Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

2ª C: S L Nelas 1 - S C Penalva do Castelo 1















12 de Outubro de 2008
Estádio Municipal de Nelas (Vila de Nelas)

Cerca de 250 pessoas de Assistência


Dérbi Regional com Divisão de Pontos

6ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Nelas, a equipa local, Sport Lisboa e Nelas (4 pontos), perante a equipa do Sport Clube de Penalva do Castelo (4 pontos), o muito aguardado dérbi regional da 2ª Divisão Nacional. Coincidiu que ambas as equipas são possuidores dos mesmos pontos cada, não querendo portanto fugir uma da outra.

As equipas apresentaram-se abaixo das suas totais capacidades, o Nelas com algumas ausências (por castigo nomeadamente - 2 jogadores), enquanto que do lado do Penalva, as ausências eram mais notórias (nomeadamente 7 jogadores - todos possíveis titulares, entre castigados (1) e lesionados, os restantes), não estando em causa a disputa de um jogo de muita emoção, o que se veio a confirmar.

Ambas as equipas resguardaram-se bastante, no inicio do encontro, não querendo ser surpreendidas, mas maior ascendente da equipa da casa, que assumiu mais as despesas de jogo.
O Nelas acabou por ser a equipa mais ofensiva, dadas as suas intenções demonstradas em campo, enquanto que o Penalva apresentava mais um jogo na expectativa, não descurando rápidos ataques, lançados para as alas do seu ataque, nomeadamente para Rodrigo e Gonçalo.
Aos 18 minutos surge o primeiro momento de emoção, oportunidade do Nelas, com Rainho, de cabeça a criar muito perigo, perante a mancha do guarda-redes do Penalva, Nuno Morais, que uma vez mais apareceu neste jogo muito bem, com muita confiança, esteve sempre atento a direcção dos remates, sendo que à terceira tentativa, o Penalva consegue desfazer o lance de perigo criado pelo Nelas. O Penalva com um futebol mais prático, conseguía rematar a baliza de Cobra, através de remates de longa distância levados a cabo por Tomé, que neste jogo apareceu bem.
O Nelas apresentava um futebol mais apoiado, sobretudo muito ao toque de Márcio Sousa, o jogador mais evoluído, que marca todos os lances de bolas paradas da equipa do Nelas e do experiente Luís Vouzela, que fechava o meio-campo. Passando os 30 minutos iniciais, o Penalva pressionou mais um pouco a baliza do Nelas e chegou também a criar algum perigo. Intervalo chegava, depois de 3 cantos consecutivos a favor do Nelas. O empate justificava-se nos primeiros 45 minutos.

Segunda chega com mais dinâmica no jogo, levado a cabo por ambas as equipas, é então que surge o golo inaugural do jogo, para o Penalva, que foi bastante eficaz na hora precisa, Tó-Jó concretiza o golo, depois da marcação de um pontapé de canto a favor da equipa do Penalva, Rodrigo cruza para o interior da grande área, não conseguindo afastar a defesa do Nelas, Tó-Jó aproveita para finalizar a jogada, passava 48 minutos de jogo (0-1). O Nelas surgiu depois atrás do prejuízo, surgindo mais pressionante naturalmente, enquanto que a equipa do Penalva, dada as suas limitações apresentadas para este jogo iria jogar mais na contenção para segurar a vantagem, acabou por não conseguir, já que aos 65 minutos de jogo, num lance rápido levado a cabo pelo Nelas, surge um cruzamento para Bruno, que de cabeça remata para o fundo da baliza de Nuno Morais, estava refeita a igualdade inicial, um lance que acabou por criar alguma confusão, depois do auxiliar do lado da bancada ter levantado a bandeira e logo depois baixa-la, contudo valeu o golo do empate. O golo do empate galvanizou mais os locais, que acabaram ainda por pressionar mais a equipa do Penalva, com uma oportunidade de golo iminente, um jogador do Nelas isola-se pela ala direita, indo até ao fundo da linha, não cruzando da melhor maneira para um colega de equipa que aparecia para a finalização, valeu a atenção de um defesa do Penalva que acabou por cortar o lance. A turma de Carlos Agostinho não perdia no entanto o fio atacante, solicitando muitas vezes Rodrigo, com a sua velocidade, que acabou por criar um lance de imenso perigo pela ala esquerda, cruzando para Coquinho, que acabado por entrar não teve a esperteza e a experiência necessária para decidir da melhor maneira o que fazer ao lance, perdendo tempo de remate, quando tinha boas possibilidade de o fazer com sucesso. Até ao final, a turma do Nelas foi criando mais lances ofensivos de perigo, sem concretizar, só que o Penalva também aproveitou para gerir o tempo restante, e guardar assim o empate, que lhe dava mais 1 ponto, que fora de casa se mostra precioso, ainda mais com um adversário com os mesmos pontos e os mesmos objectivos.

A equipa do Nelas foi demonstrando mais inconformismo, mais durante a segunda parte, depois de estar a perder principalmente, estando assim mais perto do golo, não tendo sucesso nas suas acções. 90 minutos cumpridos, resultado final 1-1.
Fica o apontamento de um jogo muito interessante de se seguir e bem disputado, em que o resultado acaba por ser positivo para as equipas do distrito de Viseu, que assim esperemos que consigam vencer os seus próximos desafios. Uma palavra final para o Nelas, que apresentou um futebol bastante melhor do que no inicio do campeonato, dado se ter reforçado mais tarde. Quanto ao Penalva, mesmo dado as ausências para este jogo, que foram muito significativas, para o plantel que possui, acabou por dar a sequência das melhorias que tem apresentado nos últimos jogos.

Quanto a arbitragem, que viajou do distrito de Portalegre, exibiu-se em plano positivo, só tirando algum nervosismo e precipitação do assistente do lado da bancada.

Próxima jornada, a disputar a 26 Outubro, o Nelas desloca-se à Pampilhosa, enquanto que o Penalva recebe a equipa açoriana do Praiense.

Sport Lisboa e Nelas alinhou com:
Cobra, Mário Castanho, Litos, João Mendes (Saraiva - 46 minutos), Ewerton, Marcelo (Hugo Seco - 72 minutos), Luís Vouzela, Márcio Sousa, Gomes, Bruno (capitão) e Rainho (Alan Tonini - 85 minutos).
Treinador: António Borges (neste jogo castigado)

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Elias, Rogério, Élio, Belo, Gamarra, André Barra (Bruno Loureiro - 72 minutos), Tomé, Gonçalo (Coquinho - 72 minutos), Tó-Jó (capitão) e Rodrigo (Sérgio Pote - 85 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Árbitro de Jogo: Ricardo Lourenço (A. F. Portalegre)

Golos: Tó-Jó (48 minutos) 0-1, Bruno (65 minutos) 1-1.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - André Barra (14 minutos), Gomes (23 minutos), Mário Castanho (61 minutos), Rodrigo (65 minutos) e Sérgio Pote (87 minutos).