Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

2ª C: S L Nelas 0 - S C Penalva do Castelo 0


03 de Maio de 2009
Estádio Municipal de Nelas (Nelas)

Cerca de 250 pessoas de Assistência



Dérbi Regional com Divisão de Pontos!! Empate que prejudica mais as contas dos penalvenses!! Equipa nelense dignificou a camisola, enquanto que a manutenção dos penalvenses fica muito inacessível!!

Nesta 9ª jornada da 2ª fase (Fase da Manutenção/Descida), a contar para a época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se, mais uma vez nesta época, para disputar um dérbi regional muito aguardado, na vila de Nelas, a equipa local, Sport Lisboa e Nelas, perante a equipa do Sport Clube Penalva do Castelo.
Sem dúvida que nesta partida, a equipa penalvense jogava mais para os pontos, que a equipa de Nelas, que procura nesta sua última partida da temporada, dignificar a camisola e o clube.
A equipa penalvense tinha que forçamente pontuar neste jogo, para não perder as derradeiras esperanças na manutenção, levando para a derradeira partida a última chance em busca da tão desejada manutenção, nesta 2ª divisão nacional.

Sport Lisboa e Nelas alinhou com:
Nuno Ricardo (c), João Salgado, Valney, Ewerton, Hugo Seco, Ladeira, Luís Vouzela, Hernâni (João Mendes - 46 minutos), Soleimane (Wilson - 75 minutos), Alan (Tiago Borges - 54 minutos) e Luisinho.
Treinador: António Borges

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rúben Trigo, Rogério, Saraiva, Vitor Hugo, Gamarra, Tomé (Bruno Loureiro - 81 minutos), Paulo Listra, Julinho (Sérgio Pote - 87 minutos), Tó-Jó (c) e Rodrigo (Belo - 75 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho (neste jogo castigado)

Árbitro de Jogo: Pedro Estela (A. F. Porto)

Golos: -

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Gamarra (17 minutos), Vitor Hugo (80 minutos) e João Borges (89 e 90+1 minutos).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos, a João Borges (90+1 minutos)




Demonstrando que não estava na partida para facilitar a vida ao adversário, a equipa do Nelas, foi a primeira a criar uma oportunidade para se colocar em vantagem, passados 3 minutos do inicio da partida, na sequência de um canto, numa "confusão" dentro da área, com a bola a não ser aliviada, foi Nuno Morais que se apoderou da bola, quando já estava um jogador do Nelas em boa posição para rematar na direcção da baliza.
A equipa penalvense teve então que optar uma postura mais agressiva, com o objectivo de se impor na partida, já que era a equipa que tinha que correr atrás do prejuízo, jogando um futebol mais prático, o que veio a dar os seus frutos, também na sequência de um canto, um jogador penalvense atira à barra da baliza de Nuno Ricardo, passava o minuto 25 da partida.
O equilíbrio na partida foi se mantendo, embora a equipa penalvense fosse mais ofensiva, contudo a bem estruturada defensiva do Nelas, ia resolvendo os problemas, passando esta, preferencialmente, o jogar, em contra-ataque, para não ser surpreendida.
Assim chegava o intervalo, a verificar-se uma igualdade, que se podia justificar bem, contudo se fosse a equipa penalvense que tivesse em vantagem, não ficaria mal.
No reatamento, registou-se uma alteração na equipa de António Borges, que veio imprimir na equipa do Nelas, um futebol mais acutilante, também bem oposta pela defensiva penalvense, que demonstrava muito coesão.
A equipa do Nelas criava perigo, maioritariamente de bola parada, o que foi exemplo, na sequência de um livre cruzado para a grande área penalvense, Soleimane remata de cabeça ao poste da baliza de Nuno Morais.
A partir daqui, a partir do primeiro quarto de hora da segunda parte, a equipa penalvense pegou definitivamente no jogo, e começou a criar mais perigo junto da baliza de Nuno Ricardo, sabendo que a equipa do Praiense estava em vantagem no seu jogo, carregando mais no "acelerador".
Primeiro Rúben Trigo a rematar, para excelente intervenção de Nuno Ricardo, depois seguidamente, Paulo Listra, isolado da direita, a rematar fraco, quando estava em excelente posição.
A equipa de Carlos Agostinho continuava com uma atitude muito ofensiva, mas a equipa do Nelas, também ia espreitando o contra-ataque, e na resposta ao jogo mais ofensivo do Penalva, Luisinho ganhar boa posição na defesa penalvense, mas permitiu também ela, uma excelente intervenção, de Nuno Morais.
Perto dos 70 minutos, foi novamente a equipa penalvense mais perto do golo, quando Rodrigo, em bom trabalho, efectua um bom passe para Julinho, este no interior da grande área, só que perde muito tempo e permite a intervenção do guarda-redes do Nelas.
Um golo acabaria por surgir, aos 74 minutos, Paulo Listra remata para o fundo da baliza, mas é prontamente assinalado um fora-de-jogo.
No último quarto de hora, alguns jogadores já estavam a acusar desgaste físico, obrigando os treinadores das duas equipas a efectuarem substituições.
Aos 80 minutos, na sequência, novamente de uma bola parada, num livre mal assinalado pelo arbitro da partida, cometido por Vitor Hugo, a equipa do Nelas iria novamente efectuar um remate a barra de Nuno Morais, cobrado este, por Ewerton.
Seguidamente, a equipa penalvense foi em busca das últimas tentativas de chegar ao tão almejado golo, mas continua a encontrar um jogador muito inspirado na baliza do Nelas, que se mostrava intransponível, contando-se como o melhor elemento na partida neste período do jogo, defendendo todos os remates que eram direccionados para a sua baliza, mesmo um perigoso, remate, resultante de um livre indirecto dentro da grande área do Nelas.
A equipa penalvense, já quase em fase de desespero, não tinha acutilância na hora de rematar à baliza de Nuno Ricardo, premiando desta forma, a forma dedicada, que a equipa do Nelas defendia o nulo na partida até ao final da partida, depois de 5 minutos de desconto dados pelo arbitro de jogo.
Final do encontro, um empate a verificar-se, mais uma vez, muito consentido pela parte do Penalva do Castelo, que pelo volume ofensivo criado nesta partida, merecia a vitória, pecando, uma vez mais, que é o reflexo desta temporada, a finalização, já que é uma equipa bem estruturada, criando muitas ocasiões boas para marcar, falhando no momento final.
Naturalmente assim, quem não marca, arisca-se a sofrer ou não conseguir ganhar partidas, como foi o que aconteceu hoje, mais uma vez, para prejuízo na classificação, já que agora, faltando uma derradeira jornada, as contas estão muito complicadas, havendo ainda uma última chance, primeiro ganhando a última partida ao adversário directo, a equipa do Praiense, por mais que um golo de diferença e esperar os coeficientes das outras equipas classificadas em 3º lugar das respectivas séries de manutenção/descida.
Resumindo, missão, com grau extremamente elevado, mas não impossível.
Quando a equipa do Nelas, criou perigo, maioritamente de bola parada, mostrou-se muito digna na partida, mesmo sabendo que este jogo, já nada iria alterar o seu rumo da temporada.
Quanto a analise do trabalho da equipa de arbitragem, que viajou do concelho de arbitragem do Porto, chefiada por Pedro Estela, tirando um erro ou outro, esteve em bom plano.

A última partida, desta temporada, realiza-se no dia 10 de Maio de 2009, em que a equipa penalvense recebe a equipa insular do Praiense, em que vai precisar de muita inspiração e trabalho e o incondicional apoio, desde já do Futebol do Distrito de Viseu, um bom jogo se deseja para a equipa que defende o distrito de Viseu.

Resultados da 9ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):


SL Nelas 0 - SC Penalva do Castelo 0
SC Praiense 4 - SC Oliveira do Bairro 3

Folgou: Eléctrico FC

Classificação após a 9ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):