Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 30 de março de 2009

2ª C: Penalva do Castelo 3 - Nelas 0


29 de Março de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Cerca de 400 pessoas de Assistência


Num derby regional importante para as duas equipas, o Penalva impôs-se melhor!! Vitória penalvense dá alento e esperança rumo à manutenção, enquanto que o Nelas fica em posição delicada na classificação!!

Nesta 4ª jornada da 2ª fase (Fase da Manutenção/Descida), referente à época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, para disputar novamente, o sempre aguardado e emotivo derby distrital da 2ª Divisão, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, perante o Sport Lisboa e Nelas, como visitante.

Perante uma boa moldura humana, esperava-se um jogo muito disputado, dada a importância do encontro para ambas as equipas, e pelo motivo extra, de se tratar de um derby regional, nesta 2ª Divisão Nacional.
Só a vitória interessava para ambas as equipas, já que o empate no jogo, naturalmente iria prejudicar as duas equipas, dada a posição na tabela das referentes equipas. Quem levasse de vencido, este jogo, teria e terá futuramente, naturalmente, mais esperanças em conseguir a manutenção na 2ª divisão nacional.

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rubén Trigo (Luís Portela - 87 minutos), Rogério, Saraiva, Carvalhinho, Gamarra, Tomé, Paulo Listra, Julinho (Bruno Loureiro - 82 minutos), Rodrigo (Belo - 71 minutos) e Tó-Jó (c).
Treinador: Carlos Agostinho

Sport Lisboa e Nelas alinhou com:
Nuno Ricardo, João Salgado, Roque, Valnei, Wilson, João Mendes, Alan (Tiago Borges - 46 minutos), Ladeira, Hernâni, Hêrnani (Hugo Seco - 77 minutos), Soleiman e Luizinho (c).
Treinador: António Borges

Num jogo disputado, desde do início, a formação orientada por Carlos Agostinho, cedo mostrou superioridade, entrando melhor no jogo, mais incisivo nas suas acções ofensivas que a formação orientada por António Borges, jogando mais perto da baliza contrária do que o inverso, tendo em conta a importância e a responsabilidade da partida para a equipa penalvense.
A equipa do Nelas, com bastantes limitações no seu onze, dado os impedimentos de alguns jogadores por castigo, entrou na partida com uma postura de expectativa, apostando em surpreender no contra-ataque.
O jogo do penalva assentava sobretudo em explorar as velocidade dos seus flancos, com destaque para Rodrigo e Julinho, os homens mais rápidos da equipa penalvense, criando muito cedo "mossa" na defensiva nelense, que mostrou bastantes debilidades.
Aos 10 minutos, sem surpresa, surge o primeiro golo da partida para os penalvenses. Carvalhinho apontou um livre na direita, para o interior da grande área defensiva da equipa do Nelas, onde aparece, Tó-Jó a saltar mais alto, cabeceando colocado para o fundo da baliza, à guarda de Nuno Ricardo (1-0).
A equipa nelense, sentia muitas dificuldades para criar perigo junto da baliza de Nuno Morais.
O jogo ia correndo bem para os penalvenses, controlando as operações, contudo sem criar verdadeiras situações de golo junto da baliza do Nelas, até aos 30 minutos.
Entre o minuto 31 e 32, a equipa do Penalva, desperdiçou duas boas ocasiões para aumentar o seu marcador, só que Tomé, numa primeira ocasião, quando estava em boa posição no interior da grande área nelense, atirou ao lado da baliza de Nuno Ricardo e depois numa segunda ocasião, Julinho consegue "roubar" uma bola a defensiva do Nelas, fica isolado, mas Nuno Ricardo, estava muito atento, saindo da baliza, fazendo desta forma, bem, a mancha.


Aos 35 minutos, a "turma" do Nelas, iria ficar reduzida a 10 elementos, já que Wilson, fez falta, quando Julinho ia-se a esgueirar para a baliza, mesmo em cima do risco da grande área, na qual, o defesa do Nelas é admoestado com o 2º amarelo na partida e a consequente ordem de expulsão do jogo. Do livre nada resulta de muito relevante, já que Carvalhinho atira muito por cima da baliza.
Aos 37 minutos, mais um bom lance de golo, falhado pela "turma" de penalva, já que Paulo Listra, no interior da grande área, depois de um cruzamento da esquerda, de Rodrigo, atira por cima, mesmo à boca da baliza, pressionado por um defesa nelense.
Logo de seguida, Cobra, guarda-redes suplente do Nelas, recebe ordem de expulsão do banco de suplentes, supostamente e provavelmente por se ter excedido nos protestos.
Até ao intervalo, nada mais, de muito relevante, há a assinalar. Assim as equipas regressam ao balneário, com vantagem da equipa da casa, por uma bola a zero, que se aceitava bem, dada a produção das duas equipas, durante os primeiros 45 minutos.
Depois do intervalo, a equipa penalvense, voltou a entrar bem na partida, logo na primeira jogada de ataque, Julinho ganha espaço da direita, sobre a defesa do Nelas, mas descai demasiado para a linha, perdendo ângulo de remate, atirando desta forma ao lado da baliza de Nuno Ricardo, quando tinha possibilidades de fazer melhor.
Por sua vez a equipa do Nelas, continua a sentir muitas dificuldades em criar situações de apuro para a defensiva penalvense, com as suas transições defesa-ataque, a serem inconsequentes.
Sem surpresa, então, os donos da casa elevaram a sua contagem no marcador, para 2-0, à passagem do minuto 61, novamente Tó-Jó, dentro da grande área defensiva do Nelas, a arranjar espaço, perante os centrais do Nelas, rematando com sucesso, fora do alcance de Nuno Ricardo, depois de um passe de Julinho.


Com o jogo controlado, a equipa penalvense ia jogando de forma tranquila, criando sucessivas dificuldades à defensiva do Nelas, em especial, do lado direito, a título de criar algumas oportunidades de aumentar a contagem no marcador, a exemplo do minuto 69, quando Paulo Listra solto na grande área, depois de uma boa desmarcação, finaliza para fora, um cruzamento bem medido, de Rubén da direita, depois de um bom trabalho de Julinho.
Depois de algumas alterações em ambos os conjuntos, a equipa penalvense iria aumentar a sua vantagem no marcador, quando Bruno Loureiro, na sua primeira intervenção, recebe um passe de Belo, que "roubou" a bola a Tiago Borges, para aparecer solto, frente a Nuno Ricardo, efectuando com classe, o remate final para o fundo da baliza, passava o minuto 84 da partida 3-0).
Com o Nelas "timidamente a responder", fica o registo de uma das poucas ameaças à baliza de Nuno Morais, quando Soleiman, o melhor elemento do Nelas neste encontro, atira por cima da baliza, com pouco perigo.
Aos 90+2 fica registado mais uma boa situação para os penalvenses aumentarem o marcador, a exemplo de algumas oportunidades falhadas, Tó-Jó, solto no interior da grande área defensiva do Nelas, atira por cima, depois de cruzamento da direita de Paulo Listra.
Assim com este último golo penalvense, estava encontrado o vencedor da partida, um justo vencedor e um justo e digno vencido.
Num jogo em que os jogadores não complicaram muito, a equipa de arbitragem, que viajou do Concelho de Arbitragem de Lisboa, fez um trabalho positivo, mais no campo técnico do que no campo disciplinar, apesar dos constantes protestos de António Borges, treinador do Nelas.

Vitória importantíssima dos penalvenses, que efectuou uma partida segura, que assim pode transmitir confiança e esperança em continuar a alcançar resultados positivos, nas partidas que se avizinham, proximamente na sua deslocação a equipa açoriana do Praiense, enquanto que a equipa do Nelas, naturalmente encontra-se numa posição mais delicada da tabela, cumpre a sua jornada de folga, na 5ª jornada desta 2ª fase do campeonato, agendada para 05 de Abril de 2009.

Árbitro de Jogo: José Gomes (A. F. Lisboa)

Golos: Tó-Jó (10 minutos 1-0 e 61 minutos 2-0) e Bruno Loureiro (84 minutos 3-0).

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Wilson (9 e 34 minutos).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos, a Wilson (34 minutos) e directo para Cobra (que estava no banco de suplentes do Nelas).


Outro Resultado da 4ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):

Oliveira do Bairro 0 - SC Praiense 1

Folgou: Eléctrico FC.

Classificação após a 4ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):