Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia de Santo António (13 Junho 2011)


Como sociedade submetida à influência da Igreja, os Portugueses e em particular os Lisboetas comemoram todos os anos o dia 13 de Junho, a Festa de Santo António.

Esta comemoração sobreviveu à intenção dos Republicanos que consistia em subtraír do calendário nacional a maioria das comemorações religiosas e Santo António é ainda hoje o padroeiro da cidade de Lisboa, sendo feriado municipal nesta cidade.

As festividades em honra de Santo António começam logo na noite do dia 12 de Junho. Todos os anos a cidade alfacinha organiza as Marchas Populares, grande desfile alegórico que percorre a Avenida da Liberdade onde os diferentes bairros competem pela melhor coreografia, os melhores trajes e melhor canção alusiva.

Os rapazes compram um mangerico para oferecer às namoradas, onde se esconde uma bandeirinha com uma quadra popular. Um pouco por toda a cidade há arraiais onde se comem sardinhas assadas e se bebe vinho tinto, tudo acompanhado de música e muita diversão.

Santo António é o santo casamenteiro, pelo que a Câmara Municipal de Lisboa, organiza em cada ano na Sé Patriarca de Lisboa, o casamento de muitos jovens noivos conhecido por "noivos de Santo António".