Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

2ª C: G D Tourizense 3 - S C Penalva do Castelo 0
























02 de Novembro de 2008
Parque Desportivo Visconde do Vinhal (Touriz - Tábua)

Cerca de 150 pessoas de Assistência


Jogava-se a 8ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na localidade de Touriz, concelho de Tábua, a equipa local, Grupo Desportivo Tourizense (5 pontos), perante a equipa do Sport Clube Penalva do Castelo (8 pontos).

Numa primeira analise, o Tourizense apresentou-se com várias novidades para este desafio, desde logo convém relembrar que esta equipa "funciona" como satélite da Académica (1ª Liga Nacional), servindo assim esta equipa como "rampa" de rodagem de jogadores que não são convocados para o desafio da equipa principal. Desde logo a equipa apresentou caras que podiam até então não ter alinhado ainda em desafios nesta divisão.

Naturalmente com estes argumentos, a equipa do Touriz apresentou-se para este desafio com armas que talvez o treinador da equipa visitante não contava.
Então desde cedo se reparou que esta equipa do Touriz tinha um principal argumento que a destinge das outras equipas, a capacidade ou a preparação física, sendo assim constituída basicamente por jogadores profissionais, jovens, com ambição de jogar em escalões superiores. Não foi de estranhar portanto que esta equipa, apresenta-se um futebol muito rápido, com trocas de bola e transposições defesa-ataque muito rápidas. Com uma entrada muito forte no jogo, o primeiro golo da partida apareceu logo aos 6 minutos, Tó-Mané remata cruzado, para fora do alcance de Nuno Morais, depois de criar espaço de remate dentro da grande área da defensiva do Penalva (1-0). O jogo continuou a dar sinal mais para o Tourizense, que com uma grande pressão exercida sobre os jogadores do Penalva, continuou a controlar o jogo, para apatia da equipa do Penalva, que não conseguía dar uma resposta que constituísse perigo para a defesa do Tourizense.
Aos 15 minutos, novamente o ataque do Touriz a criar muito perigo junto do ultimo reduto do Penalva, através de Licá que conseguiu espaço e ângulo de remate, depois de um cruzamento, desferindo um remate ao poste esquerdo da baliza do Penalva.
O jogo ficou um pouco mais equilibrado, contudo, com respostas "tímidas" a equipa do Penalva, que neste jogo se ia apresentando muito abaixo daquilo que estava a produzir ultimamente, em muito derivado ao mérito do adversário e por outro lado, uma tarde muito desinspirada dos "homens" comandados por Carlos Agostinho.
Até ao final da primeira parte, nada de muito relevante a assinalar. 45 minutos jogados (1-0).
Primeira parte dominada pelo Tourienze, que demonstrou uma enorme capacidade e preparação física, aliada a qualidade futebolística dos seus jogadores, principalmente Tó-Mané, Licá e Silvio. Com rápidas movimentações, com o "olho" sempre virado para a baliza à guarda de Nuno Morais, criando perigo principalmente pelas alas do seu ataque. Quando a equipa de Penalva, depois de uma entrada de rompante da equipa adversária conseguiu sacudir um pouco a pressão, contudo sem conseguir criar perigo junto da baliza à guarda de Barroca, tentando jogar em rápidos contra-ataques direccionados sobretudo para Rodrigo.
Resultado que se aceitava no final da 1ª parte, dado o caudal ofensivo e a predisposição da equipa do Touriz.

Reatamento da partida, um pouco cópia da primeira parte, uma entrada forte da equipa visitada, que voltou a marcar e assim a aumentar a vantagem para 2-0,com Licá a ser o protagonista, desferindo um reamte cruzado, muito colocado, fora do alcance de Nuno Morais, depois de um "roubo" de bola a Belo (acabado de entrar) no limite da grande área da defensiva do Penalva.

O jogo estava mais equilibrado, contudo continuou o pendor ofensivo a sobresair para a equipa do Touriz, que aos 62 minutos iria aumentar novamente o resultado e fixar o resultado final, em 3-0, depois da cobrança de um livre do lado direito do seu ataque, um primeiro jogador remata à barra da baliza, sobrando para a recarga de Tó-Mané, que assim fazia a seu segundo golo neste jogo, que assim aproveitou da melhor maneira a oportunidade criada (3-0).
A equipa do Penalva, à partir daí até conseguiu se libertar mais um pouco, conseguindo 2 remates consecutivos, Belo e Rodrigo respectivamente, com algum perigo para a baliza de Barroca, aos 64 e 67 minutos, que se registaram como os únicos que pudessem por em sentido a defesa do Touriz. Depois de algumas alterações em ambas as equipas, o jogo começou lentamente a perder interesse competitivo, não se registando até ao final mais lances de perigo. Nota para a expulsão de um jogador da "turma" de Penalva, Paulo Listra aos 80 minutos a ver o segundo amarelo no jogo (por protestos, no entender do arbitro do jogo) e o respectivo vermelho, que dava ordem de expulsão.

90+4 minutos jogados e final do encontro.
Resultado final, Tourizense 3 - Penalva 0.

Resultado que não sofre contestação, dada a sua justiça, depois da exibição da equipa do Touriz, que demonstrou neste jogo um enorme potencial, com um equipa muito rápida nos seus movimentos e trocas de bola, aliada à sua juventude, capacidade e preparação física, que se constitui como uma das principais características, que parecem "enganar" em muito a classificação que ocupam, no meu entender a principal candidata, a par do Fátima a conseguir o primeiro lugar desta série, que assim demonstraram argumentos para se impor a equipa do Penalva, que fez um jogo pouco conseguído, que teve muito dificuldade para "explanar" o seu futebol, portanto um jogo, abaixo daquilo que tem capacidade para fazer.
Esperemos que melhores dias venham para a equipa do Penalva, que convictamente é capaz de fazer melhor.

Quanto à equipa de arbitragem, que viajou do distrito de Lisboa, um exibição regular.

Próxima jornada, a realizar no dia 16 de Novembro, a equipa do Penalva a receber a equipa do Monsanto.

Grupo Desportivo Tourizense alinhou com:
Barroca, Xico, Rubén, Gomes, Luís Cláudio, André Fontes, Pedro Ribeiro (Traquina - 82 minutos), Kátio, Tó-Mané (Aguinaldo - 70 minutos), Sílvio (capitão) e Licá(Canas - 86 minutos).
Treinador: Zé Nando

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Rogério, Élio, Saraiva, Vitor Hugo (Belo - 46 minutos), Beaud, Gamarra, To- Jó (capitão), Paulo Listra, Tomé (Mário Pedro - 57 minutos) e Rodrigo (André Barra - 70 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Árbitro de Jogo: Quitério Almeida (A. F. Lisboa)

Golos: Tó-Mané (6 minutos - 1-0 e 62 minutos 3-0) e Licá (49 minutos - 2-0).

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Rodrigo (2o minutos), Rogério (31 minutos), Paulo Listra (75 e 80 minutos) e Élio (88 minutos).
Cartões Vermelhos - Paulo Listra (80 minutos)