Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

2ª C: Penalva do Castelo 1 - Oliveira do Bairro 3



14 de Dezembro de 2008
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)

Cerca de 200 pessoas de Assistência



Penalva desperdiça pontos em casa!! Resultado premeia a eficácia do Oliveira do Bairro!!

Jogava-se a 13ª jornada da época desportiva da 2ª Divisão (época 2008\2009), encontraram-se na vila de Penalva do Castelo, a equipa local, Sport Clube Penalva do Castelo (10 pontos), perante a equipa do Oliveira do Bairro Sport Clube (11 pontos). Não estando propriamente uma tarde agradável, em termos de temperatura, apostava-se num desafio bem equilibrado e dado os resultados de confrontos recentes destas duas equipas, com grau de dificuldade elevado para os Penalvenses.

Primeiros 15 minutos da partida foram "mornos", com a equipa do Penalva a levar ligeiro ascendente, contudo sem criar grande perigo junto do ultimo reduto do Oliveira do Bairro.
O Oliveira do Bairro contudo, a partir deste periodo, instalou-se no meio campo do Penalva criando algum perigo, principalmente jogando rápido pelas alas, para o homem mais avançado dos bairantinos (Luís Barreto, um jogador muito irrequieto, jogando de uma forma um pouco matreira, muito perigoso nas suas acções ofensivas).
Passavam 21 minutos, surge o primeiro grande momento do jogo, depois de uma boa troca de bola entre o ataque do Oliveira do Bairro do lado direito, Luís Barreto ganha boa posição perante Nuno Oliveira, guarda-redes do Penalva, já em cima da pequena área, sendo carregado em falta por Belo, com o arbitro da partida a assinalar falta, para a grande penalidade, chamado a marcar a respectiva grande penalidade, Carlos Miguel, um jogador muito experiente, remata fora do alcance de Nuno Oliveira, estando feito o golo inaugural da partida (0-1).
Tentou o Penalva, já em desvantagem, reagir, contudo não conseguindo ainda sacudir a pressão dos homens da Bairrada.
Carlos Agostinho, certamente não contente com o rumo dos acontecimentos, mexe na sua equipa, entrando Carvalhinho, de certa maneira, veio dar um pouco de mais animo no jogo do Penalva, conseguindo então sacudir a pressão, criando alguns lances de relativo perigo junto de Mário Júlio, aos 38 minutos remate de longa distância de Gamarra, para a figura do guarda-redes, aos 39 minutos, novamente algum perigo na baliza adversária, aos 45+1, num livre directo, cobrado por Gamarra, contra a barreira, com a bola a sobrar para Elias, que na recarga, já em boa posição perante Mário Júlio, remata um pouco a figura e para finalizar a primeira parte, mais uma, esta soberana hipótese de empatar a partida, quando Tó-Jó ganha boa posição, já direccionado para a baliza a guarda de Mário Júlio, já dentro da grande área, a rematar ao lado.
Intervalo na partida, com o resultado de uma bola a zero, vantagem para o Oliveira do Bairro, que melhor aproveitou a oportunidade que dispôs.
A segunda parte a começar, um pouco como a primeira, com ligeiro ascendente do Penalva, que quando dispôs de um livre já perto da grande área do Oliveira do Bairro, o livre a embater contra a barreira, sobrando no imediato para um jogador do Oliveira do Bairro, que lança logo Luís Barreto, que com a sua velocidade, ganha posição, isolando-se, e a saída de Nuno Oliveira, desviando da melhor maneira, para o fundo da baliza, estavam passados 57 minutos (0-2). Sem dúvida que este golo veio novamente premiar a eficácia dos bairrantinos, e assim aproveitar os erros do adversário.
A partir daqui o Oliveira do Bairro ia-se limitar a controlar o jogo, segurando a vantagem que tinha ate então obtido, jogando preferencialmente em contra-ataque.
O Penalva começou então a insistir frequentemente, começando a dar algum fruto aos 68 minutos, quando Carvalhinho teve muito perto de marcar, quando "apanha" um passe da direita do ataque penalvense, e remata forte direcionado para a baliza, mas um defesa salva mesmo em cima da linha, quando Mário Júlio já estava batido.
Aos 75 minutos, o Oliveira do Bairro, sem muito o justificar, vai aumentar a sua contagem, numa falta obtida a entrada da grande área da defesa penalvense, ganha um livre directo, na cobrança, Tó Miguel, outro jogador muito experiente, remata com sucesso, por cima da barreira, a bola a ganhar uma trajectória "enganadora", a bater novamente Nuno Oliveira (0-3).
Com o resultado praticamente feito, o Penalva não desistiu, e continuou a insistir, com a obtenção de um remate à barra, quando Gamarra desfere um remate forte de longa distância, não encontrando a melhor sorte.
Aos 87 minutos, chega "finalmente" o momento de glória de jogo dos penalvenses, um pouco já tardio, quando Gamarra, num livre directo a baliza de Mário Júlio, remata, com a bola a embater ligeiramente num defensor do Oliveira do Bairro, entrando na baliza, premiando o esforço de tentar virar o resultado desfavorável para os penalvenses.
Eram dados mais 4 minutos de compensação, sem mais nada de relevante a assinalar.
Final da partida, vitória do Oliveira do Bairro por 3 bolas a 1, perante o Penalva do Castelo.
Vitoria dos bairrantinos, "arrancada" através da eficácia demonstrada neste jogo, contudo, aceitando-se mais a diferença mínima.
Quanto ao Penalva, uma derrota em casa que não fica nada bem, tendo em conta que se ganhava este encontro ultrapassava este adversário e assim se aproximava dos primeiros 6 classificados. Não sendo feliz neste encontro, em que teve momentos bons durante a partida, com a sorte também a não estar do seu lado.
Acreditamos seriamente que o Penalva conseguirá melhores resultados brevemente, só restando desejar, para uma boa representação do distrito de Viseu nos nacionais, que o consiga, o mais breve possível, em na próxima jornada se desloca ao arquipélago dos Açores, mais propriamente à ilha de São Miguel, para defrontar o Operário (21 de Dezembro de 2008).
Quanto ao trabalho da equipa da arbitragem, que viajou do distrito de Portalegre, um trabalho razoável.

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Oliveira, Elias, Rogério, Élio, Belo (Sérgio Pote - 77 minutos), Beaud (Carvalhinho - 35 minutos), Gamarra, Paulo Listra, Tomé, Tó-Jó (capitão) e Rodrigo (Bruno Loureiro - 59 minutos).
Suplentes Não Utilizados:
Nuno Morais, Vitor Hugo, André Barra e Coquinho.
Treinador: Carlos Agostinho

Oliveira do Bairro Sport Clube alinhou com:
Mário Júlio, Paulo Costa (capitão), Branco, Rui Castro, Leandro, Carlos Miguel (Jean - 46 minutos), Nelson Rato (Miguel Tomás - 77 minutos), Dani (Pedro Cruz - 70 minutos), Hugo Paulo, Tó Miguel e Luís Barreto.
Suplentes Não Utilizados:
Ivo, Fábio, Justiça e Xavier.
Treinador: Amorim Nunes

Árbitro de Jogo: Ricardo Lourenço (A. F. Portalegre)

Golos: Carlos Miguel (22 minutos - 0-1), Luís Barreto (57 minutos - 0-2), Tó Miguel (75 minutos - 0-3) e Gamarra (87 minutos - 1-3).

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos: Belo (21 minutos), Paulo Costa (29 minutos), Jean (55 minutos), Carvalhinho (71 minutos), Rui Castro (86 minutos).