Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 12 de abril de 2009

2ª C: Eléctrico Ponte Sôr 1 - Penalva do Castelo 0


11 de Abril de 2009
Estádio Municipal de Ponte de Sôr

Cerca de 300 pessoas de Assistência


Em jogo "quase" decisivo, o Penalva do Castelo volta a perder!! As esperanças da manutenção diminuem cada vez mais!! Falta de eficácia penalvense...mais uma vez, explica a derrota!!

Nesta 6ª jornada da 2ª fase (Fase da Manutenção/Descida), a contar para a época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na cidade de Ponte de Sôr (Alto Alentejo), pela segunda vez nesta época, a equipa local, o Eléctrico Futebol Clube, perante o Sport Clube Penalva do Castelo.
Jogando-se neste jogo, talvez das últimas esperanças para os penalvenses, para encontrar o "caminho" da manutenção, tendo em conta as classificações das duas equipas, uma "cartada" com carisma de muito decisivo para os penalvenses.
Tarde agradável, excepto o forte vento que se fazia sentir.
Realce, mais uma vez, para as excelentes condições das instalações desportivas, que apresenta o Estádio Municipal de Ponte de Sôr, tanto a nível de infra-estruturas, como o relvado apresentado, de facto, um exemplo, que provavelmente muitos clubes gostariam de possuir.


Eléctrico Futebol Clube alinhou com:
Pedro Silva, Valter, Da Silva, Carlos Santos, Ibraime (c), Cristiano, Telmo, João Neves (Rodrigo - 76 minutos), Leitão (Pedro Moreira - 70 minutos), Ramos e Pedro Alves (China - 45+2 minutos).
Treinador: Francisco Barão

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Luís Portela, Rogério, Élio , Rúben Trigo, Saraiva, Vitor Hugo (Rodrigo Moura - 56 minutos (Bruno Loureiro - 84 minutos)), Carvalhinho (Belo - 69 minutos), Paulo Listra, Julinho e - (c).
Treinador: Carlos Agostinho

Inicio de jogo muito táctico, com um grande equilíbrio de forças, registando-se nos primeiros 15 minutos, 2 situações de embaraço para as defesas, uma para cada lado, com a equipa penalvense a jogar mais perto da baliza adversária, em grande parte, favorecida pelo sentido do forte vento que se fazia sentir.
As primeiras situações de golo eminente apareceram logo, depois do primeiro quarto de hora, primeiro para o Penalva do Castelo, aos 16 minutos, Carvalhinho solicitado na frente em velocidade, aparece solto em frente à Pedro Silva, guarda-redes (gr) do Eléctrico, efectuando um remate, mas o gr à fazer bem a mancha. Logo na resposta, no minuto seguinte, é o Eléctrico que fica também muito perto de marcar, quando Pedro Alves, descaído da direita, ganha posição sobre a defensiva penalvense, rematando cruzado, saindo ligeiramente ao lado da baliza de Nuno Morais, guarda-redes do Penalva do Castelo.
Até a meia hora de jogo, o jogo manteve-se equilibrado, agora com um pouco de mais pressão do Eléctrico, contudo sem grandes resultados práticos, respondendo bem o Penalva, que depois deste período menos bom, vai ter a melhor oportunidade da primeira parte e de todo o encontro, à volta do minuto 34, Julinho solicitado em velocidade na frente, ganha posição à defensiva do Eléctrico, ficando isolado frente a Pedro Silva, demorando demasiado tempo a escolher o lado para rematar, deixando o guarda-redes contrário, fazer a mancha, quando se pedia mais simplicidade. Do lance resulta a assistência médica à Pedro Silva, estando o jogo parado durante alguns minutos, o que também iria suceder mais vezes até ao intervalo, em que Pedro Alves, lesionado, deu o seu lugar a China, perdendo assim o jogo muito ritmo até se chegar ao intervalo, com uma igualdade a zero, que se podia aceitar, contudo a equipa do Penalva do Castelo, dispôs das melhores oportunidades para marcar, pecando na eficácia, aliás, como se tem verificado na maioria das últimas partidas que tem efectuado.


Na segunda metade do encontro, a partida iniciou-se com o mesmo equilíbrio de forças da primeira, contudo a equipa do Eléctrico entrou um pouco melhor, com uma boa resposta levado à cabo pela equipa penalvense.
A partida estava a ter pouca qualidade técnica, em grande parte devido, possivelmente ao forte vento que se fazia sentir e por outro lado pelas equipas que jogavam sem o melhor descernimento, verificando mais da parte do Eléctrico, que tinha mais dificuldades em transpor a defesa-ataque.
Depois de algumas alterações registadas de ambas as partes, a partida estava com equilíbrio, mas com pouco discernimento nas movimentações ofensivas das equipas, verificando-se uma toada de jogo muito monótona, quebrada, aos 80 minutos, através de um contra-ataque do Eléctrico, com Pedro Moreira a rematar de longe, com a bola a sair por cima, quase surpreendendo Nuno Morais, lance que iria anteceder o único golo e o momento "chave" do encontro, aos 83 minutos, Rodrigo Moura perde a bola ao meio campo, procedido ou não por falta, ficou a dúvida já que não foi muito visível, Cristiano ganha o lance, lançando o esférico na frente, solicitando Ramos (o melhor elemento da partida, da parte do Eléctrico) em velocidade e este a ir até a linha de fundo cruzar para o interior da grande área penalvense, onde aparece Pedro Moreira, solto de marcação, cabeceando facilmente para o fundo da baliza de Nuno Morais, fazendo assim o resultado final da partida (1-0). Tentou ainda o Penalva do Castelo responder, contudo já sem grande efeitos práticos, cabendo a Belo o último remate (cabeceamento por cima da baliza) da partida, que assim terminava depois de 4 minutos de compensação, concedidos pela equipa de arbitragem pertencente ao concelho de Arbitragem de Beja, chefiado por Tiago Canário, que efectuou um bom trabalho.
Resultado final injusto para os penalvenses e da partida, já que a igualdade espelhava mais o que se passou em campo, e a haver vencedor, seria mais justo para a equipa de Penalva, que dispôs das melhores oportunidades do encontro.
Assim com esta derrota, mais uma vez ingrata, e perfeitamente desnecessária, já que os penalvenses não demonstraram ser inferiores a este adversário, a equipa penalvense praticamente perdeu todas as hipóteses que tinha na fuga aos 2 últimos lugares da série, só alcançáveis se ganhar todas as partidas que tem até ao fim do campeonato. Como as contas finais só se fazem na última jornada, há que jogar com todas as possibilidades que ainda restam, sendo certo, que só com melhoras na finalização, o conseguirá.

Na próxima jornada, a realizar em 19 de Abril de 2009, a equipa penalvense recebe o Oliveira do Bairro.

Equipa de Arbitragem: Tiago Canário (A. F. Beja)

Golos: Pedro Moreira (83 minutos) 1-0.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Carlos Santos (76 minutos), Pedro Moreira (83 minutos) e Pedro Silva (90+3 minutos).

Outro Resultado da 6ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):

SC Praiense 0 - SL Nelas 0

Folgou: Oliveira do Bairro FC.

Classificação após a 6ª Jornada 2ª C - 2ª Fase (Manutenção/Descida):