Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 12 de outubro de 2008

2ª C: S C Penalva do Castelo 5 - Eléctrico F C 0






























05 de Outubro de 2008
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)

Cerca de 250 pessoas de Assistência

Jogo relativo à 5ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, e o Eléctrico Futebol Clube, equipa que viajou de Ponte de Sôr (Alto Alentejo). A equipa local, naturalmente procurava neste jogo encontrar o "caminho" das vitórias, que lhe trouxessem naturalmente mais ânimo na luta pelos seus objectivos, enquanto que do outro lado estava também uma equipa com muito valor, que também não queria desperdiçar a oportunidade de amealhar pontos.

Ao olhar pelo resultado (5-0), transmitiu a sensação que a diferença entre as duas equipas era muito grande, mas na realidade, o futebol jogado era muito idêntico, só que o que fez a diferença neste jogo, foi por uma parte a inspiração da equipa da casa, a demonstração de muito desejar a vitória, o que sem dúvida é muito importante, sendo que de facto a felicidade esteve do lado dos penalvenses, que também diga-se já merecia, e na realidade surge a todos.

Acabou por ser uma vitória, e os respectivos 3 pontos, de forma tranquila, mas esteve longe de ser fácil, dado a valor que esta equipa do alto Alentejo possui.

Quanto aos momentos do jogo, cedo ficou demonstrado que a equipa do Penalva queria entrar bem no jogo, e demonstrar que tem força e qualidade, para estar acima dos resultados que tem obtido ultimamente. Não foi de estranhar que cedo poderia surgir golos, o que acabou logo por acontecer aos 3 minutos sensivelmente, depois de um livre cobrado por Rogério, a bola chegou a cabeça de Élio que finalizou da melhor maneira, pondo a equipa da casa em vantagem (1-0). Com o decorrer do jogo, cedo, o Eléctrico equilibrou a partida, criando também algumas situações que pusessem em sentido a defesa penalvense. Mas foi o Penalva que passado 20 minutos de jogo criou outra grande oportunidade, falhada por Tó-Jó.
A equipa visitante nunca deixava de lutar, ganhando algum ascendente na posse de bola, só que as coisas não corriam bem e do outro lado estava uma defesa muito atenta. Aos 43 minutos, surge outro momento que marcou o jogo, Rodrigo, o atacante mais solicitado da equipa penalvense, num lance a linha de fundo, cruza para Paulo Listra, que aparecia a rematar, sendo rasteirado por Edgar, defesa da equipa do Eléctrico. O mesmo Paulo Listra finalizou bem a grande penalidade, em jeito, aumentando o resultado para 2-0, passava 44 minutos, mesmo no termino da primeira parte. Intervalo, o resultado cifrava-se em 2-0. Logo na recolha ao balneário surge outro momento importante da partida, não descortinando muito bem os acontecimentos, surge uma espécie de desacato e troca de palavras entre alguns jogadores, principalmente o GR do Eléctrico e o Beaud do Penalva, pensamos nós, que uma troca de palavras. O árbitro entendeu motivo de expulsão para Beaud, que assim deve ter respondido a uma provocação, o que se calhar seria mais justo expulsar os 2 jogadores envolvidos. Começa a segunda parte, com o Penalva reduzido a 10 jogadores, o que obrigou Carlos Agostinho, treinador do Penalva a alterar um pouco a sua estratégia. Do lado dos visitantes, notou-se um arriscar de jogo, em jeito da superioridade numérica. Nos primeiros minutos notou-se um pouco que o Eléctrico queria mudar o rumo dos acontecimentos, criando alguns lances de perigo, que esbarravam ora em boas antecipações da defesa ou em boas defesas de Nuno Morais, que muita segurança demonstrou mais uma vez. O Penalva limitou-se um pouco a tentar defender a vantagem, não arriscando muito, para não ser surpreendido, actuando em contra-ataque, o que acabou por dar os seus frutos, com a tal felicidade que andava a faltar nos jogos anteriores. Assim surge o 3-0, aos 84 minutos por Tomé, aproveitando bem alguns espaços que a defesa visitante permitia e algum desacreditar da equipa visitante; aos 86 minutos, o 4-0 por Tó-Jó, depois de um canto, que a defesa visitante não conseguiu aliviar; aos 90 minutos, o 5-0 final, por Coquinho, que aproveitou bem um passe cruzado por Bruno, que acabado de entrar arrancou bem pelo flanco direito.

Um "prémio" justo para a equipa da casa, que neste jogo soube tirar partido das suas melhores características e pela carácter demonstrado em campo, sem dúvida o que fez a diferença. Pode ser exagerado o resultado, mas prontos, em futebol, o que interessa é quem marca, e o Penalva soube, neste jogo, aproveitar bem as oportunidades criadas. Do lado visitante, um jogo para esquecer, que seguramente não se irá repetir tão cedo, já que esta equipa demonstrou valor, talvez um pouco abaixo do que tinha na época anterior.

Arbitragem, que viajou do distrito de Leiria, esteve em plano mau ou irregular, tomando muitas decisões, disciplinarmente principalmente, erradas, prejudicando mais a equipa da casa.

Esperemos que a equipa penalvense continue neste remo do "barco", que possa assim, concretizar os seus objectivos o mais rapidamente possível, para bem do concelho e do distrito.
Próxima jornada realiza-se o dérbi distrital da 2ª divisão, o Nelas recebe a equipa do Penalva.


Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rogério, Élio, Saraiva, Belo, Beaud, Gamarra, Tojó (capitão), Paulo Listra (Bruno - 79 minutos), Tomé (Barra - 86 minutos) e Rodrigo (Coquinho - 68 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Eléctrico Futebol Clube alinhou com:
Pedro Silva, Rodrigo, Miguel Fernandes, Edgar (capitão) (Gonçalves - 75 minutos), Ramos, Osório, Cristiano, João Ramos, Ibraime, Telmo e David Nunes (Gabriel - 46 minutos).
Treinador: Francisco Barão

Árbitro de Jogo: Marco Gomes (A. F. Leiria)

Golos: Élio (3 minutos) 1-0; Paulo Listra (44 minutos) 2-0; Tomé (84 minutos) 3-0; Tó-Jó (86 minutos) 4-0 e Coquinho (90 minutos) 5-0.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Telmo (16 minutos), Edgar (43 minutos), Belo (7o minutos) e Paulo Listra (71 minutos).
Cartões Vermelhos - Beaud (45 minutos)