Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 9 de março de 2009

2ª C: SC Penalva do Castelo 0 - Eléctrico FC 0

08 de Março de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Cerca de 300 pessoas de Assistência

Uma segunda parte de bom nível, não foi suficiente para o Penalva do Castelo somar os tão "desejados" 3 pontos!! Falta de eficácia explica o nulo verificado!! Um resultado que serve mais os interesses dos visitantes!!

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rúben Trigo, Rogério, Élio (Tomé - 46 minutos), Carvalhinho, Saraiva, Gamarra, Bruno Loureiro, Paulo Listra, Rodrigo (Belo - 83 minutos) e Julinho ( - - 53 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Eléctrico Futebol Clube alinhou com:
Pedro Silva, Valter, Edgar, Da Silva, Carlos Santos, Ibraime, Cristiano, Rodrigo (Telmo - 70 minutos), Ramos (João Neves - 76 minutos), Pedro Alves (Ronaldo - 33 minutos) e David Masside.
Treinador: Francisco Barão

Jogo relativo à 1ª jornada da 2ª fase (Fase da Manutenção/Descida) da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), no dia Internacional da Mulher, encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, para um terceiro confronto nesta época, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, e o Eléctrico Futebol Clube, equipa que viajou de Ponte de Sôr (Alto Alentejo).

Uma partida, que assim dava inicio à participação destas duas equipas nesta 2ª fase do campeonato, em que desta vez, a classificação fica definitiva, como término desta época desportiva. Digamos que esta partida, como todas as restantes até ao fim desta fase, vão ser como "finais" para todas as equipas, que assim tentam fugir dos lugares que decidem a descida de divisão. Esta partida era mais importante para os penalvenses que para os visitantes, já que a equipa do penalva encontrava-se atrás dos visitantes, na classificação geral desta fase, em que foram transpostos metade dos pontos da 1ª fase do campeonato.
Primeiros minutos da partida foram naturalmente jogados com algum receio de ambas as partes, já que nesta 2ª fase ninguém quererá falhar, daí que se assitiu a uma toada de equilíbrio, contudo com os penalvenses a terem mais ascendente no jogo, em relação ao Eléctrico, que jogava na expectativa e no erro da adversário.
Depois de 25 minutos de jogo, com repartição de jogo, a equipa do penalva iria criar a 1ª grande situação, para se adiantar no marcador, passava o minuto 27, quando Paulo Listra, só com Pedro Silva (Gr do Eléctrico) pela frente, cabeceia mal, quando se encontrava em boa posição, depois de um cruzamento, perdendo-se assim a primeira boa situação para os penalvenses.
Entretanto, o Eléctrico foi forçado a fazer uma alteração, já que Pedro Alves saiu, dado não se encontrar nas melhores condições físicas para continuar, entrando para o seu lugar, uma unidade atacante, dando assim, mais acutilância ao ataque dos visitantes, criando desta forma, a sua melhor ocasião de golo durante todo o jogo, quando Ramos aproveita uma desatenção da defensiva penalvense, para ficar isolado, um pouco descaído da esquerda, só com Nuno Morais pela frente, remata contra o Gr penalvense, fazendo este, uma boa intervenção, e assim, o Eléctrico também falhou uma boa ocasião para inaugurar o marcador.

Intervalo no jogo, com o resultado em branco, perfeitamente justificado, embora fosse a equipa penalvenses aquela com mais intenção e mais ascendente.
No reatamento da partida, o jogo ficou mais emocionante, logo nos primeiros 5 minutos da segunda parte, a equipa penalvense, depois de 1 alteração na equipa, surge ainda com mais intenção, criando mais duas boas situações para marcar, a 1ª aos 47 minutos, Rodrigo, em velocidade ganha posição do lado esquerdo do ataque penalvense, centrando a bola para o interior da pequena área, onde não surge nenhuma bota penalvense a desviar, passando a bola mesmo junto à linha de baliza, defendida por Pedro Silva. Na 2ª, aos 50 minutos, foi Julinho, com uma incursão também pelo lado esquerdo do ataque penalvense, em velocidade, ganha posição perante Pedro Silva, perdendo tempo demasiado, permitindo a defesa deste aquando do remate de Julinho, mesmo em cima do Gr do Eléctrico.
Na resposta, logo a seguir, é o Eléctrico que cria perigo, com Valter a rematar cruzado, passando a bola junto a uma dos postes da baliza defendida por Nuno Morais.

O Penalva entrava assim mais determinado nesta segunda parte, contudo continuou a pecar na finalização, principalmente nos primeiros 15 minutos da segunda parte do encontro. O Eléctrico estava com mais dificuldades em chegar a baliza do penalva, reforçando assim o seu meio campo, com uma atitude mais defensiva, para assim dificultar mais as intenções dos penalvenses, ficando mesmo reduzida a 10 unidades, quando David Masside vê a 2ª cartolina amarela, passava o minuto 74 da partida. Contudo, até ao apito final, mesmo, que os penalvenses demonstrassem mais entusiasmo para ainda chegar ao golo, a partida foi correndo a favor dos visitantes, que tentaram assim defender o empate e o nulo na partida. Foram dados mais 3 minutos de compensação, sem que mais lances dignos de ocasiões de golo, se registassem.
Final do encontro, com uma igualdade no marcador, resultado que penaliza mais os penalvenses, que tiveram as melhores situações de golo durante todo o encontro, e que serve mais os interesses do Eléctrico, que assim conserva o 2ª lugar desta série, não permitindo que o penalva os "apanhasse" na classificação.
O resultado final que mais se ajustava à partida, era a vitória penalvense, contudo só podendo queixar-se de si própria, já que criou boas oportunidades para marcar.
Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem, dirigida por Quitério de Almeida, que viajou da Associação de Futebol de Lisboa, uma trabalho bastante aceitável, em plano regular, demonstrando ser uma equipa de arbitragem com futuro ou uma das boas promessas.

Na próxima jornada, a realizar em 15 de Março de 2009, a equipa penalvense desloca-se ao recinto do Oliveira do Bairro.

Árbitro de Jogo: José Quitério de Almeida (A. F. Lisboa)

Golos: -

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Ibraime (13 minutos), Rodrigo "Eléctrico" (14 minutos), David Masside (63 e 74 minutos), Rodrigo "SCPC" (70 minutos), Carlos Santos (81 minutos), Telmo (90 minutos) e Bruno Loureiro (90 minutos).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos, a David Masside (74 minutos).

Outros Resultados da 1ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):

SL Nelas 2 - SC Praiense 2

Folgou: Oliveira do Bairro FC.

Classificação após a 1ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):

1º Oliveira do Bairro FC 15 pontos (0 jogos disputados)
2º Eléctrico FC 12 pontos (1 jogo disputado)
3º SC Penalva do Castelo 9 pontos (1 jogo disputado)
4º SC Praiense 6 pontos (1 jogo disputado)
5º SL Nelas 6 pontos (1 jogo disputado)