Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 6 de março de 2011

3ª C 2010-11 (Fase Regular): S.C. Penalva do Castelo 4 x Lusitânia F.C. Lourosa 3


Jogo electizante dá vitória tangencial ao Penalva!! Manutenção directa virtual obtida pela formação penalvense a uma jornada do final da 1ª fase!! Lourosa fica afastado da série de subida!!


Em desafio que contava para a 21ª jornada - 1ª fase, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa do Lusitânia Futebol Clube de Lourosa, conjunto que se deslocou da freguesia de Lourosa (concelho de Santa Maria da Feira). Penúltima jornada da fase regular, de certa forma de cariz decisivo para a classificação final, como atesta este desafio entre o actual 6º classificado (Penalva, com 26 pontos) e o actual 7º classificado (Lusitânia de Lourosa, com 24 pontos). Certamente o encontro servirá como uma "autentica" final no que se refere a objectivos de ambas as formações separadas por dois pontos e ainda com 6 pontos por disputar. Sexto lugar na mira de ambos os conjuntos, conferia um muito aguardado e expectante encontro. Segundo confronto da temporada entre as duas formações, que recorde-se, na primeira volta, foi de empate a uma bola em Lourosa. As formações vinham de resultados distintos, o Penalva vinha de derrota em São João de Vêr, enquanto o Lusitânia vinha de empate caseiro com o Aguiar da Beira.




Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Pedro Cruz, Tarzan, Sérgio Pote, Gamarra (Vítor Hugo - 33 minutos), Nino (Joe - 86 minutos), Bruno Loureiro, Tó-Jó ©, Faria, Bruno Almeida, Ferreirinha (Amílcar - 58 minutos) e Sérgio Fonseca.

Suplentes Não Utilizados:
Nuno Oliveira, Diogo Sousa e Carlos Cruz.

Treinador: Tótá

Lusitânia Futebol Clube de Lourosa alinhou com:
Hugo, Seminha (Vitinha - 83 minutos), Luís, Pereira, Samú (André Pais - 62 minutos), Lima, Pedrinho, Andrézinho ©, Jonathan, Zé Paulo e Bruno Anciães.

Suplentes Não Utilizados:
Chico, Bruno Cunha, Ivo Oliveira, Coelho e Ivo Assunção.

Treinador: Vasco Coelho

Equipa de Arbitragem:
Árbitro de Jogo: Renato Barqueira (A. F. Porto)
Auxiliares: Eduardo Cardoso e André Silva


Golos:

1-0 Jonathan (p.b.) (7`)
1-1 Jonathan (45`)
1-2 Jonathan (57`)
2-2 Sérgio Pote (59`)
2-3 Bruno Anciães (67`)
3-3 Sérgio Fonseca (70`)
3-4 Nino (g.p.) (85`).

Acção Disciplinar:

Cartões Amarelos - Pedrinho (35`), Samú (46`), Zé Paulo (60`), Faria (60`), Luís (84`) e Nino (85`).

Cartões Vermelhos - directo a Sérgio Pote (74`).

Cariz de final para esta partida que oponha as equipas em confronto directo pelos lugares de manutenção, mais concretamente o 6º lugar. Assim foi o mote do encontro, muito disputado dada a entrega que os jogadores ofereceram ao bastante público que se fez deslocar nesta tarde carnavalesca ao parque de Santa Ana.
A vontade de ambos os conjuntos foi logo expressa nos minutos iniciais, com o Penalva a ser mais dominador nos primeiros minutos, sendo mesmo o primeiro a chegar ao golo. Marcava o minuto 7, confusão dentro da grande área e Jonathan de cabeça a desviar de forma infeliz para o fundo da sua própria baliza.
Excelente desafio que se presenciava nos primeiros minutos nesta tarde amena. O Lourosa, em forma de resposta equilibrou então as intenções e até ao intervalo foi mesmo o conjunto que mais domínio territorial exerceu. Domínio esse que foi materializado em golo mesmo em cima do apito para o descanso. Jonathan, o mesmo que tinha de forma infeliz colocado o Penalva em vantagem, redime-se e novamente de cabeça, remata para o fundo da baliza, desta vez de Pedro Cruz, depois de livre (que deixou dúvidas da sua existência) cobrado para o interior da grande área penalvense.
Ao intervalo, o empate era então o resultado, plenamente justificado.
O Penalva depois de um inicio de jogo fulgurante, perdeu algum folego com o desenrolar da primeira metade em sentido oposto ao Lourosa que exerceu mais pressão.
Segundo tempo, é novamente o Lourosa, que dá seguimento ao bom momento trazido dos instantes finais da primeira metade e é o conjunto que vai primeiro chegar novamente ao golo. Atinjiamos o minuto 57, Jonathan, muito oportuno, aparece em excelente posição na cara de Pedro Cruz e não falha, para assim restabelecer a cambalhota no marcador.
Melhor resposta não poderia ter tido o Penalva, já que instantes depois (mais concretamente dois minutos) chega à igualdade. Sérgio Pote chega mais alto nas alturas, após pontapé de canto, cabeceando desta forma para o fundo da baliza de jovem guardião Hugo.
Com o jogo a um ritmo "endiabrado", a emoção esteve presente a todos os instantes.
O Penalva melhor neste período, acabaria por sofrer novo revés na partida, depois de contra-ataque rápido, Bruno Ansiães apareceu isolado e a saída algo desamparada de Pedro Cruz, faz uma excelente chapéu colocando o Lourosa em nova vantagem.
Jogo de parada e resposta, contribuiu para uma excelente partida de futebol, com muitos golos (para todos os gostos e feitios).
Penalva não baixou os braços e pouco depois chegava novamente à igualdade. Novamente através de pontapé de canto, é desta o outro central da equipa, Sérgio Fonseca, que se antecipa de cabeça à defensiva lusitaneense.
Jogo de loucos depois de igualdade a três no marcador.
A seguir resgistou-se uma expulsão no encontro. Sérgio Pote recebe ordem de expulsão, depois de não se ter percebido a razão ao qual certamente os jogadores poderão responder melhor, já que não foi muito visível ao olhar do espectador, algo de extraordinário.
Logo a seguir, também um jogador do Lourosa, poderia ter ido tomar banho mais cedo, depois de fazer falta que poderia eventualmente ter acção disciplinar. O arbitro ao aperceber-se que Zé Paulo já tinha um amarelo não quis mostrar o segundo.
Com um ritmo alucinante na partida e mesmo em inferioridade numérica, era o Penalva que se imponha na partida, em grande parte pela experiência dos seus jogadores e ter mais força anímica. O Lourosa revelava alguma inexperiência, e quando caminhávamos para o final, esse mesmo item veio ao de cima, quando Luís, comete grande penalidade, depois do arbitro auxiliar considerar braço na mão. Não sendo um lance muito nítido, os jogadores do Lourosa ainda protestaram, naturalmente.
Chamado à conversão, Nino cobra exemplarmente a grande penalidade e volta assim a dar colorido positivo ao marcador penalvense.
Em vantagem, agora para a turma orientada por Tótá, o Penalva até ao final acabou por gerir a vantagem no marcador, depois de também o Lourosa não se encontrar mais na partida para esboçar uma resposta positiva.
Assim chegávamos ao final do encontro, depois de quatro minutos de compensação, dados pelo arbitro do encontro, que, juntamente com a sua equipa, realizaram uma trabalho negativo, depois de acumularem muitos erros, principalmente dos auxiliares.

As equipas estavam de parabéns pelo bom jogo realizado e proporcionado aos espectadores.
Só acabou por sorrira, a turma penalvense, que assim segue para o grupo e campeonato dos seis primeiros, recorde-se, aqueles que dão manutenção directa como disputa por duas vagas se subida de divisão, enquanto o Lourosa irá disputar o grupo dos seis últimos, no qual três descem aos campeonatos distritais.

Penalva do Castelo está assim, meritoriamente, depois de muito trabalho e passar por muitas dificuldades, não só neste encontro como também noutros ao longo da primeira fase, classificado e apurado para o grupo restrito dos seis primeiros (2ª fase), no qual permite a manutenção directa na 3ª divisão nacional (principal objectivo alcancado pela turma penalvense) como também a disputa por uma das duas vagas de subida à 2ª divisão nacional.
Jogadores, equipa técnica actual como também parte da anterior (mister Carlos Agostinho) e restantes elementos do clube estão de parabéns por alcançar o objectivo principal da temporada, que passou pela manutenção na 3ª divisão nacional, esta temporada conseguida a uma jornada do final da fase regular.






[CinZa]

Resultados 21ª Jornada 3ª C 2010-11 - 1ª Fase - Fase Regular:

Avanca 0 x Aguiar da Beira 0
Fiães 0 x Bustelo 0
Alpendorada 1 x Cinfães 2
Oliveira de Frades 1 x Sampedrense 2
Alba 0 x São João de Vêr 1
Penalva do Castelo 4 x Lusitânia de Lourosa 3

Classificação 21ª Jornada 3ª C 2010-11 - 1ª Fase - Fase Regular: