Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

2ª C: Monsanto 2 - Penalva do Castelo 1


08 de Fevereiro de 2009
Campo de Jogos do Pião - Monsanto (Alcanena)

Cerca de 125 pessoas de Assistência


Penalva do Castelo fez uma boa partida, acabando por perder ingratamente!! Arbitragem acumulou erros que influenciaram o resultado!!

Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto alinhou com:
Nuno Martins, Bruno Ferreira, Filipe Carvalho (capitão), Fredy, Dany "Messi", Rui Moleiro (Milá - 46 minutos) (Bruno Matos - 65 minutos), Pedro Fazenda, João Magalhães, Nelson Rato (Catita - 59 minutos), João Martins e Alex.
Treinador: Vitor Alves

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Luís Portela, Rogério, Élio, Rúben Trigo, Gamarra (capitão), Saraiva, Bruno Loureiro (Julinho - 78 minutos), Carvalhinho (Belo - 70 minutos), Tomé (Sérgio Pote - 81 minutos) e Paulo Listra.
Treinador: Carlos Agostinho

Jogava-se a 20ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na localidade de Monsanto (concelho de Alcanena - distrito de Santarém), localidade de difícel acesso, tanto pelas suas estradas como pela sua localização; a equipa local, Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto, perante a equipa "beirã" do Sport Clube Penalva do Castelo.

Destaque primeiramente para as condições do complexo desportivo apresentado pelo Monsanto, um recinto de medidas muito reduzidas, tendo em conta as normais medidas da maioria dos campos nesta divisão, criando ou originando desta forma, imensas dificuldades às equipas que aqui vêm jogar, dado não estarem adaptadas a este tipo de recinto (principalmente para quem joga em velocidade e em comprimento). Sobretudo o jogo tinha que se disputar em espaços curtos ou em jogo aéreo, proporcionando muitas paragens de jogo e muito contacto físico.


Quanto ao jogo em si, a equipa penalvense apresentou-se muito concentrada no início do jogo, fazendo uma primeira meia hora muito boa, onde não deu muito espaços aos adversários para jogarem da maneira que provavelmente tem hábito de jogar em sua casa, em que o jovem Bruno Loureiro assumiu algum destaque, logo aos 9 minutos, quando numa série de tabelas com Paulo Listra se isola, ligeiramente descaído da direita, quando em frente ao guarda-redes remata por baixo, mas a bola a levar pouca força, em que uma defesa consegue chegar a tempo para salvar a bola, mesmo em cimo do risco.
O Monsanto só iria conseguir "incomodar" a defensiva do Penalva, através sobretudo de remates de longe, já que os defesas penalvenses não abriam espaços, jogando muito contacto na defesa.
Aos 26 minutos aparece a jogada do primeiro golo, Filipe Carvalho, defesa do Monsanto atrapalha-se com a bola, depois de Bruno Loureiro pressionar, roubando este, a bola, ficando de seguida isolado, contornando Nuno Martins (guarda-redes do Monsanto), rematando para a baliza deserta, fazendo desta maneira o primeiro golo da partida, a favor da "turma" de Carlos Agostinho (0-1).
Depois de se colocar em vantagem, a equipa penalvense "desacelerou" um pouco, permitindo que a equipa do Monsanto "crescesse" na partida, que culminou na sua melhor oportunidade de golo durante todo o jogo (excluindo os golos), Alex, cabeceia com muito perigo, depois de um cruzamento da direita do ataque do Monsanto, estavam decorridos 38 minutos.
Aos 44 minutos surge a jogava, que iria originar o empate na partida, Rogério toca com a mão na bola, e é assinalada uma grande penalidade pelo árbitro da partida, em que Pedro Fazenda converte sem "mácula", fazendo desta maneira o empate no jogo (1-1). Logo de seguida, o árbitro de jogo, apita para o intervalo, com a igualdade a uma bola, assistindo-se a uma primeira parte muito equilibrada, com os penalvenses a terem as mais oportunidades de golo.
A segunda parte começava, voltava o equilíbrio na partida, e iriam surgir alguns erros da equipa de arbitragem, o primeiro aos 52 minutos, quando um jogador do Monsanto também mete as mãos a bola dentro da área, num cruzamento de um jogador penalvense, em que nada é assinalado, que seria assim, uma grande penalidade a favor dos penalvenses. Passou mais algum tempo, em que o jogo se encontrou repartido, em que não apareceram oportunidades claras de golo, repartindo-se a partida, de um lado e do outro, até aos 67 minutos.
Aos 68 minutos surge outro erro da equipa de arbitragem, é assinalado mais uma grande penalidade contra os penalvenses, em que o árbitro a menos de 10 metros nada tinha assinalado primeiramente, inclusive já tinha virado olhar para o outro sentido do campo, quando o auxiliar do lado dos bancos, a uns 30 metros, chama o árbitro da partida para lhe comunicar que viu motivos para assinalar uma grande penalidade, causando perplexidade entre os jogadores penalvenses, e inclusive, alguns adeptos do Monsanto na bancada, que até motivou algum gargalhada pela respectiva marcação de falta. Assim Rogério foi o "culpado" pela falta, recebendo o respectiva acção disciplinar, o amarelo, que iria ser o segundo na partida, e o consequente vermelho e ordem de expulsão, em que a grande penalidade é convertida novamente por Pedro Fazenda, desta vez com alguma sorte, já que a bola ainda é defendida por Nuno Morais (2-1).
Natural insatisfação dos penalvenses e de Carlos Agostinho, que pela entrega que estavam a ter no jogo e pela agradável exibição que estavam a realizar, não mereciam tal castigo, estarem em desvantagem no marcador, sobretudo devido a erros da equipa de arbitragem.
Com menos um jogador, a equipa do Penalva não baixou os braços, continuando a jogar em toda a largura do campo.
Nos últimos 15 minutos, o jogo ficou um pouco "partido", jogando-se já pouco no meio campo, em que a equipa penalvense deu tudo por tudo, para chegar a igualdade no marcador, fazendo avançar mais homens para a frente, em busca do merecido empate na partida, contudo sem grandes resultados práticos, dado a superação que os defesas do Monsanto, levaram sobre os atacantes do Penalva.
O Monsanto criou algum perigo, junto da defesa penalvense, com remates de longe, bem opostos por Nuno Morais, que mostrou segurança. Destaque até ao final de mais duas boas situações de golo, estas para a equipa penalvense, dois remates que levavam "selo" de golo, o primeiro através da marcação de um livre directo, efectuado por Gamarra, e no segundo, um cabeceamento de Paulo Listra já dentro da pequena área, depois de uma canto, em que o Nuno Martins, se opôs excelentemente, guardando desta maneira a baliza da sua equipa, do empate na partida.
Eram dados mais 4 minutos de compensação.
Aos 90+2, outro erro da equipa de arbitragem, Filipe Carvalho do Monsanto e o seu guarda-redes na marcação de um pontapé de baliza, fazem com que se perca tempo voluntariamente, afastando, Filipe Carvalho, a bola para longe, para que fosse introduzida outra em campo, o árbitro, de uma maneira correcta iria mostrar acção disciplinar, só que ao guarda-redes, contudo errada mente, já que não tinha sido ele a perder tempo, mas sim Filipe, que já tinha um amarelo, ficando desta maneira por mostrar o respectivo segundo amarelo, e a consequente ordem de expulsão.
O jogo terminava, para desespero dos penalvenses, que na realização de uma partida muito agradável em que os seus jogadores tiveram uma entrega fantástica no jogo, acabou por perder, não ficando sequer com um ponto, que seria de inteira justiça, em grande parte devido aos erros de arbitragem na segunda parte.
Portanto um trabalho irregular da equipa de arbitragem, chefiada por Tiago Canário, que tinha viajado do distrito de Beja, sobretudo na segunda parte, já que na primeira, tinha efectuado uma trabalho positivo, com erros que prejudicaram, mais uma vez (com que a equipa penalvense tem se defrontado durante esta fase do campeonato, sobretudo nos jogos fora de casa) a equipa beirã, talvez merecedora de uma atenção por parte das entidades que comandam o futebol no distrito de Viseu, que deve assim zelar pela justiça desportiva das suas equipas, que representam o futebol a nível nacional.
Próxima jornada, a realizar a 15 de Fevereiro de 2009, a equipa do Penalva do Castelo a receber a equipa do União da Serra (Leiria), que assim dá como término, a participação penalvense, nesta primeira fase do campeonato, como já está decidido pela classificação, na segunda fase, irá disputar a fase da manutenção.

Árbitro de Jogo
: Tiago Canário (A. F. Beja)

Golos: Bruno Loureiro (26 minutos) 0-1, Pedro Fazenda (45 minutos - g.p.) 1-1 e (69 minutos - g.p.) 2-1.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Rogério (44 e 69 minutos), Carvalhinho (51 minutos), Tomé (56 minutos), Filipe Carvalho (58 minutos), Catita (66 minutos), Dany "Messi" (76 minutos), Fredy (81 minutos) e Nuno Martins (90+2 minutos).
Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos, a Rogério (69 minutos).

Outros Resultados da 20ª Jornada 2ª C - 1ª Fase:

Eléctrico 0 - Fátima 2
Nelas 0 - Operário 0
Tourizense 1 - Pampilhosa 3
Praiense 0 - Oliveira do Bairro 2

Classificação após a 20ª Jornada 2ª C - 1ª Fase: