Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

sábado, 23 de abril de 2011

3ª C (2ª Fase - Série Subida): A.A. Avanca 2 x S.C. Penalva do Castelo 1


Penalva do Castelo, equipa que tem sido talismã do conjunto de Avanca, cede derrota em desafio recheado de oportunidades de golo por si falhadas!!


Em desafio que contava para a 5ª jornada - 2ª fase, a equipa penalvense, deslocou-se à localidade e freguesia de Avanca, concelho de Estarreja (equipa do distrito de Aveiro) para defrontar a Associação Atlética de Avanca. Algumas das curiosidades deste clube, refere-se a localidade ser a naturalidade do primeiro prémio Nobel (neste caso o de Medicina) que Portugal ostenta, o Dr. Egas Moniz. Desafio referente à quinta jornada da participação das equipas na 2ª fase, na qual disputam o campeonato de subida, em que os dois primeiros classificados garantem a promoção de divisão, transpondo metade dos pontos obtidos na 1ª fase. Ordem deste encontro que entretanto foi alterada, sendo os penalvenses os visitantes ao contrário do calendário pré-estabelecido. Os penalvenses partiam para esta quarta ronda contabilizando 17 pontos, os mesmo que o conjunto avancanense. Equipas, portanto praticamente afastadas da discussão dos lugares de subida devido a uma considerável diferença pontual. O Avanca ainda não pontuou nesta 2ª fase enquanto os penalvenses somam dois empates e duas derrotas. Terceiro confronto da temporada entre as duas formações, que recorde-se, na primeira fase, proporcionou um empate e um triunfo para a formação do concelho de Estarreja. Recorde-se também que ambas as formação já atingiram o principal objectivo da temporada, que passava pela manutenção directa.



Associação Atlética de Avanca alinhou com:
Godofredo, Pedro Pesquina, Tiago Amaral, Lino, Miguel Carvalho, Hélder Mendes, Hugo Santos (C), Marco Abreu, Hippie (Cris - 53 minutos) e João Pedro (Miguel Ângelo - 63 minutos) e Carlos Pesquina (Cerqueira - 90+2 minutos)

Suplentes Não Utilizados:
Luís Resende, Nuno Reis, Amílcar e Bruno Bastos.

Treinador: Nuno Resende

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Pedro Cruz, André Silva (Tiago Gonçalves - 83 minutos), Sérgio Pote, Nino, Bruno Loureiro, Amílcar, Tó-Jó (C), Paulo Listra, Faria (Ferreirinha - Intervalo), Joe (Tarzan - 29 minutos) e Sérgio Fonseca.

Suplentes Não Utilizados:
Nuno Oliveira, Flávio Amaral e Carlos Cruz.

Treinador: Tótá (António Carlos)

Equipa de Arbitragem:
Árbitro de Jogo: João Pereira (A. F. Porto)
Auxiliares: Pedro Paula e Nelson Rocha


Golos:
1-0 Carlos Pesquina (22 minutos)
2-0 Miguel Carvalho (31 minutos)
2-1 Paulo Listra (g.p.) (41 minutos)

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - para Tiago Amaral (40`), Tarzan (46`), Bruno Loureiro (66`) e Tó-Jó (82`).
Cartões Vermelhos - Nada a registar.

Confronto entre equipas que ainda não tinham vencido nesta 2ª fase, na qual inclusive a equipa da casa ainda não tinha pontuado e no desafio frente a equipa penalvense somou os três pontos e relegou os penalvenses para a última posição da série de subida. Promoção esta que estava longe e inacessível para os dois clubes, jogando-se para a honra e para os lugares imediatamente abaixo dos lugares de subida.
A formação penalvense mais receosa no parte inicial, entrou no desafio um pouco apática, aproveitando o Avanca para colocar-se primeiro em vantagem. Já depois de Amílcar falhar uma flagrante ocasião de golo para o Penalva, foi Sérgio Pote, que distraído colocou a bola nos pés de Calos Pesquina, que frente ao guardião visitado não teve dificuldade em atirar a contar.
Totá não tardou em reagir ao mexer no xadrez do Penalva, mas foi novamente o Avanca, que mais eficaz aproveitou a tímida reacção do conjunto de Beira Alta. Sensivelmente meia hora de jogo, Miguel Carvalho com um subtil toque de calcanhar finaliza um cabeceamento de Tiago Amaral, depois de este responder a pontapé de canto. Penalva algo permissivo encaixava dois golos à meia hora de jogo.
A reacção chegou mais tarde mas ainda antes do intervalo. Paulo Listra vai converter uma grande penalidade a castigar uma mão de Tiago Amaral dentro da grande área. Castigo máximo a beneficiar o Penalva que pouco depois esteve novamente à vista, mas o árbitro assim a não o entender. O lance deixa dúvidas e damos o benefício da dúvida ao árbitro que em melhor posição nada assinalou.
O descanso fez muito bem ao Penalva e foi então no segundo tempo, que a formação vestida de preto e branco, se encontrou no desafio e começou o falhar sucessivamente oportunidades de golo e dava e sobrava para evitar ter saído derrotada por uma equipa ao seu alcance.
Assinalou o cronómetro, o minuto 50, duas claras situações de golo de rajada. Primeiro ao remate de Amílcar e depois de Ferreirinha. Em ambas foi o mérito do guardião da casa a evitar o empate, que iria nesta segunda parte ser o principal opositor tal como a falta de pontaria dos homens do Penalva.
Minuto 60, mais uma jogada eminente de golo se assinalava, desta vez com um diferente protagonista, Paulo Listra e novamente o guardião Godofredo, que numa excelente intervenção negou autenticamente o golo do empate. Numa das poucas reacções do Avanca, foi também o guardião, desta vez contrário que efectuou uma excelente intervenção.
A mais flagrante para o Penalva empatar, sucedeu-se a dez minutos do término da partida. Nino desmarca-se bem à defensiva avancanense e frente ao guardião contrário, atira à trave e na recarga Amílcar com tudo para rematar com sucesso, cabeceia para fora. Desta vez a sorte a falta de pontaria a proteger a equipa do Avanca, que até ao final do encontro ainda iria sofrer mais um susto, depois de novamente Paulo Listra colocar à prova os excelentes reflexos de Godofredo mas que acabou por não beliscar a feliz vitória da formação orientada por Luís Resende.
Derrota ingrata imerecida dos penalvenses, que tornaram novamente a ser uma equipa talismã para o Avanca e que remete os penalvenses para a última posição.
Arbitragem em bom plano apesar de alguns lances duvidosos.











[CinZa]

Resultados 5ª Jornada 3ª C 2010-11 - 2ª Fase - Série Subida:

São João de Vêr 3 x Bustelo 2
Avanca 2 x Penalva do Castelo 1
Cinfães 4 x Alpendorada 3

Classificação 5ª Jornada 3ª C 2010-11 - 2ª Fase - Série Subida: