Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2ª C: Penalva do Castelo 0 - Fátima 3



04 de Janeiro de 2009
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)

Cerca de 350 pessoas de Assistência


Resultado demasiado pesado!! Penalva não consegue pontuar em casa!! 6º lugar já muito difícel de alcançar!!

Nesta 15ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo, perante o Centro Desportivo de Fátima, uma das principais candidatas ao primeiro lugar desta série.

Começa o jogo, naturalmente com algumas cautelas de ambas as partes, com ascendente da equipa do Penalva, que queria neste jogo sacudir a pressão de não conseguir à alguns jogos para cá, conquistar os 3 pontos num jogo, nomeadamente em casa, onde não tem sido feliz ultimamente, entrou com uma postura mais atacante, para cedo controlar o jogo, enquanto que o Fátima entrou no jogo, um pouco na expectativa, não arriscando muito nos momentos iniciais, jogando de uma maneira preferencial contra-atacante.
Não foi preciso esperar muito tempo para a "lição" que o Fátima trazia, dar resultado, quando aos 10 minutos Miguel Neves fazer o golo inaugural da partida, na primeira vez que chegava a baliza de Nuno Oliveira com perigo (0-1).
Seguidamente o Penalva iria tentar responder, só que a sua postura em campo, estava a permitir que os rápidos homens do Fátima aparecessem com espaço, nos seus lances atacantes, e não foi preciso esperar muito tempo, para se assistir inesperadamente ao segundo golo do Fátima, precisamente passados 3 minutos do primeiro, aos 13, Bruno Matias consegue ficar isolado num rápido contra-ataque, perante a saída de Nuno Oliveira, desviou sem dificuldade para o fundo da baliza, para desespero de Carlos Agostinho, que naturalmente esperava uma resposta dos seus "pupilos" ao primeiro golo sofrido (0-2).
O Penalva conseguía criar lances ofensivos, que levassem perigo a baliza de Néné, só que na hora da finalização falhava, precisamente dispôs de boas boas situações, a mais flagrante, perdida por Tó-Jó, quando estava já bem posicionado perante Néné.
O Fátima sem arriscar muito, e nas poucas vezes que chegava a área defensiva do Penalva, criava imenso perigo, e foi com alguma sorte e infelicidade de Rogério, defesa do Penalva, que iria dilatar a sua vantagem, quando aos 33 minutos, Rogério desvia a trajectória de um cruzamento para a sua própria baliza (0-3).
Um resultado que era já muito pesado e previsivelmente difícel de inverter, dado a qualidade desta equipa do Fátima e o desacerto dos homens mais avançados do Penalva.
O intervalo iria chegar, com vantagem para a equipa visitante, que não falhou nas oportunidades que dispôs durante os primeiros 45 minutos, perante uma equipa do Penalva perdularia e permeável na defesa. Existe mérito para esta vantagem ao intervalo, mas por números exagerados.
Segunda parte começa, com 2 alterações de registar, por parte da equipa penalvense, naturalmente Carlos Agostinho, não contente e ainda com a esperança de mudar o rumo da partida, faz 2 mudanças na sua equipa, uma delas uma estreia nesta equipa do Penalva, Julinho, reforço de "Inverno" da equipa penalvense.
O Penalva entra com ascendente na segunda parte, naturalmente, tentando ainda mudar o rumo dos acontecimentos, com Paulo Listra aos 48 minutos, a rematar de longe, descaído da direita, com pouco perigo para a baliza de Néné. O Fátima com um postura tranquila na partida, iria certamente tentar gerir o marcador da partida.
Aos 62 minutos, Julinho mostra serviço, quando num trabalho individual pela ala direita do ataque penalvense, quando se encontrava já perto da grande área da defensiva do Fátima, remata forte, com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Néné.
A partir daqui o jogo começou a "morrer" lentamente, já com o desacreditar da equipa penalvense em busca da igualdade ou um resultado positivo, e por outro lado da postura da equipa do Fátima que se limitava a controlar as investidas do Penalva, jogando maioritariamente em contra-ataque, não se registando portanto lances de registo, excepto a ordem de expulsão e a consequente inferioridade numérica para a equipa do Fátima, quando aos 68 minutos João Fonseca recebe o segundo amarelo, e o consequente vermelho.
Eram dados 4 minutos de compensação, sem mais lances de importante registo.
Termina a partida, com a natural satisfação do Fátima, que "rouba" 3 pontos, que bem faziam jeito a equipa do Penalva, na sua própria casa.
Naturalmente um resultado pesado (0-3) para a equipa do Penalva, que em jogo jogado não foi inferior à equipa do Fátima, só que não marcando nas oportunidades por si criadas, arisca-se a perder o jogo, o que se sucedeu, já que o Fátima, que conta com jogadores emprestados pela equipa do Sporting e de boa qualidade, não perdoou.
Resultado que se aceita, mas por números exagerados, mas o que conta são os golos, fica para a história a vitória por três bolas a zero a favor do Fátima, que assim somou mais 3 pontos, perfazendo 26, enquanto que o Penalva não efectuando um jogo muito conseguído, acaba uma vez mais por perder pontos em casa, ficando com os 11 pontos que tinha até a realização desta partida, consequentemente mais afastamento dos 6 primeiros classificados.
Quando ao trabalho da equipa de arbitragem que viajou do distrito do Porto, chefiada por Raul Valega, um trabalho positivo, em nada a comprometer.
Próxima jornada, a realizar no dia 11 de Janeiro, a equipa do Penalva vai-se deslocar até ao recinto do Eléctrico, equipa de Ponte de Sôr, certamente, os votos de um bom jogo!!

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Oliveira, Rogério, Saraiva, Sérgio Pote (Bruno Loureiro - 77 minutos), Belo (Mário Pedro - 46 minutos), Gamarra, André Barra (Julinho - 46 minutos), Tomé, Paulo Listra, Tojó (capitão) e Rodrigo.
Treinador: Carlos Agostinho

Centro Desportivo de Fátima alinhou com:
Nené, Índio, Samuel (capitão), Veríssimo, Duarte Machado, João Fonseca, Miguel Neves (André Santos - 81 minutos), Serginho, Vasco Varão, Heldon (Neto - 87 minutos) e Bruno Matias (Miguel Xavier - 66 minutos).
Treinador: Rui Vitória

Árbitro de Jogo: Raul Valega (A. F. Porto)

Golos: Miguel Neves (10 minutos) - 0-1, Bruno Matias (13 minutos) - 0-2, Rogério p.b. (33 minutos) - 0-3.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Duarte Machado (32 minutos), João Fonseca (54 e 68 minutos) e Gamarra (85 minutos).
Cartões Vermelhos - João Fonseca (68 minutos) por acumulação.

Classificação após a 15ª Jornada: