Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

sábado, 3 de setembro de 2011

Antevisão e Apresentação das equipas do Campeonato Seniores 3ª Divisão Nacional Série C 2011-12


O Sport Clube Penalva do Castelo inicia no próximo Domingo, dia 04 de Setembro de 2011, a sua "nova" caminhada na participação no campeonato da 3ª Divisão Nacional, incluído, como tem vindo a ser habitual na série C. Normalmente, em cada temporada, a constituição da respectiva série sofre alterações e nesta nova temporada registaram-se em 50% da série, assim mantiveram-se seis formações que transitam da temporada anterior, entrando seis "novos" emblemas.
Em jeito de curta analise a cada formação:

+ Sport Clube Penalva do Castelo

A equipa que tem sede no concelho de Penalva do Castelo pertence à Associação de Futebol de Viseu participa pela terceira ocasião consecutiva nestes moldes actuais da 3ª Divisão Nacional. depois de cinco temporadas na 2ª Divisão Nacional. Com uma equipa bastante renovada tanto em termos de novos elementos como também de faixa etária procura certamente a manutenção de forma tranquila no terceiro escalão nacional de futebol. Uma reestruturação quase completa no plantel em que o factor orçamental teve um enorme peso antevê bastantes dificuldades para atingir os seus objectivos mas por outro lado renova a ambição de construir praticamente uma renovada e jovem equipa que pode dar os seus frutos no presente como também no seu futuro. Sem contratações de peso, a formação penalvense reforçou-se com um misto de jogadores que na temporada actuaram na 3ª divisão no clube "vizinho" Aguiar da Beira como também alguns elementos da divisão maior da Associação de Futebol de Viseu. Juntando alguns elementos ainda de idade júnior, o risco é grande para fazer frente ao competitivo escalão nacional como também confere uma ambição e luta maior pela afirmação de novos talentos. Contando mesmo assim com elementos experientes, os novos e menos habituados a estas andanças vão oferecer maior dinâmica em campo como foi comprovado nos jogos da pré-temporada como no primeiro jogo oficial. Desse primeiro encontro oficial, a contar para a Taça de Portugal, a turma de Penalva venceu e revelou solidez frente a uma formação açoriana do mesmo escalão. Os pontos menos da equipa podem então ser a menor experiência de alguns elementos e um plantel curto que confere menos opções.

+ Académico de Viseu Futebol Clube

A equipa que tem sede no concelho e cidade de Viseu pertence à Associação de Futebol de Viseu participa pela terceira ocasião consecutiva nestes moldes actuais da 3ª Divisão Nacional, depois de na temporada passada ter falhado novamente o regresso à 2ª Divisão Nacional, que certamente é sempre o objectivo em mente da grande instutição e o clube com maior história do distrito no futebol nacional. Desde logo, devido ao seu orçamento e a sua história (se bem que a denominação da equipa é diferente daquela de à 10 anos atrás) assume-se como dos principais candidatos à subida de divisão como ao primeiro lugar da série. Foi das formações senão mesmo a que investiu mais na formação do seu plantel para esta temporada, depois de ficar perto de subir na temporada anterior, tendo muito provavelmente o maior orçamento desta série. Candidato assumido à subida poderá então criar imensas dificuldades às restantes equipas como também pode ser um factor que a poderá trair, devido a pressão de ter ganhar e não falhar, factor esse que poderá ser aproveitado pelos seus adversários. De resto no seu plantel pontificam alguns jogadores consagrados (os guardiões Augusto e Nuno Oliveira, o médio Luís Vouzela e o pivô Rui Santos, entre outros) como também alguns ainda em fase de ascencão como são os casos de Luisinho e Hélder Rodrigues, a mais recente aquisição para as suas alas, depois de "saltar" do Penalva para a Covilhã em 2010. Em geral o seu plantel também sofreu bastantes baixas como também manteve alguns importantes. Pontos a menos, poderá passar pela ausência de uma referência atacante consagrada, depois de perder o seu goleador das últimas temporadas, Zé Bastos. Por outro lado, o facto referido atrás, da pressão em ganhar poderá ser uma factor que joga em desfavor dos academistas, esta temporada com novo treinador, depois de constante mudança na temporada transacta, em que passaram no leme dos viseenses, três diferentes. Ainda não realizou jogos oficiais, depois de ficar isento na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

+ Associação Atlética de Avanca

A equipa que tem sede na freguesia de Avanca, no concelho de Estarreja pertence à Associação de Futebol de Aveiro. É actualmente uma formação de referência nesta série da 3ª Divisão nas últimas temporadas devido à sua estabilidade classificativa, sem se assumir como candidato é sempre uma formação de respeito e inegável valor competitivo. Esta temporada não deverá ser excepção, já que foi a formação que menos mexeu no seu "xadrez". Baixas que não foram significativas, referência apenas para o guardião experiente Godofredo e do médio revelação Luís Bornes. Registando-se poucas mexidas num plantel já por si experiente deixa antever que será das formações mais difíceis de bater como será provavelmente candidato a um lugar constante nos primeiros da frente. Para comprovar a sua solidez, é o resultado no seu primeiro encontro oficial da nova temporada, em que venceu no terreno do Marinhense por três bolas sem resposta. Pontos a menos na formação avancanense não parecem ser muitos ou praticamente inexistentes devido à sua estabilidade em relação à temporada anterior. A não ser que se neguem a afirmarem-se como candidatos à subida. Mesmo que este factor se preveja, é de contar pelo menos de uma fase regular bastante forte da turma do concelho de Estarreja.

+ Associação Desportiva de Nogueirense

A equipa que tem sede na freguesia de Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital pertence à Associação de Futebol de Coimbra. É actualmente das formações mais representativas do distrito de Coimbra e das que mais cresceu nos últimos anos. Equipa que esta temporada transita da série D para a série C do terceiro escalão nacional. Pela classificação na temporada passada, na qual manteve uma "luta acesa" pelos lugares de promoção, antevê que será uma formação candidata aos lugares de subida em parte também devido a constituição e investimento no seu plantel. Sofreu alterações significativas para esta nova temporada na constituição do seu plantel, mas certamente terá ficado novamente bastante competitivo, tendo em conta os elementos contratados, onde pontificam o defesa Rui Daniel e o guardião Eduardo, titulares indiscutiveis nas últimas temporadas na equipa do Pampilhosa (2ª Divisão Nacional). De saídas significativas, há a registar a de o tecnicista Nuno Pedro, o defensor brasileiro Walnei e o experiente guardião Rui Vale, entre outros. No seu primeiro desafio oficial, perdeu por uma bola a zero frente ao Sertanense da 2ª Divisão Nacional. Factor a favor, será também o seu campo ou o factor casa, como também a sua vocação ofensiva da última temporada. Pontos a menos será o seu mecanismo táctico, que é de algum risco porventura a jogar contra equipas mais habituadas a esta competitiva série.

+ Associação Desportiva de Sanjoanense

A equipa que tem sede no concelho e única freguesia de São João da Madeira, pertence à Associação de Futebol de Aveiro. De regresso as escalões nacionais depois de ter disputado a maior divisão distrital de Aveiro e ter-se sagrado campeã. É um clube com história e com hábito de disputar escalões nacionais, daí que se preveja que possa sempre possuir uma formação de respeito, onde nos últimos tempos caiu um pouco, provavelmente devido a problemas internos mas que esta temporada regressa com renovada ambição de fazer um campeonato tranquilo, que atesta o seu primeiro resultado em jogos oficiais, no qual venceu o Cesarense por uma bola a zero a contar para a Taça de Portugal. Na constituição do seu plantel para fazer face à competitiva 3ª Divisão Nacional, a formação sanjoanina optou por manter grande parte da espinha dorsal da última temporada e que foi responsável pela subida de divisão e o titulo distrital, contando apenas com poucos reforços, destacando-se Mário que é proveniente do Oliveira do Bairro e diversos juniores do clube que mais uma vez vai conferir muita juventude mas ao mesmo tempo muita ambição em mostrar serviço. Poderá porventura criar alguma sensação o que não será de estranhar tendo em conta o seu historial e a sua massa associativa em numero considerável. Ponto a desfavor, poderá novamente ser o factor juventude e inexperiência em competições desta exigência.

+ Associação Desportiva de Valecambrense

A equipa que tem sede no concelho e vila de Vale de Cambra pertence à Associação de Futebol de Aveiro. Também ela, uma formação do distrito de Aveiro regressada aos escalões nacionais e com um vasto historial em competições nacionais. Só por este facto deixa antever que poderá ser uma equipa com capacidades para singrar novamente na 3ª Divisão Nacional. Será porventura uma aposta para lutar pelos seis primeiros na fase regular do campeonato. Sagrou-se vice-campeã na divisão maior do distrito de Aveiro na última temporada e acabou por subir devido a repescagem, beneficiando também do excelente coeficiente que a Associação de Futebol de Aveiro possui a nível nacional. Quanto ao seu plantel para fazer face a exigência da 3ª Divisão Nacional, o Valecambrense contratou alguns jogadores que podem ser importantes pela experiência e qualidade que acrescentam para colmatar algumas saídas importantes como foi o caso de o médio criativo Inverno e o defesa Diogo Careca transferidos para o "rival" Bustelo como também Letz para o Sp. de Espinho entre outros. Em relação as aquisições, referência para o guardião Filipe que transita do Bustelo, Bruno Fogaça que jogada no Coimbrões da 2ª Divisão Nacional. Será também uma formação que poderá fazer do factor casa um ponto a favor em parte devido à sua considerável massa associativa. No seu primeiro jogo oficial da temporada, a turma de Vale de Cambra perdeu no prolongamento com a formação de Esposende à contar para a Taça de Portugal.

+ Futebol Clube de Oliveira do Hospital


A equipa que tem sede na freguesia e cidade de Oliveira do Hospital pertence à Associação de Futebol de Coimbra. Também ela uma das formações regressadas ao futebol nacional depois de já contar igualmente no seu historial muitos anos de presença em campeonatos nacionais. Depois de ter uma ascensão no principio na última década caiu para os distritais no final da respectiva década regressando esta nova época ao "convívio" entre equipas nacionais de outros distritos, depois de se sagrar campeã distrital de Coimbra. Como curiosidade da última temporada, regista-se num dos seus encontros um triunfo com um dos golos mais rápidos da história do futebol mundial. O seu historial também poderá falar por si e conferir potencial para realizar um campeonato tranquilo e lutar na primeira fase por um lugar nos seis primeiros. Com uma renovada equipa, devido a bastantes aquisições, poderá contudo se constituir no principio como uma incógnita do seu valor real. Do seu plantel destacam-se bastantes jogadores de nacionalidade estrangeira como também grande parte da equipa que foi responsável pelo titulo distrital como a subida de divisão ao qual se juntam alguns jogadores com craveira nacional, como é o caso de o guardião Rui Vale que foi contratado ao "vizinho" Nogueirense. No seu primeiro jogo oficial da temporada, a equipa do distrito de Coimbra perdeu em casa frente ao Mirandela da 2ª Divisão por uma bola a zero.

+ Grupo Desportivo de Oliveira de Frades


A equipa que tem sede no concelho e vila de Oliveira de Frades pertence à Associação de Futebol de Viseu é uma das formações que transita da temporada passada da mesma série e que participa pela segunda temporada consecutiva na 3ª Divisão mesmo que também possua algum historial de participações nos escalões nacionais. Na temporada transacta manteve-se no terceiro escalão nacional mesmo à justa, somente no último desafio e que esta temporada certamente quererá repetir a façanha de se manter mas certamente de forma mais tranquila, para isso contará com o mesmo treinador e com alguma parte do plantel da temporada passada ao qual se juntam alguns nomes que podem acrescentar qualidade, como é o caso dos médios Fábio Cunha e o consagrado Nuno Pedro, ambos provenientes do Nogueirense como também o caso de Bruno Parente, que transita do Tondela da 2ª Divisão Nacional. Igualmente importantes podem também ser os reforços Samir e o avançado Fernando Caldas para colmatar algumas saídas de jogadores experientes como Negrete, Mário Pedro e Moacir. De certa forma, a formação da região de Lafões poderá esta temporada se apresentar com mais potencial para realizar um campeonato mais competitivo que o anterior em que apenas no último desafio garantiu o objectivo da manutenção. Ainda não realizou jogos oficiais esta temporada, depois de ficar isento na 1ª ronda da Taça de Portugal.

+ Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim

A equipa que tem sede na freguesia e vila de Canas de Senhorim, concelho de Nelas pertence à Associação de Futebol de Viseu. Foi das últimas formações a garantir um lugar no terceiro escalão nacional, depois de ocupar um lugar de desistências igualmente de repescagens. Um dado que ressalva de imediato é a sua estreia em campeonatos nacionais (apesar de já ter participado na Taça de Portugal por via do campeonato distrital), depois de na sua história ter sempre disputado os campeonatos da Associação de Futebol de Viseu e que na última conseguiu o seu melhor resultado e classificação de sempre, ao sagrar-se vice-campeã do distrito de Viseu. Um ponto joga inegavelmente contra esta formação, que é a inexperiência e de não ter preparado com mais tempo uma formação para competir na exigente 3ª Divisão Nacional. Dificuldades essas vão ser provavelmente mais visíveis nos primeiros desafios e que seguidamente a ambição e vontade de mostrar valor podem jogar a seu favor. Para constituir o seu plantel, a formação canense optou por jogadores que se destacaram nas divisões distritais de Viseu e da Guarda como também contratou o consagrado avançado Tó-Jó, ele que durante muitas temporadas pontificou no ataque do Penalva do Castelo. De saída também estiveram alguns jogadores importantes como os defesas experientes Abadito, Cláudio e Nelson Soares. O treinador escolhido para este exigente desafio foi o técnico João Bento, que já trabalhou em clubes na 3ª Divisão Nacional, diga-se sem grande sucesso. No seu primeiro jogo oficial realizado esta temporada, a estreia foi pouco auspiciosa, saindo "vergada" de Chaves por sete bolas sem resposta. Interessante por outro lado será o facto que aumentou o contingente de clubes do distrito de Viseu na 3ª Divisão Nacional e que assim poderá conferir mais interesse da massa associativa da região e mais jogos emotivos e de resultado imprevisível.

+ Sport Clube de Alba


A equipa que tem sede no concelho e cidade de Albergaria a Velha pertence à Associação de Futebol de Aveiro. Também ela uma formação que transita da mesma série da temporada anterior e que garantiu a manutenção sem problemas de maior mesmo apesar de realizar uma decepcionante fase regular. Passou de desilusão da primeira fase a afirmação na fase final do campeonato da época transacta. Parte para esta nova época com uma renovada ambição, voltando a investir bastante na constituição do seu plantel como foi nota dominante na temporada anterior. Provavelmente possuidora de uma dos maiores orçamentos desta série, a formação do distrito de Aveiro contratou alguns jogadores de "peso" como foi o caso de o defesa Ribeiro ao Boavista e o avançado Zé Bastos ao Académico de Viseu, ele que foi e tem sido dos melhores marcadores de todas as séries da 3ª Divisão Nacional nas últimas temporadas como também dois elementos recrutados ao Oliveira do Bairro para equilibrar algumas saídas importantes como os médios Ricardo Suíço e Samú juntamente com o avançado Oscár Lopes. Será certamente uma formação a ter em conta para disputar os primeiros lugares como dizer também que será equivalente a lutar pelos lugares de subida. O primeiro desafio oficial da temporada não correu de feição, sendo que a formação albergariense saiu derrotada pelo Sousense por três bolas a uma, clube que também pontifica na mesma divisão.

+ Sporting Clube de Bustelo


A equipa que tem sede na localidade de Bustelo, freguesia de São Roque do concelho de Oliveira de Azeméis pertence à Associação de Futebol de Aveiro. Também ela uma formação que transita da mesma série da temporada anterior e que garantiu a manutenção bem cedo e de forma tranquila conferindo-se como a grande sensação da série C da temporada anterior, principalmente na fase regular na temporada de regresso aos campeonatos nacionais depois de várias décadas a disputar os campeonatos distritais de Aveiro. Apostada certamente em voltar a criar sensação e realizar um campeonato tranquilo, a formação bustelense que conta agora com um renovado estádio e um novo bom piso de relva sintética para a prática de futebol, manteve grande parte da estrutura da época transacta, como o técnico Miguel Oliveira e grande parte da equipa anterior. Contando com algumas saídas importantes, caso de o guardião Filipe, Bruno Resende, Renato Oliveira e Sousa, a formação do concelho de Oliveira de Azeméis contratou alguns jogadores que podem conferir qualidade, caso de Armando, um jogador consagrado que actuou grande parte da sua carreira na Oliveirense, Diogo Careca e Inverno que vêem do "vizinho" Valecambrense e Alex Oliveira do Canedo. Turma que faz do factor casa um ponto muito forte para somar pontos e com um futebol muito físico proporciona jogos de dificel disputa. Um ponto que pode jogar em desfavor, é o facto de já não ter o efeito surpresa que possuiu em grande parte da temporada anterior. No seu primeiro jogo oficial da temporada, a formação de Bustelo perdeu por três bolas sem resposta frente ao Torreense, equipa que milita na 2ª Divisão Nacional. É de contar que esta formação seja das mais difíceis de vencer nesta competitiva divisão nacional o que confere algum grau de favoritismo a ficar no grupo dos seis primeiros durante a fase regular do campeonato.

+ União Desportiva de Sampedrense

Por fim, a equipa que tem sede no concelho e vila de São Pedro do Sul e que pertence à Associação de Futebol de Viseu. Também ela uma formação que transita da mesma série da temporada anterior e que garantiu a manutenção com maior ou menor dificuldades durante a fase final do campeonato. A formação lafonense parte para esta temporada com poucas ou mesmo quase nenhumas alterações em relação à temporada anterior o que pode conferir um factor de vantagem e de mais valia para enfrentar esta competitiva série. Mesmo que o treinador timoneiro da época transacta não se tenha mantido, a aposta recaiu no seu adjunto, Carlos Sousa, que com ambição renovada poderá criar uma formação compacta, dificel de vencer, principalmente em casa própria. Do plantel constituinte, ressalvam pequenas alterações com a contratação de poucos elementos, onde se destaca o avançado Jimmy, que actuava no campeonato distrital mas que já tinha passado pelo "vizinho" Oliveira de Frades. De saída, há apenas a registar a do experiente Emanuel e de Brito segundo dados apurados. Sem grande individualidades, a grande arma dos são-pedrenses poderá ser novamente o colectivo e o espírito de equipa, a que foi responsável pela temporada sem sobressaltos na anterior edição da 3ª C, mesmo que sem apresentar uma futebol muito vistoso. Ainda sem efectuar jogos oficiais esta temporada, depois de ficar isento na ronda inaugural da Taça de Portugal, o valor real desta formação poderá ser ainda uma incógnita.