Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 1 de março de 2011

Quando o desporto perde os seus valores essenciais...


Poderia ter sido um jogo de futebol que acabasse como tanto outros, não assim não se sucedeu.

27 de Fevereiro de 2011.
Local: Campo do Facho - Boassas (Cinfães)

Realizava mais um desafio do campeonato distrital de Juniores A - Zona Norte neste sábado, em que opunha as equipas do Grupo Desportivo de Boassas e o Sport Clube Penalva do Castelo.
O resultado foi uma igualdade a uma bola...tudo dentro da normalidade.
Sendo ou não justo para ambas as equipas não é o mais importante para este relato, mas sim o que se passou depois de terminar o jogo.
Dentro das 90 minutos, nada de muito anormal se sucedeu, no que diz respeito a disciplina e o encontro acabou por terminar com as equipas a recolherem dentro da normalidade e cordialidade aos balneários.

Sabendo, já por outros relatos e para quem já visitou este campo, sabe-se que o campo do Facho é dos mais pequenos ou senão o mais pequeno do distrito, no que respeita a medidas e também das condições insuficientes para se assistir a um jogo de futebol como também para os intervenientes de um mesmo jogo.

Acaba por ser o menos significante para este relato, agora a falta de sentido de estar de alguns adeptos, se assim podermos chamar, torna-se o centro das atenções e não devemos deixar passar em claro.
Assim se sucedeu agressões a dois jogadores do Penalva, já a saída dos balneários para o respectivo exterior.
Provavelmente por adeptos que assistiram ao desafio, que fizeram de certa forma uma espera à saída do mesmo campo.
Felizmente não resultando grandes danos físicos para os respectivos jogadores, o que mais importa realçar é que se faz sentido estarmos assim no futebol?

Valerá a pena continuar a praticar desporto, neste caso futebol, para podermos por em risco a nossa integridade física se existem pessoas que ainda não perceberam a palavra desporto, ou saber estar no desporto?

Quando se perde os valores essenciais de um jogo de futebol, teremos vontade de continuar a acreditar o desporto ou neste caso futebol de camadas jovens ser uma festa?

Será que de uma vez por todas, se deverá tentar por termo a estas situações, para não se voltarem a suceder?

Não deverá as autoridades também proteger todos os intervenientes de um jogo de futebol e não só a equipa de arbitragem?

Não se deverá por em causa proporcionar-se um jogo de futebol ou outra modalidade num campo onde não existam o mínimo de condições para que situações destas não se repitam?

No fundo o futebol deve ser levado como um divertimento e não fazer um "espaço de batalha"!