Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 3 de abril de 2011

3ª C (2ª Fase - Série Subida): S.C. Penalva do Castelo 0 x F.C. Alpendorada 1


Penalva é ingloriamente e injustamente derrotado por adversário resistente e ao seu alcance! Desafio a ficar marcado por uma péssima e sem categoria alguma, arbitragem! Penalva deixa assim praticamente e definitivamente de ter hipóteses ou ambições de lutar por lugar de subida!!


Em desafio que contava para a 2ª jornada - 2ª fase, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa do Futebol Clube de Alpendorada, conjunto que se deslocou da freguesia de Alpendorada e Matos (concelho de Marco de Canaveses - distrito do Porto). Segundo desafio das equipas na 2ª fase, na qual disputam o campeonato de subida, em que os dois primeiros classificados garantem a promoção de divisão, transpondo metade dos pontos obtidos na 1ª fase. Os penalvenses partiam para esta segunda ronda contabilizando 15 pontos depois de começarem a perder em Cinfães, enquanto o conjunto situado entre o Rio Tâmega e o Douro contabilizava 18 pontos, depois de triunfar na ronda inicial ao Bustelo. Terceiro confronto da temporada entre as duas formações, que recorde-se, na primeira fase, proporcionou um triunfo para cada formação.





Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Oliveira, André Silva (Paulo Listra - Intervalo), Tarzan (Ferreirinha - 72 minutos), Diogo Sousa (Amílcar - 64 minutos), Sérgio Pote, Nino, Bruno Loureiro, Tó-Jó ©, Faria, Belo e Sérgio Fonseca.

Suplentes Não Utilizados:
Toni Rodrigues, Flávio Amaral, Tiago Gonçalves e Joe.

Treinador: Tótá

Futebol Clube de Alpendorada alinhou com:
Bruno Pirota, André Moreira, Artur (Nuno Castro - 86 minutos), Tiago Monteiro, Moura, Gato, Casaca © (João Silva - 90+4 minutos), João Luís, João Pedro, Ricardo Ferreira (Flávio Gonçalves - 62 minutos) e Marco Alves.

Suplentes Não Utilizados:
Luís Teixeira, Rui Vieira e Silva

Treinador: Adriano Teixeira

Equipa de Arbitragem:
Árbitro de Jogo: Ivo Rocha (A. F. Coimbra)
Auxiliares: Fábio Monteiro e Duarte Santos


Golos:
0-1 Moura (45 minutos) (g.p.)

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - André Moreira (8`), Sérgio Pote (14 e 90`), Tiago Monteiro (18 e 63`), Bruno Loureiro (24`), Gato (32`), Ricardo Ferreira (37`), Nuno Oliveira (45`), João Pedro (49`), Flávio Gonçalves (69`), Faria (80`), Nino (80`), João Luís (81´), Casaca (82`), Artur (86`) e Bruno Pirota (90+2`).

Cartões Vermelhos - por acumulação de amarelos a Tiago Monteiro (63`) e Sérgio Pote (90`).
Cartão vermelho directo a Faria (80`) e Belo (90+6`).

A disputar a segunda jornada da série dos primeiros, o Penalva do Castelo recebeu e perdeu com o conjunto de Alpendorada pela diferença mínima.
Uma derrota muito injusta e ingrata para a turma comandada por Tótá, que assim deu por terminada praticamente as hipóteses de lutar por lugar de subida.
Um desafio a ficar marcado, inevitavelmente por um péssimo e sem qualquer categoria, trabalho da equipa de arbitragem.
Ainda não estavam decorridos 2 minutos, o primeiro caso do encontro. Golo invalidado ao Penalva que muitas dúvidas deixou a todos os espectadores, certamente. Com um jogo agradável, disputado de forma correcta e exemplar pelos principais intervenientes, o árbitro da partida resolveu ser o protagonista, pela negativa, mostrando um excesso de zelo na acção disciplinar. No total foram 17 amarelos e 4 vermelhos, num desafio disputado de forma nada conflituoso, apenas com o próprio arbitro a complicar o mais fácil.
Apesar de o ritmo de jogo não ser muito intenso, mesmo que fosse disputado sob uma temperatura bastante agradável, as equipas tentaram tratar bem o esférico. À passagem da meia hora, o Alpendorada ameaça com perigo a baliza do Penalva e em cima do intervalo marca mesmo. Depois de alguma hesitação da defensiva do Penalva, o guardião penalvense comete falta para grande penalidade. Chamado à conversão, Moura coloca em vantagem os visitantes e marca o único golo, a valer, do encontro. No meio de tantos erros do árbitro principal, a grande penalidade é uma decisão acertada.
Tempo de intervalo no parque de Santa Ana, altura para o Penalva, restabelecer mais forças e passar a jogar mais afoito e no meio campo adversário, depois de o conjunto que viajou do Douro, recuar no terreno e jogar com um bloco baixo. A pressão dos penalvenses no segundo tempo foi evidente, em busca da igualdade e mais acentuada ficou ainda depois de o Alpendorada ficar reduzido a 10 elementos. O conjunto da beira alta, já mais que justificava a igualdade no marcador e ainda antes de se jogar os últimos 15 minutos, dispôs de duas boas situações de marcar. Na segunda, que foi mais evidente, foi o poste que travou o potente remate de Tarzan.
O Alpendorada, com uma vantagem mínima no marcador e em inferioridade numérica defendia como podia e aproveitava algumas situações de jogo para quebrar o ritmo de jogo e queimar tempo. Ao mesmo tempo, o trabalho desastroso da equipa de arbitragem continuava ao ponto de certamente, enervar os jogadores. Faria, com algum descontrolo emocional é certo, recebe ordem de expulsão depois de palavras dirigidas ao árbitro e coloca as equipas em igualdade numérica, à passagem do minuto 80. O ritmo de jogo, aos poucos foi ainda baixando mais e o Penalva ainda iria sofrer mais duas contrariedades. Sérgio Pote, este por acumulação de amarelos, recebe também ordem de expulsão e mesmo ao cair do pano de jogo, Belo, recebe também cartolina vermelha, depois de indicação do árbitro auxiliar, sendo ele, que apenas, poderá justificar tal decisão, provavelmente também por acção verbal incorrecta.
E assim terminava a partida, com o Penalva a sofrer uma derrota caseira e algo injusta, depois de em pouco ou nada ser inferior ao adversário, a não ser em eficácia no jogo, passando assim a ficar para trás as ambições de lutar por um lugar de subida. Tanto que nas próximas jornadas ira ficar ainda mais desfalcado nas suas unidades.
Por outro lado o Alpendorada ganha outro alento para o restante campeonato, depois de se aproximar ainda mais dos lugares de subida.





[CinZa]

Resultados 2ª Jornada 3ª C 2010-11 - 2ª Fase - Série Subida:

Penalva do Castelo 0 x Alpendorada 1
São João de Vêr 0 x Cinfães 0
Bustelo 4 x Avanca 0

Classificação 2ª Jornada 3ª C 2010-11 - 2ª Fase - Série Subida: