Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dia de Carnaval em Portugal (17 Fevereiro 2015)







O Carnaval 

Também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do Domingo de Páscoa.

Em Portugal é um feriado facultativo, isto é, não é um feriado oficial.

Tradições de Carnaval:

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.

As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval.

Desfiles de Carnaval:

Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em várias cidades de Portugal como Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão. Próximo de Penalva do Castelo, temos os exemplos do desfile com tradição em Nelas, Canas de Senhorim e Cabanas de Viriato, entre outros. Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a vários níveis, desde o futebol, passando pela televisão à política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.

História do Carnaval
:

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano.

No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações que ia iniciar no dia seguinte.

Hoje o Carnaval

Assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, seguindo o provérbio popular
"No Carnaval ninguém leva a mal".