Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 27 de novembro de 2011

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): S.C. Penalva do Castelo 1 x Académico de Viseu F.C. 1


Penalva e Académico volvidos seis anos voltam a defrontar-se, repartindo pontos em desafio musculado e táctico! Penalva é apanhado na liderança pelo Nogueirense enquanto academistas mantêm descem para a quinta posição!

27 Novembro 2011
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Assistência de cerca 600 pessoas

Décimo desafio do campeonato da temporada 2011-12, contando para a fase regular, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa vizinha e rival do Académico de Viseu Futebol Clube, conjunto que viajou da cidade próxima de Viseu, pertencente ao distrito e Associação de Futebol de Viseu tal como a formação penalvense. À entrada para esta ronda, a turma penalvense defendia a liderança da respectiva série, mesmo que tenha perdido na ronda anterior e logo pela primeira vez enquanto a turma visieense está posicionada na 4ª posição classificativa depois de na ronda anterior ter empatado no reduto do Alba.






Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
12 Vítor Vareiro
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
7 Mika Lopes > 2 Reuss (77`)
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy > 18 Bernardo (81´)
20 Califa
22 André Mateus > 14 Chico Pereira (65`)
23 Sérgio Fonseca ©

Suplentes Não Utilizados:
1 Bruno Ferrary
16 Cristóvão
21 Alex Cruz


Treinador: António Carlos Tótá

Académico de Viseu Futebol Clube alinhou com:
12 Nuno Oliveira
3 Calico
5 Tiago Gonçalves
6 João Casal > 29 Baio (46´)
8 Álvaro ©
10 Rui Santos > 9 Dédé (81`)
11 Marco Almeida
18 João Paulo > 23 Hélder Rodrigues (46`)
20 Ricardo Ferreira
22 Bacari
24 Luisinho

Suplentes Não Utilizados:
1 Augusto
2 Artur Filipe
16 Vitinho
17 Tiago Rodrigues


Treinador: António Lima Pereira


Equipa de Arbitragem:

Árbitro de Jogo: Luís Ramos (A. F. Viseu)
Auxiliares: Jorge Ramos & Luís Castaínça


Golos:
1-0 Luís Cardoso (9 minutos)
1-1 Baio (84 minutos)


Acção Disciplinar:

Cartões Amarelos - para Vítor Vareiro (3`), Bacari (15`), Calico (18`), João Casal (28`), Mika Lopes (35`), Sérgio Fonseca (50`), Nuno Oliveira (79`), Hélder Rodrigues (82`), Bruno Loureiro (87`), Ricardo Ferreira (87´) e Gamarra (90+5`).


Velhos rivais repartem pontos passados seis anos depois do último encontro!

Derdy distrital bastante aguardado na região de Viseu, passados seis anos, o Penalva do Castelo voltava a defrontar o Académico de Viseu, desta vez a contar para o campeonato da 3ª Divisão Nacional. Enfrentavam-se equipas que se encontravam separadas por somente dois pontos antevendo um desafio interessante ao mesmo tempo emocionante não só pela classificação mas também pelas emoções que desperta o carisma de uma partida entre equipas do mesmo distrito em campeonatos nacionais quando mais que o Penalva e o Académico são já velhos rivais.

Duas grandes penalidade falhadas na partida!

Resumidamente, o encontro resultou numa justa repartição de pontos em que ambas tiveram ocasiões para levar outro resultado na bagagem. Minuto 80 acabou por determinante no rumo da partida, já que o Penalva em vantagem por um golo desperdiçou um grande penalidade e o Académico logo a seguir marcou o seu golo que viria a dar uma igualdade no marcador. Desafio este que nem sempre proporcionou emotividade em parte devido a forma das equipas jogarem mas em que ressaltaram algumas jogadas de qualidade pelos intervenientes da partida.

Muito público para assistir a uma partida que tinha todos os ingredientes para um excelente encontro (relvado em bom estado e temperatura amena), que começa com emoção, depois de Vítor Vareiro fazer falta sobre Luisinho para grande penalidade ao minuto 3. Ricardo Ferreira chamado à conversão atira algo fraco e Vareiro adivinha a trajectória defendendo o castigo máximo e evitando que os penalvenses entrassem a perder no encontro.
Falhou o Académico a sua primeira situação de golo, mas o Penalva no seu primeiro remate à baliza do guardião Nuno Oliveira (regressado a Penalva para defrontar o seu ex-clube durante anos a fio) marcou. Luís Cardoso muito oportuno e com classe executa de cabeça na perfeição para o fundo da baliza do guardião academista. Eficácia no seu expoente máximo para a turma orientada por Tótá.
O Académico não conseguiu reagir ao golo sofrido e o Penalva galvanizado pelo golo toma ligeiro ascendente na partida e ao minuto 20, por múltiplas situações esteve muito perto de aumentar o seu score, valendo os defesas do Académico a cortar com muita entrega.
O Penalva permitiu algum espaço no seu reduto defensivo e na resposta, o Académico ao minuto 23 vai ver uma bola devolvida pelo poste da baliza dos penalvenses depois de remate potente de Rui Santos.

Penalva ganhou a luta do meio campo!

O Académico sentia dificuldades em ligar os seus sectores apesar de possuir muitas unidades ofensivas com bastante qualidade individual, caso de Luisinho, que com o esférico em sua posse é uma seta apontada à baliza contrária. O Penalva ganhando a luta do meio campo conseguia circular melhor a bola entre os seus sectores.

Até ao intervalo, o ritmo de jogo foi decaindo e a emotividade junto das balizas não existia, assistindo-se a um jogo algo morno contrastando com muito músculo.

Se a etapa inicial demonstrou um Penalva mais confiante e tranquilo ao mesmo tempo que mais dinâmico, o Académico para encontrar outro resultado tinha que certamente mudar de atitude e de dinâmica de jogo.

Académico mais agressivo e dinâmico na etapa complementar!

Foi então na etapa complementar os visieenses entraram mais espevitados, já com duas alterações registadas, uma delas também um regresso à terras de Penalva, concretamente de Hélder Rodrigues (ele que se notabilizou ao serviço dos penalvenses na temporada 2009-10).
Com mais agressividade, a formação orientada por Lima Pereira ganhou mais dinâmica de jogo obrigando de certa forma o Penalva a apresentar um jogo mais táctico, já que o Académico é notoriamente uma equipa vocacionada para o ataque, já que é onde estão as suas unidades mais credenciadas.
Apesar do domínio academista neste reinicio do encontro, em parte consentido pelos penalvenses, o Académico não encontrou a melhor solução para ultrapassar uma atenta e solidária defensiva penalvense pecando demasiado pelo seu afunilamento de jogo e uma boa disposição táctica do Penalva que a jogar mais na contenção não foi uma equipa apenas a jogar na expectativa e sempre que podia tinha os olhos postos na baliza do adversário.
Ao minuto 62, a bola foi novamente parar ao poste da baliza de Vítor Vareiro. Passando o perigo para a baliza do Penalva ultrapassou-se um período novamente morno sem situações reais de perigo para os guardiões.

O principal momento da partida - minuto 80!

Ao minuto 80, provavelmente o momento decisivo da partida, o Penalva vai também beneficiar de um castigo máximo também ele a ser desperdiçado. Califa, ele que já tinha rematado com sucesso a marca dos nove metros em jogos anteriores, desta vez atira por cima desperdiçando uma soberana ocasião de muito provavelmente sentenciar o encontro a favor da sua equipa. Desta vez foi Papy que ganhou posição sobre o guardião contrário e iria sofrer uma falta muito idêntica à primeira grande penalidade.

Velha máxima - quem não marca, sobre...!!

Lá vai dizendo a velha máxima de quem não marca sofre e assim se sucedeu quando passados poucos instantes Baio vai empatar a contenda da partida com um golpe de cabeça perfeito, ganhando nas alturas a linha defensiva do Penalva depois de um livre cruzado.

Com a partida empatada aguarda-se com expectativa os últimos minutos mais assim não foi o que se sucedeu já que as equipas não mais conseguiram chegar às balizas com perigo em parte devido a um futebol mais musculado, isto já mesmo depois de serem jogados cinco minutos de compensação.

Boa arbitragem na partida!

Empate justo numa partida ajuizada por um excelente trabalho da equipa de arbitragem neste momento mais credenciada do distrito de Viseu nos campeonatos nacionais.


Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=MxmK_6xJSog&feature=player_embedded

[Vídeo de Daniel Ferreira in SporTViseu]


[CinZa]

10ª Jornada - 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):

Sanjoanense 0 x Avanca 0
Sampedrense 4 x Valecambrense 2
Nogueirense 1 x Oliveira do Hospital 0
Canas de Senhorim 1 x Oliveira de Frades 1
Bustelo 0 x Alba 1
Penalva do Castelo 1 x Académico de Viseu 1

Classificação após a 10ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):