Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 12 de março de 2013

Federação Portuguesa de Futebol esclarece novos quadros competitivos para os campeonatos nacionais seniores



A reformulação dos campeonatos da 2ª e 3ª divisão nacional (onde participa o Sport Clube Penalva do Castelo no escalão de seniores) - na próxima época existirá apenas um Campeonato Nacional de Seniores (designação de CNS), entre a 2ª Liga e os distritais - motivou um esclarecimento por parte da Federação Portuguesa de Futebol, quando à fórmula de apuramento dos 80 clubes que irão formar (em 8 séries) o CNS 2013/14. Este novo campeonato integrará os três despromovidos da 2ª Liga profissional, os 39 clubes das três zonas da 2ª Divisão classificados entre o 2º lugar e o 14º, 19 emblemas apurados da actual 3ª Divisão (os dois primeiros da 2ª fase de cada série e ainda os 5 melhores 3.ºs classificados dos grupos do continente), 18 clubes das associações distritais do continente e um clube da AF Madeira, competição que veio substituir a extinta Série Madeira.

A reformulação dos campeonato nacionais obriga ainda a outra ginástica regulamentar para a definição dos participantes na Taça de Portugal 2013/14. Assim, dos emblemas que disputam agora a 3ª Divisão só competirão na Taça os 5 primeiros de cada grupo da 2ª fase de subida e os dois primeiros de cada grupo da fase de permanência, isto é os 7.º e 8.º classificados da 3ª Divisão.

Isto é o esclarecimento de forma sucinta, mas que pode ser consultado na integra através dos comunicados oficiais publicados pela Federação Portuguesa de Futebol no seu site.