Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 25 de setembro de 2011

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): S.C. Penalva do Castelo 2 x G.D.R. Canas de Senhorim 1


"Penalva do Castelo vence à tangente o seu primeiro emocionante derbi distrital desta temporada e continua totalmente invicto no campeonato!!"

25 Setembro 2011
Parque Desportivo de Santa Ana (Penalva do Castelo)
Assistência de cerca 200 pessoas

Primeiro desafio do campeonato da temporada 2011-12, contando para a fase regular, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa do Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim, conjunto que viajou do quase vizinho concelho de Nelas, vila de Canas de Senhorim. Oposição de forças do mesmo distrito, inédita a contar para campeonatos nacionais entre os penalvenses e os canenses. Formação de Penalva realiza o seu primeiro derbi distrital da temporada enquanto a formação do Canas tinha já defrontado o Académico de Viseu. A entrada para esta ronda, a turma penalvense tinha vencido os seus primeiro dois encontros enquanto a turma canense tinha somado somente um ponto nas suas duas primeiras partidas.


Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:

1 Bruno Ferrari
5 Nélson Cardoso > 4 Diogo Sousa (82 minutos)
6 Gamarra
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy > 21 Alex Cruz (77 minutos)
18 Bernardo
20 Califo
22 André Mateus > 2 Reuss (56 minutos)
23 Sérgio Fonseca ©.

Suplentes Não Utilizados:

12 Vítor Vareiro
11 Flávio Amaral
16 Cristovão
17 Faria.

Treinador: Tótá

Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim alinhou com:

1 João Paulo
2 Pedro Correia
3 Diogo Cunha
4 Simão ©
5 Roberto > 15 Fernando Pedro (29 minutos)
7 Dominique
9 João Miguel
10 Luís Lopes
11 Serjão
17 Élio
18 Pedro André > 14 Marco Xará (65 minutos).

Suplentes Não Utilizados:

12 Canário
6 Fino
8 Miguel Duarte
13 Carlos Miguel
16 João Farturas.

Treinador: João Bento

Equipa de Arbitragem:

Árbitro de Jogo: Bruno Pereira (A. F. Viseu)
Auxiliares: Carlos Pereira e Jorge Rei


Golos:

1-0 Sérgio Fonseca (26`)
2-0 André Mateus (47`)
2-1 Fernando Pedro (71`)

Acção Disciplinar:

Cartões Amarelos - para Fino (34`), André Mateus (36`), Mika Lopes (64`), Bruno Ferrari (70`), Luís Cardoso (81`), Simão (86`), Califa (90+4`) e Pedro Correia (90+4`).


Cumprido um minuto de silêncio em memória de António Ribeiro de Magalhães, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol ente os anos 70 e 80 do século XX, a partida reservava um confronto inédito em campeonatos nacionais, mesmo que entre formações do mesmo distrito. Passado o encontro para as 15h00 pela primeira vez em jogos do campeonato nesta temporada, o desafio, talvez pelo calor que se fazia sentir, proporcionou um futebol algo morno nos primeiros vinte e cinco minutos do primeiro tempo. Sem verdadeiras oportunidades de golo a registar, o equilíbrio foi assim nota dominante.
A monotonia do jogo foi quebrada à passagem do minuto vinte e seis, por intermédio do capitão do Penalva, Sérgio Fonseca, que de cabeça, respondeu a cruzamento com peso e medida, que colocava assim os penalvenses na frente do marcador.
O Canas passou à resposta, com Dominique a assumir com as despesas atacantes dos canenses e já depois de ter entrado Fernando Pedro para o lugar entretanto lesionado Roberto, mas foi a formação da casa, que dispôs de uma excelente oportunidade para aumentar o marcador. Mika Lopes, depois de bom trabalho individual, fica em boa posição perante o guardião canense, João Paulo, mas remata fraco para defesa do mesmo sem dificuldades, minuto 31.
As equipas, parecendo que tinham acordado para o encontro passaram a jogar com mais ritmo e mais acutilância junto das balizas.
Passando o Canas a assumir o jogo, a turma orientada por João Bento, respondeu bem mas sem eficácia e sem sorte, a exemplo do remate à trave de Bruno Ferrari, guardião penalvense, à passagem do minuto 39, na cobrança de um livre frontal à baliza. Foi na circunstância João Miguel que "tirou tinta" à baliza do último reduto defensivo do Penalva.
No minuto seguinte, o Canas volta à carga e cria um lance de golo iminente, provocado por um mau atraso de Sérgio Fonseca , para a direcção do seu guarda-redes. Bola que é salva mesmo em cima do risco, validado pela equipa de arbitragem que mais perto do lance considerou que o esférico não tinha atravessado totalmente a linha de baliza. Tenha entrado ou não totalmente, só os jogadores por perto e o arbitro auxiliar podem decifrar totalmente, já que para quem estava no meio campo dificilmente poderá tirar uma ilação clara.
Até ao intervalo foi a formação canense que mais esteve por cima do encontro obrigando o Penalva a sofrer. A vantagem essa foi segurada até ao descanso para frustração do Canas que teve uma resposta positiva ao golo sofrido aos 26 minutos.
No reinicio da etapa complementar, não poderia começar melhor a formação que veste de preto e branco, que com a obtenção do segundo golo, realiza uma entrada de rompante no segundo tempo, depois de André Mateus, de cabeça, aproveitar alguma desatenção dos defensores do Canas, colocar o esférico pela segunda vez no fundo das malhas da baliza canense.
Com os primeiros minutos a serem disputados novamente com equilíbrio, a equipa penalvense, em vantagem por dois golos de diferença passou a jogar de forma mais tranquila, deixando o Canas correr atrás do prejuízo, mas que foi feito com poucas soluções e sem sucesso. O Canas ainda sem incomodar muito o último reduto penalvense nesta segunda parte iria reagir positivamente com a obtenção do seu golo à passagem do minuto 71. Fernando Pedro, com espaço consegue "furar" a linha defensiva do Penalva e com engenho remata certeiro para o fundo da baliza de Bruno Ferrari. Com o Penalva a não querer forçar muito, "permitiu" ao Canas um novo crescimento no encontro e é a trave que salva novamente o guardião do Penalva de sofrer o segundo golo da partida. O mesmo protagonista, João Miguel, desta vez sem preparação, de grande distância, remata para o que poderia ser o momento da tarde em termos de nota artística. Na recarga, Marco Xára aparece isolado, mas é lhe assinalado posição irregular que deixou o banco do Canas de Senhorim à beira de um ataque de nervos.
Jogo emotivo e com nervosismo a ser nota dominante nos jogadores neste período do encontro. O Canas a pressionar mais e a passar mais tempo na baliza contrária. Ao minuto 85, nova oportunidade de golo para a formação canense, em que Dominique em boa posição atira ligeiramente por cima.
Com a emoção a registar-se até ao apito final, o encontro passou a ter parada e resposta, depois de o mesmo estar mais aberto.
Sem mais acontecimentos de registo, a partida era sentenciada pelo arbitro do encontro, também ele do distrito de Viseu e que faz esta temporada a estreia em campeonatos seniores nacionais. Nota positiva na globalidade da sua actuação durante o desafio ao qual se pode dar o beneficio da dúvida em alguns lances mais contestados.

O Penalva conseguia assim, mesmo à tangente e a precisar de suar o quanto baste, segurar o oportuno triunfo que faz com que a turma de Penalva continue totalmente invicta no campeonato ao cabo de três jornadas. O triunfo dos penalvenses premeia o esforço despendido nos últimos minutos, que foram dominados em parte pelo Canas de Senhorim, que vendeu cara a derrota.
A jovem e ambiciosa formação penalvense demonstrou mais uma vez união de grupo que muitas vezes é a chave do sucesso. O Canas é um digno vencido, pela boa atitude demonstrada em campo, mesmo em desvantagem, o que ajudou a proporcionar uma bom espectáculo de futebol nesta solarenga tarde.






[CinZa]

3ª Jornada - 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):

Nogueirense 4 x Bustelo 2
Valecambrense 1 x Oliveira do Hospital 2
Sampedrense 1 x Académico de Viseu 1
Sanjoanense 1 x Alba 1
Avanca 6 x Oliveira de Frades 2
Penalva do Castelo 2 x Canas de Senhorim 1

Classificação após a 3ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):