Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Viva a Republica...em digressão - Penalva do Castelo (16-18 Março 2011)


Comemorou-se a 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República Portuguesa. É uma ocasião para evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do País.

Considerando que a proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional foi criada a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com a missão de preparar, organizar e coordenar estas comemorações.

Da concretização do Programa do Centenário espera-se que possa resultar uma valorização da cultura histórica e da consciência patrimonial, vectores dos sentimentos colectivos de pertença e de partilha; um contributo para o revigoramento das práticas cívicas e da aproximação entre a política e os cidadãos; deseja-se sobretudo contribuir para o desenvolvimento de valores, como o exercício de uma cidadania responsável e consciente, a valorização da cultura humanista e universal e a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e plural.



A exposição Viva a República!... em digressão é dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal.

O visitante é convidado a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada.

A exposição Viva a República!... em digressão percorre cerca de 100 concelhos de todo o país, tendo iniciado o seu trajecto em Setembro de 2010 e permanecendo durante aproximadamente um ano em itinerância.

É constituída por uma viatura adaptada complementada com duas tendas de apoio. Pretende-se que seja instalada numa zona central e de fácil acesso à população, devendo permanecer em cada local entre 2 a 3 dias.

Viva a República!... em digressão é acompanhada por uma equipa de mediação, sendo também disponibilizados materiais e suportes pedagógicos e de divulgação.