Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

2ª C: Penalva do Castelo 1 - Tourizense 1


01 de Fevereiro de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Cerca de 250 pessoas de Assistência


Penalva do Castelo empata com candidato ao primeiro lugar!! Empate encaixa bem no futebol praticado entre ambas as equipas!!

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Portela, Rogério, Élio, Carvalhinho, Saraiva, Gamarra (capitão) (Tó-Jó - 64 minutos) (Bruno Loureiro - 71 minutos), Paulo Listra, Tomé, Belo (Sérgio Pote - 46 minutos) e Rodrigo.
Treinador: Carlos Agostinho.

Grupo Desportivo Tourizense alinhou com:
Barroca, Xico (Josi - 76 minutos), Rubén, Fábio Santos, Silvestre, André Fontes, Pedro Ribeiro (Aguinaldo - 73 minutos), Traquina, André Pires, Sílvio (capitão) e Tó-Mané.
Treinador: Zé Nando

Jogava-se a 19ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, perante a equipa do Grupo Desportivo de Tourizense (equipa do concelho de Tábua), que se constitui como uma equipa candidata ao primeiro lugar, pelo futebol apresentado, não pela candidatura assumida pelos seus dirigentes.

Um pouco de forma natural, o estado do relvado não se iria encontrar nas melhores condições para a prática de futebol, dado que tinha chovido imenso durante os dias que antecederam a partida.


A equipa do Penalva queria naturalmente dar uma melhor imagem do que realizou no jogo anterior, tendo desde logo feito algumas alterações no seu conjunto, destaque para a estreia do defesa Portela (reforço de "Inverno"), frente a um conjunto (Tourizense), pelo que se tem visto, nomeadamente no jogo da primeira volta, constitui-se a equipa que prática o melhor futebol desta série, contudo neste jogo iria ter também uma dificuldade acrescida, que era o estado do terreno.
Como tem vindo a ser habitual nos jogos em casa, a equipa do Penalva entrou bastante ansiosa, permitindo espaços em demasia, faltando também alguma concentração, que foi de facto fatal logo aos 2 minutos de jogo, num livre directo à baliza de Nuno Morais, a bola é defendida pelo guarda-redes, sobrando para o oportuno Traquina (jogador que está sob observação do FC Porto), que apanha a bola "rechaçada" pela defesa, que de seguida remata forte, para o fundo da baliza de do guarda-redes penalvense (0-1).
A equipa penalvense esta a sentir dificuldades em desenvolver o seu jogo, jogando com pouca profundidade, também permitindo alguns espaços para os dianteiros do Tourizense, nomeadamente para o melhor marcador actualmente da série, Tó-Máne e a Pedro Ribeiro, que remataram com algum perigo aos 17 e 14 minutos respectivamente.
A equipa do Penalva só a partir da meia hora de jogo começou a subir mais no terreno, jogando com mais assiduidade junto da defensiva do Tourizense, criando um lance soberano para empatar, quando aos 33 minutos, na sequência de um livre, descaído da direita do ataque penalvense, com Portela a centrar para cabeça de Paulo Listra, que efectua uma excelente cabeceio, bem defendido por Barroca, que estava atento.
Aos 41 minutos, novamente de livre, ececutado da direita, desta vez cruzado por Rodrigo, para o interior da grande área, onde aparece solto de marcação, Belo, em óptima posição, a cabecear ao lado, quando se encontrava em excelente posição para marcar. Perdia-se assim uma grande ocasião, durante o melhor período da equipa penalvense na primeira parte do encontro.
O intervalo assim chegava, com vantagem para o Tourizense, que teve uma boa primeira meia hora de jogo, período onde marcou o golo, que lhe oferecia a vantagem no encontro. Quanto ao Penalva, pelas 2 oportunidades que dispôs, também poderia ter marcado.
Segunda parte começa, com Belo a ficar no balneário, por problemas físicos, entrando para o seu lugar, respectivamente, Sérgio Pote, sendo que a equipa do Penalva surgiu mais ambiciosa, criando perigo, mais frequentemente e acertando as marcações na defesa.
Assim aos 50 minutos iria surgir mais uma grande ocasião para o Penalva marcar, em que Paulo Listra abre bem para o lado esquerdo, onde aparece Rodrigo em boa posição, demorando a rematar, e quando o efectua, é alegadamente empurrado, ficando possivelmente uma grande penalidade por marcar, contudo o remate foi defendido por Barroca, que fez bem a mancha.
Aos 54 minutos, o Tourizense respondeu com algum perigo, num cruzamento para a grande área penalvense, com um cabeceamento de Pedro Ribeiro, para fora.
Aos 62 minutos, novamente o Tourizense a criar alguns calafrios para a defesa penalvense, contudo a bola após vários ressaltos nos defesas é afastada da defensiva.
Logo a seguir, na sequência de um livre a saída do meio campo penalvense, Portela cruza para a "confusão", onde vários jogadores saltam em direcção a bola, com Barroca chega mais alto, socando para a frente, onde aparece solto, Rodrigo, este remata contra Barroca novamente, a bola novamente a ficar na mercê do Penalva, onde Tomé é mais eficaz, rematando para o fundo da baliza, fazendo assim o empate, já merecido, no jogo, decorria o minuto 63.
Estava relançada a partida, contudo, talvez porque o estado do terreno ficou ainda pior, o futebol foi decaindo em termos de qualidade, não se registando mais lances que pudessem por em perigo iminente ambas as balizas.
Eram dados mais 3 minutos de compensação, terminando de seguida o encontro, em que o resultado foi certo para aquilo que se passou durante os 90 minutos. Num jogo bastante equilibrado, em que ambas as equipas não conseguiram expor o seu futebol, acabou por ser de bola parada, que os golos surgiram.
Quando a equipa Penalvense, tirando a primeira meia hora de jogo, "bateu-se" muito bem, melhorando animicamente e em termos de qualidade de jogo, que se espera que continue para os 2 e últimos próximos encontros, desta primeira 1ª fase do campeonato. Próximo encontro está marcado para dia 8 de Fevereiro de 2009, com a equipa penalvense a visitar o reduto do Monsanto (Alcanena).
Arbitragem, que viajou do distrito de Braga, um trabalho regular, contudo manchado, um pouco, pelo lance que poderia ter sido assinalado a grande penalidade a favor do Penalva, aos 50 minutos.

Árbitro de Jogo: Flávio Sousa (A. F. Braga)

Golos: Traquina (2 minutos) 0-1, Tomé (63 minutos) 1-1.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Rogério (13 minutos), Belo (31 minutos), Silvestre (40 minutos), Rodrigo (50 minutos), Saraiva (67 minutos) e André Pires (69 minutos).

Outros Resultados da 19ª Jornada 2ª C - 1ª Fase:

Operário 2 - Eléctrico 0
Oliveira do Bairro 2 - Nelas 1
Pampilhosa 1 - Praiense 0
União da Serra 2 - Monsanto 0

Classificação após a 19ª Jornada 2ª C - 1ª Fase: