Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

2ª C: S C Penalva do Castelo 4 - S C Praiense 1











26 de Outubro de 2008
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)

Cerca de 250 pessoas de Assistência

Vitória sem contestação da equipa Penalvense

Jogava-se a 7ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo (5 pontos), perante a equipa do Sport Clube Praiense (1 ponto), equipa açoriana, que viajou da ilha Terceira, que este época ascendeu à 2ª divisão nacional. A estreia em confrontos destas duas equipas se dava neste jogo.

Era com alguma expectactiva que se aguardava este jogo, já que o campeonato esteve parado, e era "curioso" ver se a "turma" de penalva iria continuar a recuperação na tabela geral, como assim a suas exibições, já que nas duas jornadas anteriores tinha pontuado e assim subindo na classificação geral.

Depois de um inicio de jogo algo expectante e com cautelas, a equipa penalvense acabou por perceber que poderia ganhar a esta equipa, que teoricamente luta pelo mesmo objectivo.
Assim não demorou a inaugurar o resultado, aos 16 minutos, num lance de borra corrida, Rodrigo surgiu em velocidade pelo lado esquerdo do ataque penalvense, e junto a linha de fundo centrou, com as medias certas para Paulo Listra cabecear com sucesso para o fundo da baliza à guarda de André (1-0). Reacção da equipa açoriana, mas sem encontrar as melhores soluções e sem grande convicção, enquanto que a turma do penalva continuou a procurar jogadas em velocidade, para assim atravessar a defensiva do Praiense, que demonstrou fragilidades. Então aos 28 minutos, depois de uma recuperação de bola a meio campo, Paulo Listra ultrapassa dois adversários mais próximos, isolando-se, que à saída do guarda-redes da equipa açoriana, rematou com sucesso para fazer o (2-0).
O Praiense não demonstrava grande capacidade de reacção, assim a turma de penalva continua com o domínio de jogo, que não fazendo um jogo de encher o olho, soube aproveitar os momentos certos e as fragilidades concedidas pela defesa açoriana para marcar os seus golos, ao fim ao cabo, soube ser inteligente, em grande parte devido a maior experiência acumulada pelos seus jogadores em relação a equipa açoriana, que demonstrou de facto, ter fragilidades para esta divisão e falta de experiência que se exige. A equipa açoriana até tem jogadores dotados, só que lhe falta mais maturidade de jogo e experiência para esta divisão.
Assim, antes do intervalo, registou-se mais um golo para a turma de penalva, aos 42 minutos, uma jogada de bom entendimento entre André Barra e Rodrigo, em que este último fica isolado à frente de André, rematando por cima do guarda-redes, fazendo com todo o mérito o (3-0), que materializada assim um resultado justo, na ida para o descanso da 1ª parte.

No reatamento, a equipa açoriana até entrou bem no jogo, aparecendo um pouco mais atrevida, explorando mais o ataque, de forma a reentrar na discussão do resultado, depois de 2 alterações realizadas ao intervalo, a equipa do Praiense marca o 3-1 à passagem dos 62 minutos, num livre directo, cobrado por Brito, Nuno Morais era batido, que foi surpreendido pela "inépcia" da sua defesa.
A equipa do penalva depois de entrar na segunda parte um pouco mais tranquila, percebeu que o resultado poderia estar ainda em causa, procurando assim reagir, é claro, com algumas prudências, para não ser novamente surpreendido. Assim, novamente num jogada em velocidade, Rodrigo faz um centro para a pequena área açoriana de forma primorosa, com Tó-Jó a aparecer de cabeça sem oposição da defesa a fazer o resultado final de 4-1, e a vantagem de 3 bolas, com que se chegou ao intervalo, passava os 72 minutos.
Registo ainda para uma atitude de reacção da equipa açoriana, de forma pouco esclarecedora e sem nunca causar muito perigo para a defensiva penalvense, com o nº 9 do Praiense em foco, o jogador mais dotado do ataque açoriano.
Até ao fim do encontro foi gerir o resultado por parte da equipa penalvense, para assim garantir a soma de 3 importantíssimos pontos, para a tabela final, em que o objectivo será certamente ficar nos 6 primeiros classificados.

Quanto à equipa de arbitragem, que viajou do distrito da Guarda, um jogo tranquilo, sem sobressaltos, que não teve necessidade de agir disciplinarmente, em que os jogadores em muito ajudaram, ou assim poderemos dizer que tiveram todo o mérito, que não complicaram e demonstraram muito "fair-play".

A equipa do penalva demonstrou neste jogo que está a subir de rendimento, em geral a equipa estave toda à altura do desafio, para o bem das suas gentes e do distrito de Viseu, que assim deseja essa continuação, que aliada a sua experiência soube aproveitar bem as ocasiões criadas neste jogo para fazer um resultado justo, contra uma equipa que luta pelos mesmos objectivos, que demonstrou algumas credenciais, contudo acusando demasiado a falta de experiência e "rodagem" nesta divisão e as suas fragilidades no sector defensivo.

Próxima jornada, dia 2 Novembro, a equipa de penalva visita o Tourizense.

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rogério, Élio, Saraiva, Belo, Gamarra, André Barra (Vitor Hugo - 73 minutos), Tojó (capitão) (Bruno - 84 minutos), Paulo Listra, Tomé e Rodrigo (Coquinho - 80 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Sport Clube Praiense alinhou com:

André, Tiba, Mohamed, Márcio(capitão) , Rui Diogo ( Marco - 74 minutos), Laurindo, Queirós (Thiago - 46 minutos), Moreira (Luís Filipe - 46 minutos), Brito, André Luís e Anísio.
Treinador: Moisés Pacheco

Árbitro de Jogo: Renato Gonçalves (A. F. Guarda)

Golos: Paulo Listra (16 - 1-0 e 28 minutos - 2-0), Rodrigo (42 minutos) 3-0, Brito (62 minutos) 3-1 e Tó-Jó (72 minutos) 4-1.

Acção Disciplinar: Nada a registar