

14 de Fevereiro de 2010
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Assistência de 150 pessoas aproximadamente
Em desafio que contava para a 18ª jornada, a equipa penalvense recebeu o Futebol Clube de Cesarense, equipa que viajou do concelho de Oliveira de Azémeis, para um encontro, diga-se de vital importância nas aspirações penalvenses, não só pelo facto de o adversário desta jornada estar muito próximo, em termos classificativos, dos penalvenses, mas também pelos facto que a 1ª fase ou fase regular do campeonato está a entrar na recta final, e naturalmente os pontos são de vital importância para os objectivos do clube, que será chegar os seis primeiros da classificação. A equipa penalvense, procura também neste desafio, rectificar a imagem dada no campo do Mergulhão, onde, recorde-se, saiu derrotada na 1ª volta do campeonato - fase regular.
Na última jornada, a equipa penalvense empatou no campo do Fiães, enquanto a equipa de César foi derrotada no seu reduto frente ao Coimbrões. Como curiosidade, a equipa penalvense marca golos à 17 jogos consecutivos e a equipa do Cesarense marca golos à 15 jogos consecutivos.
Com todos os ingredientes na "mesa", as equipas prepararam o seu importante desafio, em tarde de muito desconforto térmico, tal é o frio que se fez sentir, motivo importante, que acabou por ser presenciado por pouco público.
Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Gamarra, Sérgio Pote, Saraiva, Luís Vouzela (Belo - 75 minutos), Tó-Jó ©, Vítor Hugo, Paulo Listra, Bruno Loureiro (Simões - 65 minutos), André Barra (Rogério Sousa - 75 minutos) e Hélder Rodrigues.
Treinador: Carlos Agostinho

Futebol Clube Cesarense alinhou com:
Filipe, Américo, Hugo, Fogaça © (Letz - 76 minutos), André, Carlitos, Airton (Fábio - 58 minutos), Hélder, Samu (Mauro - 58 minutos), Careca e Filipe Barbosa.
Treinador: Zé Pedro

Equipa de Arbitragem:
Árbitro de Jogo: Luís Moreira (A. F. Porto)
Auxiliares: Manuel Marques e André Fernandes
Golos: Tó-Jó (90 minutos) 1-0.
Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Luís Vouzela (26 minutos), Fogaça (29 minutos), André Barra (68 minutos), Hélder Rodrigues (86 minutos) e Hélder (90+1 minutos).
Cartões Vermelhos - Nada a assinalar.
Em importante desafio, para ambas as equipas, a equipa penalvense obtém triunfo ao cair do pano, mas inteiramente justo, já que a equipa de Penalva, foi aquela que mais procurou os três pontos, que não escandalizava se tivesse goleado, tal foram as oportunidades claras de golo falhadas, sobretudo na 1ª parte, o melhor período do conjunto penalvense. Cedo a equipa penalvense mostrou a sua intenção, com uma entrada no desafio cheia de intensidade, logo aos 7 e aos 12 minutos, esteve muito perto de abrir o activo, em que Filipe, guardião do Cesarense se opôs bem a remates de Bruno Loureiro e Tó-Jó respectivamente. A equipa de Cesar, só aos 17 minutos sacudiu um pouco a pressão penalvense, com um "tímido" remate por cima do travessão de Nuno Morais. Os penalvenses continuaram mais acutilantes e foi desta vez Paulo Listra que falha mais uma, atirando forte no travessão da baliza do Cesarense. Aos 32, 34 e 38 minutos, mais três situações em que o Penalva esteve muito perto do golo, ambas protagonizadas por Hélder Rodrigues.
Intervalo na partida, com nulo no marcador, a penalizar muito o conjunto penalvense, pelas situações claras de golo criadas e a sua intensidade de jogo, a equipa do Cesarense, demonstrou imensas dificuldades em chegar junto da baliza de Nuno Morais, mas tendo-se relevado dificel de bater.
Segunda metade, mesmas intenções, os penalvenses a pressionarem mais forte junto da equipa do Cesarense, que com uma postura muito recuada, não conseguia chegar com perigo à baliza de Nuno Morais. Aos 51 minutos, o Penalva perde, talvez a mais clara oportunidade de golo, com Hélder Rodrigues completamente isolado e posição favorável, atira ao lado da baliza de Filipe. Seguidamente, passados 3 minutos, o Penalva introduz mesmo a bola na baliza do Cesarense, mas a jogada é anulada pelo auxiliar, que vislumbrou alguma irregularidade, não sendo de todo perceptível o motivo, ficando a dúvida. O "festival" de golos falhados continuou, e aos 64 minutos, é desta feita, André Barra, que falha um golo escandaloso, quando só tinha que encostar, preferindo erradamente rematar em força, saindo a bola por cima do travessão. Aos 71 novamente André Barra, com cruzamento\remate, acerta no travessão, depois de defesa de Filipe. Com algumas alterações efectuadas nas equipas, a equipa de Cesar começa a subir mais no terreno e é ela que tenta assustar o Penalva, a exemplo, talvez o melhor remate do Cesarense em toda a partida, Mauro remata ligeiramente ao lado da baliza de Nuno Morais. Já quase em fase de desespero e curiosamente no pior período de jogo dos penalvenses, Tó-Jó responde de cabeça a cruzamento e trabalho individual de Hélder Rodrigues, para o fundo da baliza, repondo a justiça no marcador, que acabou até por pecar por escasso. O desafio terminava pouco depois, com algumas picardias entre jogadores, que nada se justificassem.
Triunfo certo, para a melhor equipa em campo, e aquela, que talvez se preocupou mais em ganhar os três pontos. Arbitragem em bom plano e de alguma qualidade, apesar de terem ficado algumas dúvidas em alguns lances.
Resultados da 18ª Jornada 3ª C 2009-10 Fase Regular:
Coimbrões 6 x Sanjoanense 1
Penalva do Castelo 1 x Cesarense 0
São João de Vêr 1 x Fiães 2
Sp. da Mêda 1 x Avanca 0
Milheiroense 3 x Candal 5
Oliveira do Douro 0 x Cinfães 4
Classificação após a 18ª Jornada 3ª C 2009-10 Fase Regular:

