Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Um pouco mais de História do clube...a cronologia geral até ao presente, algumas fotografias emblemáticas, os títulos, ...a cerca de poucos dias de comemorar 70 Anos!


A cerca de poucos dias de mais um e emblemático aniversário do clube e no dia preciso de feriado municipal (25 Agosto 2015), julgamos oportuno relembrar, partilhar e recriar alguma da história da mesma colectividade, tendo em conta a bibliografia disponível publicamente, como o livro "Município de Penalva do Castelo Séculos XIX-XX" do autor Carlos Jorge Mota Veiga em 2013. Como outra investigada que pode não ter a maior precisão, pelo que pedimos desculpa se algum dado publicado não estiver de acordo com a realidade.
Artigo que pode sofrer atualizações.

História geral do Sport Clube Penalva do Castelo:

De acordo com o autor do livro referido na introdução, uma das mais prestigiadas agremiações do concelho é o Sport Clube de Penalva do Castelo, fundada em 28 de Agosto de 1945 com a denominação de Sport Club de Castendo.
Em 1929, já existiria um grupo de futebol provavelmente ligado à Casa da Ínsua, como a sua denominação faz subentender - Flor de Liz Foot-Ball Club de Castendo (Castendo foi a designação que perdurou até 1957, agora Penalva do Castelo).


(Foto cedida pelo Sr. José Antunes Barros e publicada por Gabriel Costa.
Representa, possivelmente, a mais antiga equipa de futebol de Penalva. Chamava-se FLÔR DO LIZ FOOT-BALL CLUB)

Realizando encontros de futebol com grupos de localidades circunvizinhas, como em 1931 em Santo André, no vizinho concelho de Mangualde. De onde se depreende a existência de um campo de jogos na vila, construído uns anos antes com o voluntarismo de jovens penalvenses que então pretendiam organizar uma equipa de futebol. Clube que se terá sido extinguido por falta de renovação dos atletas, em virtude de se conjugar no tempo o abandono dos mais velhos com a saída dos mais jovens para o estrangeiro. Contexto em que também o campo dos jovens desapareceu.

Em 1948, um penalvense emigrado no Brasil, de visita à sua terra natal de Castendo, verificou com tristeza que o campo que tanto custara a construir desapareça. Inconformado e bem abonado financeiramente, promoveu a construção de novo campo e reanimou o interesse local pelo futebol. Que todavia entrou de novo em declínio depois do regresso do referido emigrante ao Brasil, com o campo de jogos em risco de voltar a desaparecer por falta de dinheiro para pagamento do aluguer do terreno onde estava implantado.


(Futebol Clube de Castendo - data de 1950.
Legenda: De pé - Jorge Barros, Alexandre, Coradinho, Artur Torcato, Zé Cordália, Guitas, Amadeu Barbeiro, Cunha, Elias, Nelo e Zeca Caruncho. Em Baixo - Zé Barros, Casimiro, João Preto, Davide e Higino)

A partir de 1958 reavivou-se entre os jovens da terra o interesse pelo futebol. Organizaram bailes e peditórios com a finalidade de conseguirem angariar meios para aquisição de material desportivo. O mesmo grupo de jovens formou uma equipa de futebol que realizou alguns jogos de carácter particular com clubes de concelhos vizinhos, em moldes idênticos aos que anteriormente se realizavam. Organizavam os corpos gerentes do clube, os quais fizeram sair uma circular dirigida aos Penalvenses, emigrados e residentes, pedindo auxílio com donativos para que "à semelhança do que se verifica nas demais terras, Penalva do Castelo tenha também uma Agremiação Desportiva à altura dos seus pergaminhos!"

O clube tinha existência legal e institucional a atividade regular. Os corpos gerentes mobilizaram pessoas e vontades para ser organizada uma equipa de futebol para disputar provas oficiais, um movimento que contou com a adesão de penalvenses emigrados e residentes, no apoio ao clube da terra natal. Tornava-se necessário proceder a obras de ampliação e de beneficiação no campo de jogos que o datasse com as medidas regulamentares, de molde a permitir ao clube poder participar em competições oficiais. Os dirigentes decidiram-se pela aquisição do terreno contíguo ao campo da Cerca para permitir a sua ampliação. Para o que eram necessários dezoito contos, muito dinheiro à época. Mas o entusiasmo em torno do projeto acabou por envolver a vereação municipal, ao constatar que a associação desportiva tinha "existência legal" e intervinha em diversas modalidades de desporto e cultura física, "muito especialmente
no futebol". E nessa medida decidiu adquirir por treze mil escudos (dados não confirmados) em terreno sito ao Soito Ruivo ou Vinha das Carvalhas, que já vinha servindo, "embora mal", para competições desportivas.
Que se adequava à construção de um campo de jogos, juntando-lhe uma parcela de terreno anexo oferecida pelo proprietário da Casa da Ínsua, permitindo um campo com dimensões legais próximo da vila, com "esplêndidos meios de comunicação" e até com uma "zona turística".
As obras no campo da Cerca contemplaram a construção de uns modestos balneários, arranjo do terreno de jogo e algumas vedações, custeadas pelos parcos meios do clube. Apesar disso passaria a designar-se "campo municipal", embora só em 1971 o Município chamasse a si a manutenção desta infra-estrutura desportiva.

(Foto sobre o Desfile da Banda distrital da Legião Portuguesa
- Anos 1940
Desfile da Banda no Campo da Cerca
, por ocasião da inauguração do recinto.
(esta informação pode não corresponder á realidade mas foi obtida junto de um antigo elemento da Banda).
Da esquerda para a direita, reconhecem-se os Srs. Casimiro, António Sales “Russo”, Manuel Bento,
Artur “Triste”, João Alexandrino, Machala, Alberto “Cornetim”, Amadeu Saraiva, Américo Almeida,
José “Lasca”, João “Lenteirão”, Toneca Martins “Virotes”, Albano “Petas”, Leonel e Casimiro Martins.
(publicado por Gabriel Costa)



(Foto do Campo Municipal da Cerca atual.
Depois da colocação da relva artificial - 2014 - foto de João Poças)

Pois era óbvio que sem os apoios externos muito dificilmente o clube a conseguiria manter e usufruir, como o reconheceu em louvor à Câmara Municipal e à Casa da Ínsua, nele dando nota do contributo ao desenvolvimento do desporto local e na beneficiação do campo de jogos prestados por aquelas duas entidades. Em Março de 1960, o clube iniciou a competição oficial na segunda divisão distrital de Viseu. Na época desportiva de 1963/1964 passou a competir na primeira divisão distrital e na época de 1966/1967 participou pela primeira vez na terceira divisão nacional.


(Equipa que se sagrou campeã da 1ª divisão distrital de Viseu - 1968|69.
Imposição de Faixas de Campeões
De Pé - Ferrão, Nelo, Guilherme, Pinto, António Rolo, Pedro Pina e Miguel. Em Baixo - Albano, Jorge Vieira, Humberto, Pina e João Manuel)


(Entrega das Faixas de Campeão)


(Fotografia nos balneários, depois de uma saborosa vitória no Campeonato em 1969.
Reconhecem-se, da esquerda para a direita: Pedro Pina, Albano Fonseca,
Fernando Pina “Nelo”, Guilherme Barros, Jorge Albuquerque “Vieira”, Fernando Pina,
Humberto Bernardo, João Manuel Pereira Lopes e Joaquim Pina)

Em 1972, tornou-se necessária ampliação do campo de jogos, solucionada com a cedência por parte da Casa da Ínsua de uma parcela de terreno anexa ao campo. Em 1979, depois de sagrar campeão distrital e subido à terceira divisão nacional, onde novas exigências se colocavam, a Câmara Municipal decidiu
mandar proceder à electrificação do campo de jogos.

O Sport Clube conta no seu historial com diversos títulos distritais, incluindo em escalões jovens:
  • Campeão Distrital Sénior da II Divisão Distrital da Associação Futebol de Viseu 1962/63
  • Campeão Distrital Sénior da Divisão de Honra Distrital da Associação Futebol de Viseu 1968/69, 1972/73, 1978/79, 1983/84, 1989/90, 1999/2000
  • Campeão Nacional Sénior da 3ª Divisão Série C 2003/04
  • Campeão Distrital Juniores da Associação Futebol de Viseu 1993/1994, 1998/99
  • Campeão Distrital Juvenis da Associação Futebol de Viseu 1972/1973, 1973/74
  • Taça Sócios Honorários da Associação Futebol de Viseu 1991/92
  • Taça Sócios de Mérito da Associação Futebol de Viseu 1983/84

Um marco histórico do clube, foi também o confronto com o Sporting Clube de Portugal em 1976. Partida disputada no Campo da Cerca perante uma enorme moldura humana que preencheu por completo os locais de assistência do respectivo campo. Resultado final de: Penalva 1 – Sporting 8.
O golo do Penalva foi marcado pelo Pina.. Foi uma derrota dos penalvenses em campo mas "..em ar de treino, o Penalva excedeu-se..." escreveu uma cronica jornalistica.


(Jogo para a Taça de Portugal entre o Sport Clube Penalva do Castelo e o Sporting Clube de Portugal em 28 de Novembro de 1976.
O S.C. Penalva do Castelo alinhou com: De Pé - Ernesto, Trêpês, Rui Araújo,
Nestório Pinto, João Manuel e Zé França. Em Baixo - António França, Albano Fonseca, Amândio, Genésio e Pina).
















(Fotografias tiradas por Gabriel Costa em 1976, no Campo da Cerca, no jogo Penalva-Sporting Club de Portugal, a pedido do Jornalista do Record, Joaquim Rita,  que serviram para publicação nos jornais desportivos nacionais).

Em 1984, após mais uma subida à terceira divisão nacional, a vereação, sintetizando o significado para o concelho dos feitos desportivos do clube, enalteceu "as brilhantes vitórias que dignificaram o bom nome de Penalva do Castelo (conseguidas) com um plantel humilde, sem aquisições dispendiosas ou fora do concelho".
Em 1986, a autarquia cedeu um terreno situado na Quinta do Ribeiro, com quase 4200 metros quadrados, avaliado em cerca de 1650 contos, para o clube construir um pavilhão gimnodesportivo, com comparticipação do Estado. Em regime de concessão em direito de superfície pelo prazo de cinquenta anos,
com a condição das obras serem iniciadas seis meses após a concessão da comparticipação do Estado e concluídos no prazo de dois anos após essa data, mas acabando, anos depois, por ser accionada a clausula de reversão a pedido do próprio clube, por falta de condições para edificação da sua sede.
Em 1996, foi iniciada a construção de um campo de futebol relvado, inserido na zona desportiva municipal de Santa Ana que acabou por ser inaugurado com a partida de carácter oficial a 10 de Janeiro de 1999.
O Parque Desportivo foi inaugurado por duas fases. Numa primeira, com a data referida de 10 do primeiro mês do ano 1999 relativamente ao arrelvamento e vedações. Seguida de outra fase inaugurada passados alguns anos, mais concretamente a 2 de Dezembro do ano 2001, esta relativa à bancada e arranjos exteriores.



(Fotos de João Poças sobre o campo do Parque Desportivo atualmente - 2015)

Desde 2000 até 2013 a equipa sénior do Sport Clube militou nos campeonatos nacionais, tendo alcançado outro feito inédito no ano ou na temporada de 2003|14 aquando da conquista do 1º lugar da série C da 3ª Divisão Nacional (no presente extinta) e o respectivo titulo de campeão nacional da 3ª Divisão.
Desde 2004 até 2009, o Sport Clube militou na 2ª Divisão Nacional ou também designada 2ª Divisão B, logo atrás da Liga de Honra ou 2ª Divisão Nacional.
Tendo caído novamente para o terceiro e último escalão nacional onde militou novamente, entre 2009 a 2013. Neste último ano referido, foi decidida a extinção da 3ª Divisão Nacional e o Sport Clube teve que baixar para os campeonatos distritais onde desde 2013 até ao presente se encontra. Não o foi de forma desportiva que os seniores caíram de divisão mas sim por imposição devido à extinção do último escalão nacional que fazia a ligação dos campeonatos distrais.

- outros marcos históricos ou feitos:

+ participação na Taça de Portugal em 2007 frente ao Boavista FC (derrota por 3-1) (na altura a militar a 1ª Divisão Nacional)

+ como também a Académica de Coimbra (a militar na 1ª Divisão Nacional e o detentor do troféu e a disputar nesse ano a Liga Europa fruto de ter vencido a edição anterior em 2013 (derrota por 1-0 após prolongamento).

- outras fotos de equipas representativas:


Jogo de Inauguração do campo municipal da Cerca
Futebol Clube de Castendo - Pinguins de Santa Comba Dão (anos 50)


1963
De Pé - prof. Elias, A.Vaz, Guilherme, Pedro Pina, Anselmo, António, Nelo, João, Pinto, Ernesto e dr. Antunes. Em Baixo - João Manuel, Jorge, César, Pina, Zé França, Zéquita e Fernando França


1965
De Pé - Vaz, António Frade, Anselmo, Pedro Pina, Guilherme, António, Chico e Horácio Barros. Em Baixo - Zéquita, Frederico, João Manuel, Zé França e Nelo


Campo da Cerca - 1960 (+-)
De Pé - Jorge Barros, Frederico, Vaz, David, António Rolo, Guilherme, Anselmo, António Frade, Pedro Vitelo, Horácio e Pereira. Em Baixo - Zéquita, Zé França, João Manuel


Jogo do S.C. Penalva do Castelo 3 x Académico Viseu - 2
De pé, da Esq para a Dta - Ernesto - Pedro Vitorino - Jaime -António Frade - Guilherme - Tó e Anibal
BAIXO - Zequita - Morcela e Justino


Jogo no Campo da Cerca Ano 1973
De Pé - Ernesto, Nelo, Patilhas, José Manuel, Fernando França, João Manuel. Em Baixo - João, Albano, Guilherme, Pina e Zé França


Outras Equipas Seniores mais recentes:


1999|2000 (data não confirmada)
Em cima: Marco Pereira, Sérgio Rocha, Saraiva, Luís Ferreira, Negrete, Jorge Cabo.
Em baixo: Seixas, Vítor Hugo, ?, Tó-Jó e Betinho.


2003|2004
Todo o plantel, equipa técnica e direção


2009|2010


2010|2011


2011|2012


2013|2014

Fonte das Fotografias e descrição:
Sr. Guilherme Barros, Sr. Gabriel Costa, Sr. Anselmo Barros e João Poças (mais recentes)

..........................................................................................................

"Esta pode-se assim considerar de uma das associações mais representativas do concelho. Criada no final da década de 40 do século passado e que faz agora - este ano: 70 anos.

A evolução manifestada e a natureza da sua existência elevaram-na a símbolo identitário do próprio concelho de Penalva do Castelo, na sua relação com os penalvenses residentes e da diáspora" (Mota Veiga, 2013)


- Fontes Bibliográficas:

+ "Município de Penalva do Castelo Séculos XIX-XX" do autor Carlos Jorge Mota Veiga em 2013

- Nota:
Colocamos maioritariamente a descrição das equipas seniores e respectivas fotografias pelo motivo de existir mais informações credíveis como material fotográfico.

- Outros Dados:

Sport Clube Penalva do Castelo

Missão:
O Sport Clube Penalva do Castelo tem como missão promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa junto da comunidade em que se insere, proporcionando a todos os seus atletas uma educação cívica e desportiva de qualidade, promovendo ainda a solidificação dos laços afetivos dos desportistas com o clube.

Objetivo:
Desta forma o principal objetivo do Sport Clube Penalva do Castelo são as vitórias em todas as competições que disputa, desde os atletas seniores até aos mais novos, contribuindo assim para dar as maiores alegrias a todos o sócios e simpatizantes. O respeito pela tradição do Clube, pelos seus associados e pelo desporto em geral são três pilares que esta instituição sempre honrará. Tem ainda, por objetivo ser visto como a Instituição de referência no panorama desportivo, que desperte nos jovens, um desejo e orgulho de se juntarem ao Sport Clube Penalva do Castelo.

Valores:
- Ética
- Espirito Competitivo
- Desportivismo
- Respeito
- Ambição
- Solidariedade
- Competência


Morada:
Sport Clube Penalva do Castelo
Apartado 24
3554 – 909 Penalva do Castelo

Contactos:
Telefone/Fax: 232 643 331