Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festas em Honra de São Pedro em Castelo de Penalva (02 & 03 Julho 2011)


Sábado (02 Julho 2011)

+ Torneio de Sueca

Domingo (03 Julho 2011)

+ Cerimónia Religiosa

+ Actuação de Grupos Musicais da Região e do Grupo Musical Republika

quarta-feira, 29 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Dia Mundial Contra a Droga (26 Junho 2011)



Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Dez anos depois, a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros no intuito de reduzir os problemas na área de saúde e social que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de São João (24 Junho 2011)



Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de Junho.

São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mercado de Transferências Seniores SCPC (Actualização 22 Junho 2011)


É tempo de definições do plantel para a próxima temporada, e assim o Blog Sport Clube Penalva do Castelo vai acompanhar e divulgar assim que seja um dado oficial sobre as movimentações da constituição do plantel para a próxima temporada.
Assim, já tínhamos dado a conhecer alguns dados concretos sobre algumas transferências e que gradualmente se vai acrescentando:

(15 Junho 2011):

Treinador Principal: António Carlos (Tótá)

Treinadores Adjuntos: José Couto e Toni Rodrigues

Saída: Ferreirinha > CD Tondela (2011-12)

Saída: Faria > Livre (2011-12)


(22 Junho 2011):

Saída: Amílcar > GD Mangualde (2011-12)


Saída: Joe Júnior > GD Mangualde (2011-12)


Festa em Honra de São João em Pousadas (Penalva do Castelo) 24 & 25 de Junho 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Balanço Final Camadas Jovens Sport Clube Penalva do Castelo - Temporada 2010-11



Juniores:



Fazendo um balanço final da totalidade da prestação dos juniores do Sport Clube Penalva do Castelo no campeonato distrital, no qual disputaram a zona norte:

11 Vitórias
3 Empates
4 Derrotas

Classificação Final (Fase Regular):


Disputando a zona norte do campeonato distrital durante a fase regular do campeonato, a formação penalvense obteve a terceira posição. Classificação que não deixando de ser extremamente digna, não foi o suficiente para ficar apurada para disputar a fase final distrital, ficando na posição mais ingrata, que é ficar na posição imediatamente a seguir das equipas apuradas, ficando a distância de 2 pontos. Uma série marcada por equilíbrio relativo entre as formações mas com pouca competitividade, a turma penalvense tinha todas as condições para ficar no grupo dos dois primeiros classificados, lugares que deram acesso à fase final. Uma disputa pelos primeiros lugares que se estendeu até à última jornada, a formação penalvense demonstrou estar ao nível dos primeiros classificados, falhando essa concretização somente já na recta final, ficando de certa forma marcado o empate em Boassas (que apesar de ser um campo extremamente complicado, foi a equipa que ficou no lugar com a lanterna vermelha) e a derrota em Vouzela, equipa que também estava perfeitamente ao alcance dos penalvenses. Com uma mudança de comando técnico ainda na primeira volta, o conjunto de Penalva iniciou a "toda o gás" a sua participação, mas aos poucos foi perdendo esse fulgor mas que ainda manteve sempre a turma de Penalva nos primeiros classificados. Com a formação de Oliveira de Frades a superiorizar-se um pouco acima das restantes, a luta com o Sporting de Lamego foi intensa mantendo-se até à última ronda da fase regular.
Para além da analise desportiva ao campeonato realizado, a formação penalvense também sofreu algumas condicionantes que não ajudaram a manter uma regularidade e solidez necessária para se manter até ao final nos dois primeiros classificados.
A equipa esteve sob a orientação, primeiro de Carlos Sousa e seguidamente de João Paulo Ferreira, juntamente com o contributo de Nuno Jorge.

Jogadores mais valiosos e em destaque ao longo da temporada:
- Flávio Amaral
- Tiago Gonçalves
- Fábio Pardal
- Marcelo Coelho
- André Amaral
- Ricardo Figueiredo
- Tiago Murrão
- Ludovic Soder


Juvenis:



Fazendo um balanço final da totalidade da prestação dos juvenis do Sport Clube Penalva do Castelo no campeonato distrital, no qual disputaram a zona sul:

11 Vitórias
5 Empates
6 Derrotas

Classificação Final (Fase Regular):


Disputando a zona sul do campeonato distrital durante a fase regular do campeonato, a formação penalvense obteve a quinta posição. Classificação que não deixando de ser extremamente digna, não foi o suficiente para ficar apurada para disputar a fase final distrital.
Uma série marcada por bastante competitividade, a luta pelos primeiros lugares foi disputada sensivelmente pelos seis primeiros classificados ao fim da fase regular.
A turma penalvense com um bom inicio e um bom fim de participação, teve uma prestação menos positiva nos finais da primeira volta e nos princípios da segunda volta da fase regular, o que lhe custou andar um pouco arredada dos dois primeiros lugares, aqueles que davam acesso à fase final da competição.
Com uma formação equilibrada em todos os seus sectores, a equipa revelou boa capacidade de concretização e uma solidez defensiva interessante mas que marcada com alguma irregularidade.
Assim, mesmo com uma boa performance desportiva, o conjunto penalvense falhou nos desafios cruciais para lhe conferir uma estatuto de candidato à fase final, mesmo que tenha ainda ganho um desafio a uma das equipas que ficou apurada para a fase final.

Quanto aos adversário, o Lusitano de Vildemoinhos, que não só garantiu o primeiro lugar na fase regular como também na fase final distrital juntamente com o Canas de Senhorim, que ficou na segunda posição, garantiram os lugares elegíveis para disputar a fase final do campeonato.

A equipa juvenil esteve sob a orientação de Luís Filipe Pinto, juntamente com o contributo de Sérgio Pote.

Jogadores mais valiosos e em destaque ao longo da temporada:
- Dani Pina
- João Pedro Osório
- Luís Pedro Cabral
- Nuno Rafael
- Fábio Manekas
- Renato Ferreira
- Marcos Adro
- Gonçalo Ferreira
- Alexandre Videira

Classificação Final (Fase Regular):



Iniciados:


Fazendo um balanço final da totalidade da prestação dos iniciados do Sport Clube Penalva do Castelo no campeonato distrital, no qual disputaram a zona sul:

9 Vitórias
1 Empate
12 Derrotas

Classificação Final (Fase Regular):


Disputando a zona sul do campeonato distrital durante a fase regular do campeonato, a formação penalvense obteve a nona posição. Classificação, que apesar de ficar distante dos primeiros lugares, conferiu também uma digna participação no campeonato.
Com uma série competitiva entre a grande parte das formações, a formação penalvense, cedo revelou limitações que a colocassem fora dos candidatos aos lugares de acesso à fase final.
Também com um plantel algo desequilibrado, a turma penalvense teve oscilações no seu rendimento durante a fase regular do campeonato, tendo uma melhoria significativa da primeira volta para a segunda volta, não só em termos competitivos como desportivos.
Terminando a sua participação em grande estilo com três triunfos consecutivos, dois deles frente às equipas que ficaram apuradas para a fase final da competição, o conjunto penalvense acabou por obter uma performance positiva, no que se refere a golos marcados e sofridos.
De destacar, que foi também um escalão de formação penalvense que sofreu mudança de orientação técnica durante o decorrer do campeonato.

Quanto aos adversário, o Viseu e Benfica, que garantiu o primeiro lugar na fase regular, juntamente com o Canas de Senhorim, que ficou na segunda posição, garantiram os lugares elegíveis para disputar a fase final do campeonato.

A equipa dos iniciados esteve sob a orientação, primeiro de Daniel Nogueira, e depois de João Mota, juntamente com o contributo de Bruno Gomes Levi.

Jogadores mais valiosos e em destaque ao longo da temporada:
- Rafael Ascenção
- João Carvalho
- Alexandre Correia
- Renato Domingos
- Miguel Ferreira
- Roberto Machado
- Hugo Rebelo
- José Figueiredo

Classificação Final (Fase Regular):



Infantis (Sub-13):



Classificação Final (1ª Fase - Fase Regular Série C):


Classificação Final (2ª Fase - Série Terceiros):


Escalão que foi divido em duas fases, em que a primeira servia como fase regular e seriar as posições para as séries da 2ª fase. A formação penalvense, que foi orientada por Joaquim Domingos, durante a primeira fase obteve a terceira posição na série C, depois de oito triunfos e quatro derrotas. Seguidamente na 2ª fase, a turma penalvense disputando a série dos terceiros, obteve a sexta e última posição da série C, ficando no computo geral do campeonato, na 18ª posição.
Depois de uma boa participação durante a primeira fase, a equipa perdeu perdeu de certa forma alguma confiança para a 2ª fase, levando a que a sua participação na fase final do campeonato, tivesse uma prestação negativa.
Apesar de uma performance negativa na segunda fase, o conjunto infantil teve uma prestação digna durante a temporada.


Benjamins (Sub-11):


Classificação Final (1ª Fase - Fase Regular Série E):


Classificação Final (2ª Fase - Série Primeiros):


Escalão que foi divido em duas fases, em que a primeira servia como fase regular e seriar as posições para as séries da 2ª fase. A formação penalvense durante a primeira fase obteve a primeira posição na série E, depois de sete triunfos e um empate. Seguidamente na 2ª fase, a turma penalvense disputando a série dos primeiros, obteve a quarta posição da série A, ficando no computo geral do campeonato, também na 4ª posição.
Depois de uma excelente participação durante a primeira fase, na qual obteve uma performance bem positiva, perdendo apenas 2 pontos. A equipa obteve o direito desportivo de disputar a série que atribuía os primeiros lugares, como o campeão distrital do escalão. Neste agrupamento, estiveram provavelmente as melhores formação do distrito e aí a turma penalvense também se bateu bastante bem, chegando ainda a lutar pelo primeiro lugar, que durante a segunda volta ficou mais longe e inacessível de chegar.
Apesar de uma performance menos boa na segunda fase, o conjunto Benjamin (escalão sub-11) teve uma prestação digna de registo durante a temporada.

A equipa dos Benjamins (sub-11) esteve sob a orientação de José Luiz Pina e de António Rodrigues.


Benjamins (Sub-10):



Classificação Final (Fase Regular):



Escalão que esta temporada teve a sua estreia na Associação de Futebol de Viseu, foi criado em modelo de campeonato de todos contra todos em jeito de fase regular.
A formação penalvense acabou por conseguir e obter um meritório 5º lugar classificativo fruto de 11 triunfos, 1 empate e 10 derrotas.
Mesmo que os resultados desportivos pouco interessem, fica o registo de uma performance positiva obtida pelo formação de escalão etário mais baixo em competições federadas na Associação de Futebol de Viseu no seu ano de estreia. Assim, o conjunto Benjamin (escalão sub-10) teve uma prestação bastante digna de registo durante a temporada.

A equipa dos Benjamins (sub-1o) esteve sob a orientação de Filipe Morais e de António Pinto.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dia Mundial do Refugiado (20 Junho 2011)


O Dia Mundial dos Refugiados deve fazer-nos lembrar que poderia ser um de nós a ter de abandonar o nosso país e procurar um tecto seguro no estrangeiro. Nesse sentido é nossa obrigação oferecer aos refugiados o mesmo acolhimento que esperaríamos encontrar para nós próprios.

Neste dia deve ser também homenageado o esforço e a determinação dos refugiados, para onde quer que se dirijam, em levantarem-se das cinzas e começarem de novo na reconstrução das suas vidas.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dia Mundial de Combate à Seca e ao Despovoamento (17 Junho 2011)


Hoje dia 17 de Junho comemora-se o Dia Mundial contra a Desertificação e a Seca, data proclamada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1994.

Segundo a Convenção da ONU de Combate à Desertificação entende-se que a desertificação é a degradação da terra nas regiões áridas, semi – áridas e sub – húmidas secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas.

O fenómeno da Desertificação traz como consequência o abandono das terras por parte das populações mais pobres, surgindo migrações forçadas, causando o aumento da população das grandes cidades, o que também provoca mais desemprego, pobreza, exclusão, marginalidade, poluição e outros problemas sócio-ambientais urbanos. A par da Desertificação, e fortemente interligados, regista-se ainda o fenómeno climático da Seca, causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Actualmente o risco de desertificação atinge 33% da superfície terrestre, envolvendo uma população de 2,6 biliões de pessoas assumindo-se desta forma como uma problemática mundial. Numa mensagem a propósito do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, o secretário-geral da ONU referiu que se estima que "24 milhões de pessoas tenham migrado devido a problemas ambientais" e que este número poderá "atingir 200 milhões até 2050".

Em Portugal, a erosão, os incêndios florestais, o despovoamento, o agravamento dos efeitos das secas e a debilidade económica do interior são expressões evidentes de desertificação.

A Desertificação ocorre porque os ecossistemas das zonas secas são extremamente vulneráveis à sobre-exploração e utilização inapropriada do solo e da água. A desflorestação, o sobrepastoreio, a irrigação mal conduzida, as más práticas agrícolas conjugados com condições climáticas, morfológicas e pedológicas adversas contribuem para o agravamento dos problemas de erosão, compactação e salinização dos solos, de degradação dos recursos hídricos, de perda de biodiversidade, de despovoamento e de debilitação sócio-económica.

Cerca de um terço do território continental português e quase todo o Alentejo é susceptível ou muito susceptível à desertificação (clima, solo, vegetação e uso do solo).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festas em Germil (Penalva do Castelo) 17, 18 & 19 Junho 2011


Na freguesia e localidade de Germil concelho de Penalva do Castelo, vão se realizar no próximo fim de semana (17, 18 e 19 de Junho de 2011) festas de comemoração do 17º Aniversário da Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva Os Melros.
Distribuído por três dias, (Sexta, Sábado e Domingo), os festejos vão contar com animação a cargo de diversas atracções musicais:


Percurso e Caminhada pelo concelho de Penalva do Castelo (Cicloturismo e Percurso Pedreste) em Penalva do Castelo (19 Junho 2011)


Vai se realizar no próximo Domingo (19 de Junho de 2011) um Percurso e Caminhada que pode ser realizado por Percurso Pedreste ou Cicloturismo no concelho de Penalva do Castelo.
Organização a cabo dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, inserido nas comemorações do 62º Aniversário da corporação.
As inscrições estão em vigor e podem ser levadas a cabo na sede da mesma corporação.
O percurso terá inicio logo pela manhã do próximo Domingo.
Aparece....podes optar por caminhar ou levar bicicleta!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Futuro: Seniores Sport Clube Penalva do Castelo


A equipa sénior do Sport Clube Penalva do Castelo depois de terminada mais uma temporada no fim do mês de Maio, naturalmente prepara a próxima temporada, tendo já começado a definir e alinhavar a constituição do plantel para a próxima época desportiva que terá inicio em meados do mês de Agosto.
Como não tem sido excepção na larga maioria do futebol nacional, as dificuldades económicas, entre outras, marcam o panorama desportivo para a próxima temporada.

"Sob este pano de fundo" a preparação da equipa no global vai "tomando corpo", estando para já confirmada a continuidade da equipa técnica que transita da temporada anterior:

Treinador Principal: António Carlos (Tótá)


Treinadores Adjuntos: José Couto e Toni Rodrigues

Quanto a jogadores, apenas se adianta que Ferreirinha abandona o clube depois de fazer a sua estreia na temporada anterior no escalão sénior para o Clube Desportivo de Tondela que milita na 2ª Divisão Nacional.
Tal como Faria, que já havia abandonado o clube mesmo na ponta final na temporada anterior por motivos profissionais.

Ferreirinha > CD Tondela (2011-12)


Faria > Jogador Livre (2011-12)


Acção de Sensibilização - "Violência Doméstica" (17 Junho 2011 - 10h00) em Penalva do Castelo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia Mundial do Dador de Sangue (14 Junho de 2011)



"Dia 14 de Junho de 2011 comemora-se mais um Dia Mundial do Dador de Sangue, este ano sob o lema «Mais sangue. Mais vida», lema que visa reflectir a necessidade urgente de mais pessoas, em todo o mundo, doarem sangue frequentemente e, assim, salvarem vidas.

Depois de, em 2010, a cidade de Barcelona ter recebido as comemorações oficiais deste Dia, o evento oficial de lançamento do Dia Mundial do Dador de Sangue ocorrerá, em 2011, na Argentina"

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Balanço Final Seniores Sport Clube Penalva do Castelo - Temporada 2010-11

Sport Clube Penalva do Castelo, termina a temporada na terceira posição e alcança uma das melhores posições classificativas da sua história. Com o principal objectivo cumprido logo na primeira fase, a formação penalvense acabou por disputar a fase de subida, sem que contudo não tenha feito uma participação muito digna e meritória.


Fazendo um balanço final da totalidade da prestação dos seniores do Sport Clube Penalva do Castelo em mais uma temporada de participação na 3ª Divisão Nacional:

1ª Fase

8 Vitórias
6 Empates
8 Derrotas


Fase regular vincada por alguma irregularidade, a garantia de um lugar nos seis primeiros da classificação ficou antecipadamente decidida na penúltima jornada. Foi de uma forma algo sofrida, mas merecida e meritória que a formação sénior penalvense conseguiu a disputa da série de promoção na 2ª fase do campeonato e desde logo o cumprimento do objectivo principal da temporada, que passava pela manutenção directa.
A equipa teve um inicio fulgurante, passando depois da 3ª jornada a uma fase de sofrimento até encontrar um caminho na última jornada da primeira volta que o conduzisse até ao final a um lugar nos seis primeiros ao final da fase regular.
Uma temporada marcada com equilíbrio entre as formações, os penalvenses com poucos ou nenhuns adversários, se inferiorizaram, mas sentiram dificuldades acrescidas sempre que jogaram com formações menos experientes. Ao contrário da temporada anterior, a equipa foi das que menos empates consentiu, alternando com a vitória e a derrota constantemente.
Com uma mudança de treinador, por motivos forçados, a equipa acabou por tomar o rumo certo até alcançar o objectivo principal e praticamente único, logo na primeira fase do campeonato.

2ª Fase

3 Vitórias
3 Empates
4 Derrotas


A equipa, desde cedo afastada pontualmente dos lugares de promoção mas com a manutenção e o objectivo principal alcançado, praticamente cumpriu calendário, mas o que não invalidou de começar a participação ainda com uma palavra a dizer e batendo inclusive o pé aos principais candidatos à subida, a equipa revelou que meritoriamente justificou plenamente um lugar nos seis primeiros da classificação da fase regular, como ainda a ficar com um lugar no pódio da classificação final, logo atrás das equipas promovidas, o São João de Vêr e o Cinfães.
A equipa cedo começou a sua participação muito limitada nas suas opções, mas o que não impediu de realizar excelentes partidas, mesmo que não tenha obtido nenhum triunfo na primeira volta da segunda fase. A equipa demonstrou plenamente que não queria facilitar a vida a ninguém, justificando estar à altura dos principais candidatos, em que já nesta fase fazia muita diferença a força moral e em alguns casos algumas arbitragens menos dignas nos primeiros encontros. Com uma diferença pontual assinalável no arranque da fase final, a equipa cedo percebeu que dificelmente, porque assim a diferença pontos o exigia, que não iria conseguir lutar por um lugar de subida até ao final do campeonato.
O terceiro lugar é sempre um lugar bastante digno e assim foi que a equipa revelou potencial para justificar o lugar como algo mais que poderia eventualmente ter sido alcançado, não fosse a grande diferença pontual na fase inicial deste campeonato complementar.
Destaque também para a utilização e o lançamento de diversos jogadores jovens, inclusive de jogadores em idade júnior, como o Tiago Gonçalves e o Flávio Amaral.

Marcadores da equipa:

+ Nino 11 golos
+ Paulo Listra 8 golos
+ Tó-Jó 4 golos
+ Belo 4 golos
+ Sérgio Fonseca 4 golos
+ Bruno Loureiro 3 golos
+ Sérgio Pote 3 golos
+ Tarzan 2 golos
+ Bruno Almeida 2 golos
+ Ferreirinha 1 golo
+ Flávio Amaral 1 golo
+ Rui Lage 1 golo

Revelação da temporada:

+ Nino

Segurança e Regularidade da temporada:

+ Sérgio Pote
+ Sérgio Fonseca

Novas Apostas:

+ André Silva
+ Ferreirinha
+ Diogo Sousa
+ Flávio Amaral
+ Tiago Gonçalves

Analise aos adversários dos penalvenses:


+ Cinfães (Promovido e campeão da 3ª Divisão)
O campeão da 3ª Divisão Nacional e o vencedor de série, foi praticamente a formação mais regular e mais consistente durante toda a temporada, daí que tenha obtido a promoção bem cedo, como acabou também no primeiro posto da fase final, depois de ter terminado a fase regular na segunda posição. Foi das equipas mais equilibradas em todos os seus sectores e principalmente mais consistência tinha no seu plantel, mesmo que não tenha sido muito extenso. Para a estatística, confirmou a melhor defesa da série e a equipa com mais vitórias obtidas durante toda a temporada. Teve o mérito e a sabedoria de controlar e defender um lugar entre os primeiros, como revelou ser a formação que melhor futebol praticou, pelo menos em consistência, durante grande parte da primeira fase. Na segunda fase acabou mesmo por se tornar na equipa que mais pontos obteve não só nesta série como também em comparação a todas da respectiva divisão, registando apenas uma derrota, precisamente frente aos penalvenses.
Nos confrontos com o Penalva, o Cinfães levou a melhor por duas situações como também perdeu em outras duas situações. Em ambas as vitórias, sem tirar mérito, a formação cinfanense acabou por levar os três pontos em trabalhos de arbitragem muito polémicos. Foram desafios dos mais intensos que se registaram ao longo da temporada como também algo quezilentos, como acaba por ser natural em derbis distritais em campeonatos nacionais, mas que não retirou o fair-play e o respeito entre os dois conjuntos.


+ São João de Vêr (Promovido e 2º classificado)
Formação que também muito antecipadamente garantiu a promoção, depois de terminar a primeira fase na primeira posição, terminando seguidamente no segundo posto da fase final. Foi a equipa que menos derrotas consentiu ao longo da temporada, o que demonstrou a regularidade com que pautou este campeonato. Foi sempre uma equipa assumida para lutar por um lugar de subida, como também para levar de vencido todos os desafios. Provavelmente a formação mais equilibrada em todos os seus sectores, soube tirar partido da sua consistência e experiência para terminar folgadamente em lugar de promoção. Mesmo que apesar de não praticar um futebol muito vistoso, pautou-se essencialmente pela regularidade tendo sido a equipa com o melhor ataque da série. Sem dúvida, uma merecida subida de divisão pelo campeonato realizado como também uma palavra de apreço pela maneira digna e muito respeitadora como encararam os desafios. Nos confrontos com os penalvenses, a formação do concelho de Santa Maria da Feira levou a melhor nas duas partidas em sua casa, empatando as duas em que jogou como visitante no recinto do Penalva.


+ Avanca (Manutenção Directa - 4º Classificado)
A formação avancanense, uma vez mais, esta temporada, revelou ser das formações mais sólidas e consistentes desta série da 3ª divisão nacional. Mesmo que tenha realizado uma performance menos positiva na segunda fase, acabou por se revelar uma formação sempre muito digna e muito dificel de ultrapassar, em parte também justificada pela experiência do seu plantel. Que o digam, uma vez mais os penalvenses, que esta temporada somando com a anterior, realizaram 8 desafios entre elas. O Avanca como desde a última temporada tem sido tradição, tem tido na formação penalvense, um adversário talismã, já que o tem vencido na maioria das vezes, desta vez a fechar o campeonato, a formação penalvense vincou a "desforra" e ficou à frente dos avancanenses na classificação, terminando em igualdade pontual mas com vantagem no confronto directo. A formação do concelho de Estarreja e da terra do prémio Nobel da Medicina (Egas Moniz), realizou uma temporada sem grandes sobressaltos e que também cedo garantiu o seu objectivo principal da época, que passava pela manutenção directa. As aprazíveis relações que tem se mantido entre as duas formações, tem proporcionado desafios interessantes ao mesmo tempo que muito dignos e de respeito mutuo, em parte derivado ao acumular de encontros entre as mesmas duas equipas nos últimos tempos.


+ Alpendorada (Manutenção Directa - 5º Classificado)
Formação regressada esta temporada aos campeonatos nacionais, depois do titulo de vice-campea distrital do Porto, a formação mais distante geograficamente da formação penalvense acabou por ser a formação mais oscilante da temporada no computo geral das equipas. Garantiu um lugar nos seis primeiros também ao mesmo tempo dos penalvenses, mas que teve um trajecto diferente, já que inicialmente foi a formação que mais dificuldades sentiu a adaptar-se a esta série da 3ª divisão nacional. Com uma arranque pouco auspicioso de temporada, foi das equipas que mais melhorou a sua performance classificativa ao longo da primeira fase, principalmente. Acabou mesmo por ser a pior defesa das equipas que disputou a segunda fase no grupo de promoção, juntando os golos sofridos na primeira fase. Uma formação forte no seu terreno, conquistou com mérito um lugar nos seis primeiros, como também na segunda fase acabando por fazer "tremer" um pouco as formações que garantiram a promoção de divisão. Mesmo que não tenha tido um futebol muito vistoso e que a equipa não fosse muito experiente e equilibrada, a equipa do concelho de Marco de Canaveses compensava as suas debilidades com uma enorme disponibilidade e luta dentro de campo, a qual acabou mesmo por ser uma das grandes "chaves" de sucesso ao longo da temporada. Nos confrontos com os penalvenses, a formação entre o "rio Douro e o Tâmega"começou por perder com goleada seguida de dois triunfos e um empate. Mesmo que tinha sido notório alguma inferioridade futebolística frente aos penalvenses, o conjunto do distrito do Porto foi sempre um adversário muito incomodo.


+ Bustelo (Manutenção Directa - 6º Classificado)
A formação estreante em campeonatos nacionais, desde que apresenta estes moldes, esta temporada, acabou por se revelar como a equipa sensação e a mais surpreendente (principalmente durante a primeira fase, mais notoriamente no primeiro quadrante da temporada - 1ª volta da 1ª fase) do campeonato. Partindo com alguma desvantagem teórica, em parte devido a sua inexperiência em campeonatos nacionais, a formação do concelho de Oliveira de Azeméis teve um inicio de campeonato fulgurante, tirando partido do efeito sensação, surpresa e incógnito do seu futebol. Mesmo que praticando um futebol muito directo e muito aguerrido, por vezes chegando a ser muito quezilento e confuso, a formação bustelense marcava na maioria dos seus desafios e proporcionava desafios com muito contacto físico. Com um estádio ainda em fase de adaptação à realidade dos campeonatos nacionais, o conjunto estreante foi um adversário muito dificel para os penalvenses, no qual, venceram mesmo as duas partidas da primeira fase, acabando por perder e empatar as outras na fase complementar frente ao Penalva. A sua participação aos poucos, com o decorrer do campeonato, já quanto praticamente garantiu um lugar de permanência directa, foi descendo de produção e de fulgor, acabando mesmo por ser a equipa que menos pontos somou na 2ª fase do campeonato como a equipa a somar mais derrotas no computo geral.


+ Sampedrense (Manutenção na 2ª Fase - 7º Classificado)
Formação também do distrito de Viseu, que esta temporada regressou aos campeonatos nacionais, depois de garantir o titulo de campeã distrital de Viseu, terminou o campeonato com os objectivos cumpridos sem grandes sobressaltos, garantindo a primeira posição da série de manutenção. Foi uma formação que gradualmente subiu de rendimento, tendo na primeira fase, ficado perto do grupo dos seis primeiros. Equipa que também sofreu alteração do comando técnico, curiosamente para um elemento que transitou das camadas jovens penalvense para a turma de Lafões e que ficou a ganhar certamente com essa mudança, mesmo que tenha sido uma aposta arrojada e ariscada. Não foi uma equipa constante nem que apresentasse um futebol muito consistente, pagou um pouco pela sua inexperiência nesta divisão mas ainda foi bem a tempo para realizar um campeonato tranquilo. Fez do colectivo as suas armas e frente ao conjunto penalvense venceu uma partida e perdeu outra. Foi assim um conjunto respeitador e de digno de bem estar desportivo (juntamente com o bem estar que as suas termas proporcionam em São Pedro do Sul).


+ Alba (Manutenção na 2ª Fase - 8º Classificado)
Tendo em conta o potencial do seu plantel, pode ter sido considerada uma das grandes decepções desta série da 3ª divisão nacional. Mesmo que também tenha regressado esta temporada aos campeonatos nacionais, foi uma turma que tinha no seu plantel muitos jogadores experientes e conceituados mas que teimou um pouco em demonstrar o seu potencial. Acabou por confirmar os seus créditos na segunda fase, na qual disputou o grupo de manutenção e garantiu um lugar seguro para a sua continuidade na 3ª divisão nacional, também sem grandes sobressaltos. Foi a formação que teve mais inconstância de comando técnico, inclusive segundo informações obtidas, mudou de treinador por três ocasiões só esta temporada, o que daí confirma que o potencial que tinha era para ter realizado um campeonato bem mais tranquilo. Turma que representa a cidade de Albergaria a Velha (distrito de Aveiro), iniciou a sua participação no campeonato frente aos penalvenses, e que apresentou, pelo menos frente ao conjunto de Penalva, um futebol bem estruturado mas que tal não era o suficiente para garantir muitos triunfos. Foi dos adversários mais "simpáticos" para o conjunto penalvense, já que nos respectivos confrontos, o Penalva obteve um empate e uma vitória.


+ Oliveira de Frades (Manutenção na 2ª Fase - 9º Classificado)
Equipa que também faz parte do distrito de Viseu e que esta temporada foi "repescada" para disputar a 3ª divisão nacional já tardiamente, pode-se considerar uma agradável surpresa, tendo em conta que tinha inicialmente juntado um plantel para disputar o campeonato distrital. Garantiu a manutenção mesmo "in extremis" ou seja, mesma na última jornada da fase final e mesmo por uma "gota" final. Conjunto da região de Lafões, que também sofreu alteração do comando técnico durante a primeira fase, começou a sua participação em maré baixa de resultados para aos poucos garantir um lugar de respeito, também tendo em conta o reforço de plantel que fez em Janeiro. Sendo que não foi uma turma que apresentasse um futebol muito vistoso, revelou-se uma formação compacta e de força colectiva, demonstrando também uma digna forma de estar e de receber os adversários nas suas boas remodeladas instalações. No confronto com os penalvenses na primeira fase, a formação oliveirense perdeu na primeira volta em casa, tendo depois obtido uma empate em casa do Penalva.


+ Lusitânia de Lourosa (Despromovido na 2ª Fase - 10º Classificado)
Outra formação que acabou por ser despromovida aos campeonatos distritais mesmo na última jornada da segunda fase. Mesmo que tenha estado grande parte da primeira fase no grupo dos seis primeiros classificados, a formação lusitaneense, uma das mais históricas do concelho de Santa Maria da Feira acabou por ir decaindo com o decorrer do campeonato, tendo mesmo o destino da descida e despromoção aos campeonatos distritais reservado para o término do campeonato, na temporada que também tinha "caído" da 2ª divisão nacional. Uma queda abrupta do conjunto que mais adeptos juntava nos seus desafios em sua casa desta série da 3ª divisão nacional, o que não foi alheio a situação conturbada que deve viver em termos directivos e financeiros quer também técnica, já que também mudou de técnico durante o decorrer das jornadas. Acabou assim por se constituir a principal desilusão da série dos penalvenses, já que partia, teoricamente, como uma formação forte para atacar novamente a subida de divisão. Mesmo que tenha praticado um futebol agradável e de ataque, não foi uma formação muito consistente e equilibrada nos seus sectores, pagando também em parte pela sua inexperiência de grande parte dos seus jogadores. Mesmo assim é de louvar a aposta em jovens jogadores e provavelmente teve no seu plantel o melhor marcador desta série da 3ª divisão nacional (Jonathan). Nos confrontos frente os penalvenses, a turma do distrito de Aveiro empatou em casa e perdeu fora de portas, no jogo que decidiu a manutenção directa da turma de Penalva.


+ Aguiar da Beira (Despromovido na 2ª Fase - 11º Classificado)
A única equipa que representava o distrito da Guarda nos campeonatos nacionais acabou por ser despromovida, depois de regressar esta temporada aos campeonatos nacionais, já com as suas remodeladas e excelentes infra-estruturas, muito provavelmente as melhores que se registam nesta série da 3ª divisão nacional. Equipa vizinha geograficamente dos penalvenses, mesmo que pertença a distrito diferente, foi um conjunto sempre com muitas dificuldades não só em termos desportivos como também financeiros e que por pouco não conseguiu a "bravura" de se manter nos campeonatos nacionais por mais uma temporada. No último desafio da temporada em confronto directo com outra formação a precisar de pontuar ainda chegou a ameaçar manter-se mas acabou por perder o jogo decisivo e assim ser relegada novamente para os campeonatos distritais. Com um plantel muito curto, foi uma formação muito dificel de levar de vencida, que o digam os penalvenses, que na primeira fase venceram à tangente em casa e empataram na segunda volta da fase inicial. Praticando um futebol demasiado defensivo, colocava sempre muitas dificuldades aos seus opositores e em contra-ataque chegava a causar surpresas. Curiosamente os seus triunfos obtidos foram sempre contra os mesmos adversários, o Alba, o Sampedrense, o Oliveira de Frades e o Fiães. Mesmo que se tenha batido de forma digna, regressa na próxima temporada aos campeonatos distrais, deixando assim de se contar com uma das melhores infra-estruturas para o futebol da região centro nesta 3ª divisão nacional.


+ Fiães (Despromovido na 2ª Fase - 12º Classificado)
Foi a formação que ficou com a ingrata posição final de "lanterna vermelha" e se constituir assim também como um das principais desilusões da temporada nesta série da 3ª divisão nacional. Uma formação em parte constituída por jogadores experientes e com uma espinha dorsal vinda das temporadas anteriores, prometeu na fase inicial do campeonato ao fazer um campeonato tranquilo mas com o decorrer da segunda volta da primeira fase foi caindo de produção tendo mesmo ficada afastada do grupo dos seis primeiros e na segunda fase, se constituir como a primeira formação a cair para os campeonatos distritais. A formação que a par do Lusitânia de Lourosa e São João de Vêr pertencem ao concelho de Santa Maria da Feira, ficou com o amargo sabor da despromoção, em parte devido a factores por explicar ou que não foram visíveis nos confrontos frente aos penalvenses.Um triunfo para cada lado na primeira fase na respectiva casa de cada um, foram os resultados verificados frente ao Penalva. Uma turma que também sofreu mudança de treinador durante o campeonato nunca foi uma equipa muito consistente e acabou mesmo ter o destino menos desejado certamente. Para a estatística, consistiu-se como a equipa com menos vitórias e com mais empates. Uma equipa que se esperava muito mais, tendo em conta as prestações nos últimos anos em campeonatos nacionais.


Analise da participação na Taça de Portugal:


+ 1ª Eliminatória:

A formação penalvense na primeira eliminatória ficou isenta de jogar, passando automaticamente a ronda seguinte da segunda prova mais importante a nivel nacional.

+ 2ª Eliminatória:

A formação penalvense na segunda ronda da segunda prova nacional mais relevante defrontou e ultrapassou o Grupo Desportivo Alcochetense, equipa que militou na mesma divisão dos penalvenses e que tinha sede em Alcochete, distrito de Setúbal. Com um triunfo em tempo de prolongamento, a turma da Beira Alta levou a melhor sobre uma formação de valor semelhante aos penalvenses e conseguiu seguir em frente, depois de vencer no total de 1-4.

+ 3ª Eliminatória:

A formação penalvense na terceira rodada, em que já participavam todas as equipas de todos os escalões apuradas para esta fase, voltou a jogar fora de portas e novamente bem longe da sua sede. Desta vez foi no norte de Portugal, mais concretamente em pleno Minho, concelho de Barcelos, freguesia de Galegos de Santa Maria. A defrontar a formação local, também ela que militava na mesma divisão dos penalvenses mas em série diferente, a turma do centro de Portugal não conseguiu evitar sair derrotada e despedir-se assim da edição desta temporada da segunda prova nacional mais importante. Num jogo até pouco interessante, os valores e a prestação das equipas foram muito semelhantes, fazendo a diferença a eficácia dos visitados, que perto do final do tempo regulamentar marcaram o único golo da partida e afastaram os penalvenses da Taça de Portugal e o sonho de defrontar uma adversário do escalão maior.