canto cobrado do lado esquerdo para o sentido em que os penalvenses atacaram no primeiro tempo e Sérgio a aparecer nas alturas a ganhar de cabeça, rematando para o fundos das redes de David Santos. Estava inaugurado o marcador nesta importante e quase decisiva partida para as aspirações do conjunto do distrito de Viseu, tal como para o colectivo que viajou do concelho de Santa Maria da Feira, que na primeira volta tinha perdido em casa por 1-2 com o Penalva do Castelo.
Com a vantagem a pertencer aos locais à meia hora de jogo, os forasteiros tentaram responder ao golo sofrido mas o Penalva conseguiu até ao intervalo conter as movimentações do adversário numa altura que contudo o jogo perdeu ritmo.
Intervalo. Penalva do Castelo 1 x União de Lamas 0

A etapa complementar começa novamente com toada de parada e resposta de parte a parte, valorizando sobretudo o espectáculo. Os penalvenses tentavam chegar ao segundo golo enquanto a turma orientada pelo técnico Carlos Manuel procurava o golo do empate.
O jogo estava aberto e bem disputado e em alguns momentos assistiram-se a algumas oportunidades de golo. Anota-se ao minuto 57, em que Flávio Cardoso esteve muito perto de dilatar o marcador a favor dos visitados e ao minuto 69, Zé Carlos, que ameaçou com muito perigo o último reduto lamacense.
Bruno Ferrary, foi também uma unidade em destaque na partida, porque em duas situações praticamente seguidos cronologicamente, evitou com distinção o golo contrário. Primeiro ao minuto 74 e depois ao minuto 76. Foram momentos de mais sufoco do União de Lamas que praticamente logo depois iria sofrer o segundo golo. Minuto 79. Transição rápida de defesa-ataque, Flávio Cardoso a ganhar em velocidade e já no frente a frente com David Santos, remata fora do alcance do mesmo, para o fundo das redes fazendo desta forma o 2x0.

Foi de certa forma a jogada que decidiu o encontro e sentenciou o vencedor. Apesar de os lamacenses não baixarem os braços é certo que encontraram um defesa penalvense acertada e coesa que não permitiu mais veleidades ao conjunto de terra da cortiça. Aos poucos, conforme o cronometro evoluía para o final do tempo regulamentar, foi notório que o União de Lamas ia deixando de acreditar num resultado positivo e o Penalva do Castelo mais tranquilo, acabava por levar a água ao seu moinho, vencendo de forma justa o adversário que valorizou contudo o triunfo dos penalvenses.

Com este resultado verificado na penúltima jornada, as equipas trocam de lugar, sendo que assim o Penalva do Castelo passa para 5º enquanto o União de Lamas desce para 6º.
Ainda não existem decisões finais, porque ainda três equipas discutem os dois últimos lugares de acesso à fase de subida ou designado grupo dos seis primeiros.
Os penalvenses para não dependerem de terceiros, precisam de pelo menos somar um ponto na última ronda frente ao Oliveira do Bairro ou então na pior das hipóteses esperar que o União de Lamas não vença na derradeira jornada frente ao Grijó. A aspirações presentes dos penalvenses estão perto de se concretizar mas é preciso ter sempre prudência e humildade ao mesmo tempo que confiança para a restante ronda da fase regular.
Por fim, referenciar o trabalho da equipa de arbitragem, que viajou de muito longe, do distrito de Viana do Castelo, que na globalidade realizou um trabalho muito positivo.

O capitulo final e de todas as decisões desta primeira fase do campeonato vai ter então lugar no próximo fim de semana, sendo que a próxima e última partida da fase regular, a vigésima segunda, está agendada para o dia 10 de Março de 2013, com os penalvenses a efectuarem uma nova deslocação ao distrito de Aveiro, desta feita a Oliveira do Bairro, para defrontar o Sport Clube local. Mais uma luta pelos três pontos. Uma nova ambição...com a melhor resultado sempre em mente! Penalva somos todos...juntos somos mais fortes!

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]











[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:

Reportagem radiofónica da Rádio Lafões sobre a partida:

Resultados e Classificação:

21ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Estarreja 1 x Oliveira do Bairro 0
Salgueiros 2 x Oliveira de Frades 0
Parada 1 x Avanca 1
Aguiar da Beira 2 x Sampedrense 2
Grijó 1 x Alba 0
Penalva do Castelo 2 x União de Lamas 0

Classificação após a 21ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):


Lista de Marcadores Equipa Seniores SCPC 2012/13 (após 21ª Jornada):
+ Dédé 6 
+ Zé Carlos 5
+ Gamarra 4
+ Egipto 3
+ Sérgio Fonseca 3
+ Zé Henrique 2
+ Diogo Cunha 1
+ Alex Sousa 1
+ Gui 1
+ Flávio Cardoso 1
+ Rui Santos 1
+ Auto-Golos 2