Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): A.A. Avanca 4 x S.C. Penalva do Castelo 0


Penalva sofre derrota pesada num encontro com pouco para contar e que teve como principal momento a decisão polémica da equipa de arbitragem no primeiro golo do encontro, descendo assim da 2ª para a 5ª posição classificativa!

11 Dezembro 2011
Parque Desportivo da Associação Atlética de Avanca (Avanca - Estarreja)
Assistência de cerca 200 pessoas

Décimo primeiro desafio do campeonato da temporada 2011-12 e último da primeira volta, a contar para a fase regular, a equipa penalvense deslocou-se ao distrito de Aveiro para defrontar a equipa da Associação Atlética de Avanca, conjunto que tem sede na vila e freguesia de Avanca, pertencente ao concelho de Estarreja. À entrada para esta ronda, a turma penalvense defendia a segunda posição da respectiva série em igualdade pontual com o líder, a Associação Desportiva de Nogueirense, depois de na ronda anterior ter empatado com o vizinho Académico de Viseu enquanto a turma avancanense está posicionada na 3ª posição classificativa somente a um ponto do duo da frente depois de na ronda anterior ter vencido no reduto do Bustelo.




Associação Atlética de Avanca alinhou com:
12 João Oliveira
2 Miguel Carvalho > 17 Jolinha (70`)
3 Pedro Pesquina
4 Tiago Amaral
6 Veiros
7 Miguel Ângelo
8 Hugo Santos ©
13 Carlos Pesquina > 22 Óscar Lopes (72`)
19 Marco Abreu
21 Marmelo
25 Cris > 18 Luís Bornes (60`)

Suplentes Não Utilizados:
72 Luís Resende
5 Gamarra
9 João Pedro
24 João Couras

Treinador: Luís Ferreira
Treinador Adjunto: Nuno Resende

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy
14 Chico Pereira
20 Califa > 16 Cristóvão (81`)
22 André Mateus > 2 Reuss (77`)
23 Sérgio Fonseca © > 18 Bernardo (72`)

Suplentes Não Utilizados:
12 Vítor Vareiro
17 Faria
21 Alex Cruz

Treinador: António Carlos Tótá
Treinador Adjunto: José Couto



Equipa de Arbitragem:

Árbitro de Jogo: Luís Coelho (A. F. Coimbra)
Auxiliares: Nuno Pereira & Paulo Santos


Golos:
1-0 Carlos Pesquina (g.p.) (39`)
2-0 Carlos Pesquina (59´)
3-0 Marmelo (68`)
4-0 Luís Bornes (78`)


Acção Disciplinar:

Cartões Amarelos - para Gamarra (16` e 38`), Miguel Carvalho (54`), Carlos Pesquina (57`), Sérgio Fonseca (62`), Marmelo (64`), Pedro Pesquina (82`) e Jolinha (83`).
Cartões Vermelhos - por acumulação de Amarelos para Gamarra (38`).

Outras Fotos da Partida:









Incidências da Partida:

Cumprido um minuto de silêncio em memória de Artur Quaresma!


Antes de começar o encontro, foi guardado um ‘minuto de silêncio’, em memória do antigo internacional português, Artur da Silva Quaresma, falecido a 2 de Dezembro de 2011. Um antigo avançado, que fez a sua carreira integralmente no Belenenses e nasceu a 27 de Dezembro de 1917 e que se estreou pela Equipa das Quinas em 28 de Novembro de 1937, num embate frente à Espanha, que Portugal venceu por 2-1.

Encontro ultimamente muito repetido na 3ª Divisão Nacional - Série C e que o Avanca tem levado a melhor!

Para dados históricos, neste encontro cumpria-se o nono desafio entre as duas formações nas últimas três temporadas, depois se sucessivamente se encontrarem nas fases regulares e finais dos últimos tempos. É a equipa avancanense que tem saldo claramente positivo entre os confrontos e que na condição de visitado ainda não logrou perder com os penalvenses.

Já começa a ser tradição a vitória do Avanca sobre o Penalva!!

A tradição cumpriu-se mais uma vez, assim de pode caracterizar este encontro, em que mais uma vez o Avanca, como tem sido recorrente nas últimas três temporadas, levou de vencida a formação penalvense no seu terreno.

Equilíbrio dominante no primeiro quarto de hora seguido de ascendente do Penalva até ao marcador sofrer a primeira alteração!

Num inicio de partida em que o equilíbrio foi constante. Com pouco ritmo, as equipas poucas jogadas de perigo para as balizas construíram no primeiro quarto de hora.
Não caindo em exagero, foi a formação de Penalva que a partir dos primeiros quinze minutos, tomou ascendente na partida. Um domínio territorial mas sem que se cria-se perigo para a bem estruturada defensiva avancanense que conta com experientes defesas nesta divisão. Muita luta e pouco "sal" mas era a formação penalvense que passava mais tempo no campo do adversário em que se ressalva apenas o remate com algum perigo de André Mateus aos vinte e oito minutos. Estava lá o guardião João Oliveira para defender o remate do atacante penalvense, que revelou muita segurança para um atleta que trocou esta temporada o campeonato distrital de Aveiro pela formação de Avanca.

O principal momento da partida...minuto 38!


Quanto era o Penalva que mandava na partida, a turma do concelho de Estarreja vai colocar-se em vantagem no marcador através de uma grande penalidade muito discutível ou mesmo inexistente. É certo que não existem repetições como numa transmissão televisiva para se tirar a limpo uma dúvida, não resta senão perguntar aos próprios envolventes no lance tanto de uma equipa como de outra. Acreditando nas palavras e na honestidade dos atletas chega-se a conclusão que nenhuma infracção se sucedeu. Minuto 38, o cronometro aproximava-se do tempo de intervalo, quando o impensável se sucedeu, no qual o arbitro "quis e conseguiu roubar" o protagonismo aos jogadores numa partida (que é o que se pede num espectáculo de futebol), em que os atletas sejam o centro das atenções. Ao ver o que os jogadores não viram, uma pertença mão de Gamarra dentro da grande área penalvense. É sinalizado a marcação do castigo máximo e ainda mais para a exclusão do médio do Penalva da partida, deixando a sua equipa reduzida a menos um elemento e naturalmente com uma contrariedade acrescida.

Primeiro golo retirou o espectáculo e a emoção à partida!

Assim se "estraga" uma partida por um erro crasso da equipa de arbitragem, que até estava a ser bem disputada pelos principais intervenientes. Carlos Pesquina, o homem mais avançado da turma orientada por Luís Ferreira que já conta com muitas temporadas "nas pernas" ao serviço do colectivo da terra de Egas Moniz, o único prémio Nobel da Medicina ganho por um português até aos dias de hoje, não desperdiçou o remate na marca dos nove metros, mesmo que o guardião Bruno Ferrary tenha adivinhado o lado do remate.

Intervalo pouco animador para os penalvenses!

Pouco ou nada há para acrescentar ao resto da etapa inicial e assim saímos para o descanso, em que a formação visitada levava uma vantagem tangencial num primeiro tempo pouco emotivo juntos das balizas mas muito disputado pelas duas formações, em que o Penalva revelou mais ascendente mas foram os locais a materializar em golo.

Na etapa complementar, a formação penalvense a ver-se inferiorizada em unidades ainda tentou esboçar alguma reacção à desvantagem no marcador nos primeiros minutos, sobretudo com as arrancadas de André Mateus, mas quem voltou novamente a marcar foi a formação que veste de azul e branco, e outra vez por intermédio de Carlos Pesquina numa rápida jogada de contra-ataque.

Ao ver-se a perder por duas bolas de diferença, a formação que viajou da Beira-Alta assumiu riscos e Luís Cardoso consegue ter e desperdiçar ao mesmo tempo uma clara situação de golo ao minuto 66. Com o tempo a passar, correndo claramente a favor dos visitados, o formação orientada por Tótá foi perdendo esperança e equilíbrio nos seus sectores ao qual o Avanca aproveitou para ampliar o marcador para três golos sem resposta. Minuto 68, Marmelo, um atacante que esta temporada trocou a vizinha Ovarense da distrital pela formação do concelho de Estarreja, finaliza com sucesso e eficácia um cruzamento que nasceu mais uma vez de uma jogada rápida de contra-ataque.

Resultado muito pesado e ingrato para o Penalva!

Castigo demasiado pesado para o Penalva do Castelo, conferia um resultado volumoso para a formação que à entrada desta jornada tinha menos um ponto que os penalvenses, e que retirou emoção à partida, a juntar ao momento da expulsão do jogador do Penalva no primeiro tempo e o consequente primeiro golo. Com o vencedor praticamente encontrado na partida, não restava senão ao Penalva dignificar o seu colectivo e emblema tentando o golo de honra.
Acabou por não acontecer para as hostes da formação que veste de preto e branco mas sim novamente para a turma que nesta jornada subiu ao segundo lugar da classificação. Aproveitando uma maior tranquilidade, Luís Bornes com um chapéu colocado acabou por introduzir novamente o esférico na baliza de Bruno Ferrary que pouco ou nada podia ter feito para evitar esta derrota pesada e demasiado ingrata. No entanto esta jogada pareceu procedida de falta tanto mais que Califa teve que abandonar o terreno de jogo por impedimento físico.

A formação penalvense acabou animicamente a partida em baixo!

Dominando o encontro, o Avanca realizava uma exibição segura, em parte devido a desmotivação dos atletas penalvenses que animicamente estavam em baixo e não era para menos pelos motivos atrás referidos.

Assim terminava a partida que teve alguns momentos interessantes de seguir e outros menos abonatórios. De referir e sublinhar que a justiça do vencedor não merece contestação mas não menos discutível a forma como começou a ser construído este resultado em que o Avanca venceu novamente a sua equipa "talismã".

Resultado que terá consequências anímicas mas certamente não retirará a força de voltar aos triunfos no inicio da segunda volta da fase regular, agendada para o próximo fim de semana no terreno do Bustelo.

Arbitragem irregular!


Do que já foi referido, em súmula acrescentar que esta equipa de arbitragem nunca esteve ao nível do encontro demonstrando pouca categoria para o escalão nacional. Quando a uma equipa de arbitragem se pede apenas aplicação das leis e não ser o protagonista do encontro pela negativa como se passou neste encontro em que teve influência no resultado, não estando em causa a justiça do vencedor mas sim da maneira como começou a ser construída a vitória dos locais.

11ª Jornada - 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):

Valecambrense 1 x Sanjoanense 3
Oliveira do Hospital 3 x Sampedrense 1
Oliveira de Frades 1 x Nogueirense 2
Alba 6 x Canas de Senhorim 0
Académico de Viseu 2 x Bustelo 0
Avanca 4 x Penalva do Castelo 0

Classificação após a 11ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):