Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

2ª C: Penalva do Castelo 1 - Nelas 0



18 de Janeiro de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Cerca de 400 pessoas de Assistência


Derby Regional da 2ª Divisão, dá vitória ao Penalva do Castelo!! Num jogo emotivo, os penalvenses acabaram por justificar os 3 pontos alcançados!!

Nesta 17ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, para disputar o sempre aguardado e emotivo derby distrital da 2ª Divisão, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, perante o Sport Lisboa e Nelas, como visitante.

Um jogo que se esperava muito disputado, dado a importância do encontro para ambas as equipas, e pelo motivo extra, de se tratar de um derby regional, nesta 2ª Divisão Nacional.
As equipas apresentaram-se um pouco desfalcadas, do lado penalvense, dois jogadores castigados, não puderam dar o seu contributo, mais um jogador, que entretanto se transferiu para outra equipa, enquanto que do lado do Nelas, era um pouco incógnita quem iria jogar, dado o momento agitado que o seu plantel atravessa, inscrevendo diversos jogadores nesta altura, dado terem saído diversos jogadores que iniciaram o campeonato.

Começo de jogo, melhor para o Penalva do Castelo, que cedo assumiu as despesas de jogo, querendo naturalmente realizar melhor jogo, do que tem vindo a fazer ultimamente, nos últimos 2. Jogando preferencialmente em futebol apoiado, seguidamente, explorando a velocidade dos seus homens mais adiantados. O Nelas apresentava-se um pouco na espectactiva durante os primeiros minutos do encontro, naturalmente, com a entrada de vários jogadores novos, o entrosamento da equipa não era o melhor, criando perigo principalmente de bolas paradas, obrigando Nuno Morais a aplicar-se, num livre directo, à volta dos 20 minutos da partida. E com um futebol mais directo, explorando por diversas vezes, o homem mais avançado do Nelas, Luizinho, um jogador muito possante.
O Penalva conseguia por diversas vezes chegar com perigo à baliza de Nuno Ricardo, contudo, sem a melhor finalização, em que Paulo Listra, falhou um golo eminente, por volta da meia hora de jogo, depois de um cruzamento da esquerda, executado por Carvalhinho.
As defesas estavam a sobrepor-se aos ataques, e assim, as equipas regressam aos balneários, para o intervalo da partida, em que se resumiu a zero, para ambas as equipas. Sinal mais para o Penalva do Castelo, que apresentava um futebol mais organizado, assumindo mais as despesas de jogo, criando lances de perigo junto da baliza do Nelas, enquanto o Nelas, a jogar um futebol mais directo, estava a sentir mais dificuldades em trocar a bola, criando perigo principalmente através de bolas paradas.


Segunda parte da partida, iria começar, semelhante a primeira, com o Penalva a apresentar mais na disposição para atacar e levar de vencido este derby. O Nelas apresentou-se um pouco mais desinibido, do que a primeira parte, chegando mais vezes a grande área da defesa penalvense, contudo, sem grandes consequências.
Aos 48 minutos, assistiu-se a uma jogada de golo iminente para o Penalva, quando Sérgio Pote de cabeça, remata colocado, para uma excelente intervenção do guarda-redes do Nelas, Nuno Ricardo, que fez a defesa da tarde, depois de um livre da direita, a beneficiar o Penalva.
Respondeu o Nelas, aos 62 minutos, com a sua melhor oportunidade de todo o encontro, quando Valney aparece solto dentro da grande área, já em boa posição perante Nuno Morais, cabeceia ao lado, depois de um livre do lado esquerdo do ataque do Nelas.
O Penalva continuava a criar algumas boas situações de golo, nomeadamente aos 69 minutos, Julinho, com a sua velocidade, a ganhar posição à defesa do Nelas, descaído da direita, à saída de Nuno Ricardo, remata à figura, depois de um excelente passe do seu meio campo, para as costas da defesa. Perdia-se assim uma boa situação para inaugurar "desesperadamente" o marcador, num jogo sempre emotivo, que são os derby´s regionais, na maioria das vezes, com poucos golos.
Alguns minutos passaram, sem grandes lances de registo, em que se registaram diversas alterações nas equipas, destacando aquela, que veio decidir o jogo, a estreia de um júnior na equipa do Penalva, Dany, que aos 87 minutos, na sua primeira intervenção, iria marcar o único golo da partida, solicitado em velocidade, conseguiu ultrapassar um defesa e o guarda-redes, já descaído da esquerda, remata rasteiro, para o fundo da baliza (1-0), Era o "delírio", para os penalvenses, que viram premiados o seu esforço e o bom espírito de equipa, e assim quebraram um pouco o jejum de golos, que se verificava ultimamente e naturalmente o descontentamento dos nelenses.
Eram dados mais 4 minutos de compensação, sem nada de muito relevante a registar.
Final do encontro, uma bola a zero, a favor do Penalva do Castelo, que assim regressava as vitórias e aos 3 pontos, que sem dúvida é o mais importante nesta fase. Quanto ao Nelas, perdendo este jogo, ficou ainda numa posição mais delicada, da classificação geral.
Vitória que se aceita, do Penalva do Castelo, que teve mais ascendente e mais oportunidades no jogo, durante a totalidade do encontro. Mérito também para Carlos Agostinho, que ganhou a aposta, em colocar em campo Dany, um júnior, que acabou por decidir o encontro.
Quando ao trabalho da equipa de arbitragem, comandada por Carlos Espadinha, que viajou do distrito de Portalegre, um trabalho razoável.
Próxima jornada, marcada para 25 de Janeiro de 2009, reserva ao Nelas receber o Pampilhosa, enquanto que o Penalva do Castelo, se desloca, até ao recinto do Praiense, no arquipélago dos Açores. Assim esperamos, que melhor possível representem o distrito de Viseu.

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, Mário Pedro (Dany - 84 minutos), Rogério, Sérgio Pote, Carvalhinho, Gamarra, Tomé (Bruno Loureiro - 76 minutos), Paulo Listra, - (capitão), Julinho e Rodrigo (Belo - 63 minutos).
Treinador: Carlos Agostinho

Sport Lisboa e Nelas alinhou com:
Nuno Ricardo, João Mendes, Ewerton, Kali, Wilson, Alain, Ladeira, Valney, Hernâni, Didier (Osvaldinho - 86 minutos) e Luizinho.
Treinador: João Pereira

Árbitro de Jogo: Carlos Espadinha (A. F. Portalegre)

Golos: Dany (87 minutos) 1-0.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Gamarra (30 minutos), Carvalhinho (45 minutos), Wilson (66 minutos), Nuno Ricardo (68 minutos), Hernâni (77 minutos), Ewerton (90+1 minutos) e Belo (90+1 minutos).

Outros Resultados 2ªC - 17ª Jornada - 1ª Fase:

Oliveira do Bairro 1 - Fátima 2
União da Serra 0 - Praiense 0
Monsanto 1 - Tourizense 1
Pampilhosa 3 - Eléctrico 0

Folgou: Operário.

Classificação 2ªC após 17ª Jornada - 1ª Fase: