Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 13 de novembro de 2011

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): S.C. Penalva do Castelo 0 x A.D. Sanjoanense 1


Penalva perde invencibilidade depois de derrota caseira onde foi traído pela sua ineficácia! Apesar da derrota turma penalvense continua na liderança mas "perde" terreno para o 7º classificado!!

13 Novembro 2011
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Assistência de cerca 150 pessoas

Nono desafio do campeonato da temporada 2011-12, contando para a fase regular, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa da Associação Desportiva de Sanjoanense, conjunto que viajou da cidade de São João da Madeira, pertencente ao distrito e Associação de Futebol de Aveiro. À entrada para esta ronda, a turma penalvense defendia a liderança da respectiva série, depois de ter vencido a formação de Albergaria-a-Velha na jornada anterior enquanto a turma sanjoanina está posicionada na 7ª posição classificativa depois de na ronda anterior ter sido vencida pela turma de São Pedro do Sul.






Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:

12 Vítor Vareiro
2 Reuss
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy > 14 Chico Pereira (74`)
17 Faria
18 Bernardo
22 André Mateus > 16 Cristóvão (90+2`)
23 Sérgio Fonseca ©

Suplentes Não Utilizados:

1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
7 Mika Lopes
11 Flávio Amaral
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá

Associação Desportiva de Sanjoanense alinhou com:

1 João Silva
2 Ricardinho
3 Jonas
4 Kikas
5 Marquitos
6 Tiago Raúl
7 Tó Frangolho ©
8 Rúben Neves > 16 Fábio Costa (72`)
9 Alex Oliveira > 17 Rogérinho (90+2`)
10 André Deco > 18 Zé António (67`)
11 Rui Miguel

Suplentes Não Utilizados:

12 Diogo Alves
13 António Pereira
14 Guedes
15 João Edgar

Treinador: José Brito

Equipa de Arbitragem:

Árbitro de Jogo: Bruno Linhares (A. F. Porto)
Auxiliares: André Ribeiro & Ricardo Ferreira


Golos:

0-1 Rui Miguel (39`)


Acção Disciplinar:

Cartões Amarelos - para Faria (24` e 48`), Ricardinho (34`), Rui Miguel (74` e 76`), Tiago Raúl (79`), Sérgio Fonseca (81`) e Bruno Loureiro (90+4`).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos para Faria (48`) e Rui Miguel (76`).


Sanjoanense, a primeira equipa a vencer o Penalva nesta temporada!

Primeira derrota da temporada no campeonato, tal como o primeiro desafio sem marcar qualquer golo, assim se resume por linhas altas esta partida quanto a prestação dos penalvenses nesta jornada.
Alinhavam dentro das quatros linhas duas formações constituídas por jovens jogadores que forma capazes de proporcionar uma desafio bastante movimentado e com emoção até ao último lance da partida.
O Penalva, defendendo a liderança da classificação, era uma formação que teve responsabilidades acrescidas e isso ficou um pouco patente em campo depois de revelar algum nervosismo nos momentos chave, devido em grande parte, às ocasiões de golo desperdiçadas durante o tempo de jogo, que davam e sobravam para sair deste encontro com uma resultado positivo.
Existem dias que a bola faz questão de não entrar tal como encontrar pela frente uma dificel oposição, como foi o guardião da Sanjoanense.
Não foi apenas a formação da casa que teve oportunidades de golo mas também a turma que viajou da cidade de São João da Madeira que esta temporada regressou aos escalões nacionais e que historicamente, nos mais recentes encontros com o Penalva tem levado a melhor.

Desafio movimentado e jogado pelo chão!

O equilíbrio foi assim nota dominante na primeira meia hora de jogo, como o jogo constantemente a ser disputado muito a meio campo. As ameaças às balizas foram em bom numero mas nenhuma de forma muito clara.
As equipas privilegiavam um futebol jogado de pé para pé e não um futebol muito directo.
Depois deste período sem grande domínio de uma equipa sobre outra, o Penalva, que jogava a favor do vento neste primeiro tempo, passou a assumir mais o jogo e a criar perigo constantemente ao reduto defensivo são-joanino.

Minuto fatídico para o Penalva e decisivo no encontro!

Decorria o minuto 39, no melhor período da formação local na etapa inicial, é a formação visitante que revela mais eficácia. Rui Miguel atento ao posicionamento dos defensores do Penalva ganha posição aos mesmos e com espaço fica frente a Vareiro e com pontaria afinada remata certeiro para o fundo da baliza dos penalvenses.
A Sanjoanense aproveitava assim da melhor maneira em contra-ataque (revelando uma eficácia elevada), uma aberta da defensiva penalvense para assim conferir a única alteração no marcador durante todo o encontro.
Na resposta o Penalva em desvantagem no marcador reagiu, mas novamente em contra-golpe, a Sanjoanense, por intermédio de Alex Oliveira, que em velocidade ganhou posição aos jogadores do Penalva, e frente a Vareiro falha o segundo depois de excelente intervenção do último elemento defensivo da turma penalvense.

Ao intervalo, o resultado estava feito para a Sanjoanense!

Depois do reinicio da partida, é a equipa orientada por Tótá que entra mais pressionante, tentando dar a volta aos acontecimentos que jogam a seu desfavor.

Penalva fica reduzido a 10 elementos!

Estavam apenas volvidos três minutos depois do inicio da etapa complementar quando o arbitro, com um critério muito rigoroso considerou uma falta praticamente a meio campo merecedora de amarelo, que no caso, iria ser o segundo para Faria e a consequente expulsão.
O Penalva passava assim a jogar com menos um elemento e de certa maneira eram mais dificuldades acrescidas na partida que em pouco corriam a seu favor.

O jogo tornou-se mais aberto e mais emocionante junto das balizas!

Mesmo que os locais tenham ficado em inferioridade numérica, a partida começou-se a jogar-se com mais espaço e a formação em desvantagem ariscou mais e com mais atitude reagiu bem às adversidades criando por diversas situações alguns apuros para o último reduto dos visitantes, a exemplo o remate ligeiramente por cima de Nelson Cardoso.
De um momento para o outro, é a Sanjoanense que se acerca mais da baliza contrária e num espaço de dois minutos cria duas situações de verdadeiro perigo para a baliza de Vítor Vareiro. Primeiro novamente Alex Oliveira, que voltou a não ganhar o duelo com o guardião penalvense e depois o poste a impedir que Rúben Neves marcasse o segundo da formação rientada por José Brito, de remate de fora da área. Estava assim confirmado que o jogo ganhava contornos de emocionalidade junto das duas balizas.

André Mateus muito activo na partida foi um elemento perdulário no Penalva!

O Penalva reage novamente e também no espaço de dois minutos é capaz de criar duas boas situações para empatar. A primeira por intermédio de Papy, que rematou ao lado e no seguimento é André Mateus a falhar uma flagrante ocasião para restabelecer a igualdade.
A partida revelava transições rápidas ataque-defesa e as situações de golo junto das balizas sucediam-se.

Sanjoanense também reduzido a 10 elementos!

Ao minuto 76, é a vez da Sanjoanense ficar reduzida a 10 elementos, depois de Rui Miguel ter simulado uma grande penalidade no entender do arbitro e a ser punido com a consequente cartolina amarela, que era a segunda e consequentemente o jogador recebeu ordem de expulsão.
Passava-se então novamente a jogar em igualdade numérica entre as duas formações e entravamos no último quarto de hora que se esperavam, certamente, de muita emoção.

Penalva desperdiça as duas melhores ocasiões de golo nos últimos dez minutos do encontro!

Entravamos já nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar e o Penalva tentava ainda contrariar o marcador de jogo que não estava a jogar a seu favor.
Com mais homens na frente de ataque, a turma penalvense ainda construiu duas belíssimas ocasiões de golo. A primeira ao minuto 84, por intermédio de Bruno Loureiro, que mesmo à boca da baliza cabeceou por cima quando estava em privilegiada posição para o fazer com sucesso e ainda a última soberana ocasião por intermédio de André Mateus, no penultimo minuto do tempo regulamentar, quando tinha espaço, tempo e posição para fazer materializar em golo este ascendente final do Penalva nesta partida. Valeu também a boa intervenção do guardião João Silva, elemento que também se destacou neste encontro.

Penalva revelou nervosismo!

Pouco mais iria ser acrescentado à partida durante o tempo de descontos em que o Penalva não desistiu mas não teve o discernimento mais adequado. O nervosismo apoderava-se dos jogadores penalvenses que pela primeira vez no campeonato se viam nesta situação de desvantagem ao minuto 90 e assim foi que se ditava a primeira derrota, perdendo assim a invencibilidade no campeonato ao cabo de 9 jornadas.
A liderança, essa não foi perdida, mas agora somente com um ponto de vantagem sobre o segundo classificado e o mais importante, que foi a distância dos seis últimos classificados, ficou mais curta.
Por fim quanto ao trabalho da equipa de arbitragem que viajou do distrito do Porto pautada com algum excesso no capitulo disciplinar mas de resto uma trabalho regular.




[CinZa]

9ª Jornada - 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):

Avanca 4 x Sampedrense 1
Valecambrense 1 x Nogueirense
1
Oliveira do Hospital 4 x Canas de Senhorim 0
Alba 0 x Académico de Viseu 0
Oliveira de Frades 1 x Bustelo 2
Penalva do Castelo 0 x Sanjoanense 1

Classificação após a 9ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):