Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

2ª C: Penalva do Castelo 0 - União da Serra 1


15 de Fevereiro de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)

Cerca de 250 pessoas de Assistência


Penalva do Castelo termina participação na 1ª Fase com derrota caseira!!
O sorte não esteve do lado dos penalvenses, contudo a equipa de Penalva só pode queixar-se de si próprio, devido as oportunidades falhadas!!

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Luís Portela (Rodrigo - 37 minutos), Élio, Sérgio Pote, Rúben Trigo, Gamarra (capitão), Bruno Loureiro, Carvalhinho, Tomé (Belo - 64 minutos), Paulo Listra e Julinho (Gonçalo - 77 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

União Desportiva da Serra alinhou com:
Pedro Duarte, Ruas, Mota (capitão), Parracho, Marinho, Carioca, Hugo Carvalho, Rui Costa (Pimenta - 67 minutos), Pedro Mendes (Mamadou - 87 minutos), Marco Aurélio e André Carvalho (Miguel Pinho - 81 minutos).
Treinador: Ricardo Moura

Jogava-se a 21ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, perante a equipa do União Desportiva da Serra (equipa do concelho de Leiria), que se constitui como uma agradável surpresa neste campeonato, na sua época de estreia, nesta divisão.

Para os penalvenses, este constituía-se como, o derradeiro jogo da primeira fase desta 1ª Fase do campeonato, já que na última jornada, irá folgar, dada a desistência e desqualificação da equipa de Abrantes, o adversário com quem tinha encontro agendado.
Este encontro, para os penalvenses era de tudo ou nada, ou seja, só os 3 pontos dariam alguma "coisa" para a próxima fase, já que a derrota ou o empate dariam com que não se somasse mais nenhum ponto, para transpor para a 2ª Fase. Do outro lado, estava a equipa "leiriense"do União da Serra, a realizar um campeonato bem acima das expectativas, com tranquilidade, com a manutenção "virtual" já garantida. Portanto, das boas equipas desta série.


Numa tarde de sol, o encontro começa, com os primeiros 15 minutos, a traduzirem-se em equilíbrio, sem grande acutilância de nenhuma equipa, contudo, a equipa penalvense mostrava querer resolver as coisas cedo, demonstrando um pouco mais de ascendente do que a equipa do União.
A primeira "verdadeira" oportunidade de golo, surgiu aos 15 minutos, para o União da Serra, num pontapé de canto, um jogador "leiriense" cabeceia com muito perigo, no interior da grande área defensiva penalvense, com uma defesa apertada de Nuno Morais, que se opôs ao lance.
A equipa "leiriense" atacando menos, criava mais perigo que a equipa penalvense, demonstrando serem mais práticos do que os penalvenses, estes, apesar de terem mais ascendente, sentiam mais dificuldades em criar "verdadeiro" perigo junto da baliza de Pedro Duarte.
Assim, aos 27 minutos, chegava o momento marcante da partida, aquele que decidiu o encontro, André Carvalho, marca o único golo da partida, na recarga de um livre (que deveria primeiramente ser assinalado contra o União, já que Julinho sofre falta, prendendo seguidamente a bola, quando se encontrava no chão), cruzado para a grande área defensiva penalvense, Nuno Morais afasta primeiramente, um cabeceio de um jogador do União, a bola sobra "caprichosamente" para André Carvalho, que sem oposição defensiva, remata fácil para o fundo da baliza penalvense, com os defensores penalvenses a demonstrarem passividade na protecção ao seu guarda-redes (0-1).
O treinador penalvense, Carlos Agostinho, na tentativa de reagir ao golo sofrido, lança no jogo Rodrigo, um atacante por troca de um defesa (Luís Portela). A equipa penalvense continuou a ter mais jogo atacante, e iria criar uma situação de golo iminente, passava o minuto 39, quando Julinho, numa "tabela" com um colega, fica em boa posição, descaído da direita e a saída de Pedro Duarte o dribla, cruzando para o interior da grande área do União, onde aparece Bruno Loureiro, solto, a rematar para a baliza "deserta", mas o defesa Parracho chega a tempo de cortar a bola, já em cima da linha de golo.
Dois minutos depois, na sequência de um pontapé de canto, Rúben Trigo, descaído da direita, recebe um passe, ficando em boa posição, rematando ao lado, dando ainda a sensação ilusória de golo, já que passou muito perto do poste da baliza defendida por Pedro Duarte.
Intervalo no jogo, desvantagem para a equipa penalvense, de forma muito consentida, já que teve mais ascendente no jogo, não marcou nas suas oportunidades, contrastando com o União da Serra, em menos oportunidades marcou um golo, demonstrando ser uma equipa muito organizada e experiente, não enganando a sua actual classificação, saindo para o intervalo com vantagem no marcador. Contudo, o empate na partida justificava-se mais.

A segunda parte do encontro, começa, com a mesma toada da primeira, a equipa "leiriense" já não arriscava muito, defendendo bem a vantagem, trazida da primeira parte, enquanto que a equipa penalvense correu atrás do prejuízo, arriscando mais nos seus lances ofensivos, contudo bem opostos pela defesa contrária ou por outro lado o azar a persegui-los.
Aos 60 minutos, assinala-se mais uma boa oportunidade de golo para os penalvenses, o guarda-redes do União, Pedro Duarte, facilita, ao soltar a bola, quando já a tinha em sua posse, Carvalhinho apanha a sobra, mas remata contra um colega de equipa, na situação, Julinho, perdendo-se, a bola pela linha final. Decididamente, nesta tarde, a sorte não queria "nada" com a equipa penalvense.
Aos 74 minutos, nos poucos lances ofensivos durante a segunda parte, o União iria ter também uma boa situação para chegar a mais um golo, Carioca, com a sua velocidade, ganha uma bola dentro da grande área penalvense, descaído da esquerda, quando a saída de Nuno Morais, atira por cima.
Aos 77 e aos 81 minutos, já em fase de desespero, Belo iria desperdiçar mais duas boas situações de golo, a primeira a rematar contra um defesa, e a outra a rematar para fora, respectivamente, quando estava em boa posição, no segunda, derivado de uma passe de Gonçalo, que teve uma boa "arrancada" da direita.
O jogo perde algum ritmo, sobretudo os jogadores acusavam o calor algo intenso, que nesta tarde se fez sentir, limitando as acções dos jogadores. A equipa penalvense não desistiu, contudo, já fazia os seus ataques com pouca acutilância. Ficando ainda, até ao final, registado a expulsão de Ruas (União da Serra), por acumulação de amarelos (minuto 85) e já em tempos de descontos, dúvidas numa grande penalidade, que poderia ser assinalada a favor do Penalva, quando se pediu mão na bola, de um defesa do União, depois da marcação de um livre, cruzado para a grande área. Pelo grande aglomerado de jogadores, o lance não foi muito bem visível, sobretudo para quem assistia o encontro nas bancadas.
Termina assim o encontro, com a vantagem preciosa para a equipa do União da Serra, por uma bola a zero. Uma derrota inglória para os penalvenses, que lutaram durante todo o encontro, em que só a vitória interessava, podendo queixar-se só de si próprios, já que dispuseram de ocasiões quanto bastasse, para marcar pelo menos um golo, e por outro lado, a sorte hoje, a não acompanhar os penalvenses.
No geral da partida, justificava-se, pelo menos a igualdade, mas há dias assim, ganha quem consegue marcar, e foi o que aconteceu.
Quando à equipa de arbitragem, chefiada por Jorge Tavares, que viajou do distrito de Aveiro, uma actuação com momentos irregulares, com alguns erros, sobretudo dos seus auxiliares.

Assim termina a participação do Penalva do Castelo nesta primeira fase do campeonato (15 pontos), levando 8 pontos para a segunda fase, onde irá disputar o campeonato ou a série da manutenção, onde o regresso está agendado para 8 de Março.

Árbitro de Jogo: Jorge Tavares (A. F. Aveiro)

Golos: André Carvalho (27 minutos) 0-1.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Hugo Carvalho (24 minutos), Carvalhinho (55 minutos), Pimenta (69 minutos), Ruas (73 e 85 minutos), Bruno Loureiro (76 minutos), Élio (80 minutos) e Belo (90 minutos).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos, a Ruas (85 minutos).


Outros Resultados da 21ª Jornada 2ª C - 1ª Fase:

Operário 3 - Praiense 2
Fátima 1 - Nelas 1
Pampilhosa 1 - Monsanto 0
Oliveira do Bairro 1 - Tourizense 0

Folgou: Eléctrico.

Classificação após a 21ª Jornada 2ª C - 1ª Fase: