Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (2ª Fase - 9ª Jornada): SC Salgueiros 1 x SC Penalva do Castelo 1


Penúltima jornada reserva empate meritório no dificel terreno do Salgueiros! Apesar da divisão de pontos e de conquistar um bom resultado em casa de um dos vice-lideres, a turma penalvense perde lugar de acesso à Taça de Portugal que poderá novamente recuperar-lo na última ronda!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube Salgueiros 08
1 Chico
5 Moreira
11 Toste
14 Alex Cabral
16 Pinheiro ©
17 Correia
19 Luca
23 João Rodrigues
25 Couto
27 Fábio Pereira
89 Fábio Gonçalves

Substituições: 17 Correia por 28 Quim Ferraz (55`), Alex Cabral por 20 Vigário (65`) e Fábio Gonçalves por 10 Pedrinho (82`).

Suplentes não utilizados:
50 Marco
3 Albertino
18 Hugo Oliveira
30 Ricardo Costa

Treinador: Carlos Secretário

X

Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
2 Tiago Borges
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
8 Rui Santos
11 Dédé
12 Joãzito
13 Ascenso
20 Gui
21 Joe ©
22 Egipto

Substituições: Joãozito por 9 Zé Henrique (58`), Ascenso por 7 Zé Carlos (72`) e Rui Santos por 23 João Marcelo (89`).

Suplentes não utilizados:
99 Bruno Ferrary
10 Miguel Pereira
17 Alex Sousa
77 Dani Pina

Treinador: Rogério Sousa


25 Maio 2013
Jogo no Estádio do Padroense Futebol Clube, na localidade de Senhora da Hora, em Matosinhos.
Assistência: cerca de 950 pessoas
Árbitro: Luís Maximo (A.F. Castelo Branco)
Auxiliares: Duarte Amaro & João Diogo
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-1
Marcadores: Joe (p.b.) (70`) e Zé Henrique (78`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Fábio Pereira (61`), Tiago Borges (69`), Quim Ferraz (81`), Moreira (84´), Diogo Cunha (85`), e Pedro Cruz (90´).


Na penúltima jornada da fase final da temporada, o Penalva do Castelo visitou novamente o terreno do Salgueiros 08, que joga habitualmente em casa emprestada, que pertence ao Padroense Futebol Clube em Matosinhos.
Jogo de interesse e importante para a ambição das duas formações. A turma portuense procurava conquistar o segundo lugar e de acesso directo à subida enquanto os penalvenses já sem hipóteses de alcançar lugar de subida, tinham e têm em vista se apurar em lugar que dê acesso à Taça de Portugal na próxima temporada, nomeadamente a quarta ou quinta posição classificativa nesta fase final da competição.

"Futebol é uma coisa, matemática é outra. Só que, por estas alturas, as duas vertentes costumam andar de mão dada. No caso do Salgueiros, a matemática fez com que a equipa de Carlos Secretário pudesse entrar para este jogo com uma certeza: a subida estava garantida."
O objectivo era, portanto, ser o campeão de série mesmo apesar de já não depender apenas de si. Do lado do Penalva do Castelo, a matemática dizia que a posição era de Taça de Portugal 2013/14, mas que os pontos eram vitais para esse cálculo continuar positivo ou em conta do seu interesse.
Apresentando um onze com muitas ausências e várias mexidas, a equipa de Paranhos entrou a aplaudir de pé o capitão e veterano jogador Albertino, ele que conta com 41 anos e que se despedia dos adeptos no banco de suplentes, mas amorfa dentro das quatro linhas. O Penalva, sem o capitão Sérgio Fonseca, sem Gamarra e nem Flávio Cardoso, contou com o regresso de Tiago Borges ao lado esquerdo da defesa e de Diogo Cunha ao centro. Tentou, como é habitual com Dedé em campo, fazer chegar bolas ao avançado que, devido à sua envergadura física e ao seu poder de combate, gosta de "tricotar" e fazer dificel a vida às defesas contrárias.
Numa primeira parte não muito bem jogada e a um ritmo médio, coube a Fábio Pereira o melhor remate, com Pedro Cruz a fazer grande defesa aos 17 minutos.
O intervalo trazia o nulo, resultado que melhor espelhava a “preguiça” ou pouco esclarecimento de os jogadores introduzirem números no placar.
No regresso dos balneários esperava-se maior acutilância salgueirista, mas não se verificou a previsão. Face a isso e ao crescendo de confiança (e de futebol) da equipa de Penalva do Castelo, Secretário começou a mexer na equipa. Quim Ferraz e o jovem Vigário tentaram agitar a partida, mas era o Penalva quem começava a "cheirar" a área contrária, para desespero dos adeptos da casa.
Aos 70 minutos, golpe de teatro: livre para a área penalvense e atrapalhações constantes resultaram num auto-golo de Joe, capitão de equipa neste encontro.
Parecia que o Penalva ia regressar aos jogos das boas exibições e ironicamente às derrotas, mas eis que surge Dedé. "Ziguezagueando" pela esquerda, consegue entrar na área e oferecer o golo ao jovem Zé Henrique.
Prémio justo e que poderia ter sido ampliado com mais alguma calma e frieza, se bem que também valeu à equipa de Rogério Sousa o bom posicionamento defensivo nas bolas aéreas que eram despejadas para a área de Pedro Cruz.
No relatório e contas finais, um resultado justo, um primeiro lugar que passou a miragem para o Salgueiros e uma Taça de Portugal à distância de uma vitória para o Penalva do Castelo na ronda final.
"E já que falamos de números, nota dez para a equipa de arbitragem. Perfeita."
[Crónica & Ficha de Jogo: Rádio Lafões & CinZa]







[Fotos: Arquivo CinZa © direitos reservados]

A próxima jornada, a disputar a 01 de Junho de 2013 (Sábado), fecha a participação nesta temporada, onde o colectivo penalvense vai defrontar a Associação Desportiva de Grijó, de Vila Nova de Gaia, formação já consagrada com o titulo de campeã de série e a consequente subida ao futuro campeonato nacional de futebol.
Penalva somos todos...nas vitórias como nas derrotas...todos juntos somos mais fortes...com ambição e honra dignificamos a nossa camisola..."BASTA ACREDITAR para VENCER"...!!


Resultados e Classificação:
 
9ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 2ª Fase (Série Subida):

Salgueiros 1 x Penalva do Castelo 1
Oliveira do Bairro 2 x Estarreja 0
Grijó 2 x Alba 1

Classificação após a 9ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 2ª Fase (Série Subida):