Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Resultados das Equipas Seniores concelhias - 17ª Jornada da 1ª Divisão Distrital Zona Norte 2013|14 (23 Fevereiro 2014)


As equipas seniores concelhias da Associação Recreativa e Cultural Sezurense e o Grupo Desportivo e Cultural de Roriz cumpriram neste último fim de semana, 23 de Fevereiro de 2014, a décima sétima jornada do campeonato. O Sezurense na condição de visitado, recebeu e defrontou a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lamelas, tendo vencido por duas bolas a uma. O Roriz por sua vez também jogou diante dos seus adeptos ao receber e ter defrontado o Grupo Cultural e Desportivo Os Ceireiros, tendo perdido inesperadamente por três bolas a uma.

Roriz 1 X Os Ceireiros 3


A sexta rodada da segunda volta do campeonato proporcionou aos rorizenses voltarem à condição de visitados. Defrontavam-se equipas empatadas pontualmente na tabela classificativa e com objectivos finais muito idênticos, sendo duas formações com intuito de procurar a melhor classificação possível.

Acabou por não correr de feição para os locais que perderam, talvez que se possa afirmar de forma inesperada dado que até agora só tinham sido derrotados na condição de visitados apenas por uma formação e que a maioria dos pontos que tem até agora obtidos foram concretizados em casa.

Diga-se que foi uma partida mal jogada apesar das boas condições do terreno de jogo do campo da Cerca, em parte porque os rorizenses também não conseguiram jogar à sua melhor imagem.
Os Ceireiros acabaram por levar a melhor mesmo que tenham feito poucos remates à baliza do Roriz mas o que é certo é que foram eficazes e mais lestos que os rorizenses no último terço do terreno.
Por outro lado, há que ter em conta a exibição do guardião Micas por banda da formação da Beselga que conseguiu parar uma grande penalidade e pelo menos um lance em que um jogador da formação da freguesia de Pindo, apareceu isolado.

O primeiro golo surgiu depois do primeiro quarto de hora de jogo onde Ricardo Leitão apareceu a finalizar com sucesso um livre cruzado à entrada da grande área. Praticamente na sequência, Rúben Sarmento fugiu à defensiva dos visitantes e isolado perante o guardião contrário, atirou a contar e empatar. Uma jogada típica do atleta rorizense que faz da velocidade a sua principal "arma". À meia hora de jogo, o placar registava igualdade a uma bola. Mas antes do descanso, a turma do concelho de Penedono iria novamente marcar, desta vez por intermédio de Lucindinho e assim ao intervalo, os visitantes saiam em vantagem mínima.

Na etapa complementar, os rorizenses entraram pressionantes e ganharam uma falta para a marca dos nove metros (grande penalidade) que Zé Manel viria a desperdiçar depois de uma grande defesa de Micas, que provou uma vez mais ser dos bons e mais talentosos guarda-redes desta série da 1ª Divisão Distrital, já que também pouco depois defendeu uma bola em que o mesmo avançado da equipa do concelho de Penalva do Castelo conseguiu num lance que apareceu completamente isolado.

Como vai dizendo (e com razão, muitas vezes) o velho ditado, quem não marca, sofre e pouco depois os beselguenses fazem o terceiro e último golo do encontro por intermédio de Fernando Almeida que tinha e entrado no decorrer deste segundo tempo.

Até ao final os locais ainda tentaram procurar reduzir o marcador para um golo de diferença mas é certo que hoje a inspiração não foi a melhor e os nervos também não ajudaram. Até ao apito final registo para alguns momentos menos próprios num jogo de futebol com algum sururu entre as duas equipas depois de um lance mais ríspido entre o guardião rorizense e um atleta dos visitantes.

O que é certo é que o futebol não ficou a ganhar nem o Roriz que acabou por sofrer um desaire inesperado em casa e assim a segunda derrota na condição de visitados. Não foi uma partida que trará boas recordações para a equipa que veste tradicionalmente de amarelo nem que deixará saudades para o futebol.

O trabalho da equipa de arbitragem também acabou por estar ao nível do jogo, apresentando uma condição física longe do desejável.

Ficha da Partida:

23 Fevereiro 2014
Campo Municipal da Cerca
(Penalva do Castelo)

Grupo Desportivo Cultural de Roriz
1 Filipe Pio
3 Nelson Lamegal
16 Nuno Guterres
4 Emanuel Ferreira
5 Cláudio Pina
6 Zé Lúcio © > 20 Noita
8 Luís Tostas
18 Amândio > 21 Diogo Sousa
14 Lilo > 10 Vicente
9 Zé Manel
7 Rúben Sarmento

Suplentes Não Utilizados:
12 Luís Correia
19 Marcelo Coelho
2 Rui Pinto

Equipa Técnica:
Treinador Principal: Sérgio Macário
Treinador Adjunto: Luís Filipe Cabral

X

Grupo Cultural e Desportivo Os Ceireiros
27 Micas
10 Ricardo Leitão ©
6 Néné
15 Jorge Antunes
2 Micael Santos
8 Rui Marques
7 Rui Cardoso > 21 Fernando Almeida
25 Pedro Henrique
18 Pingato
9 Lucindinho
22 Fredson > 11 Keven

Suplentes Não Utilizados:
19 Marco Xará
82 David Augusto

Equipa Técnica:
Treinador: Vítor Santos

Equipa de Arbitragem:
Arbitro: Carlos Rodrigues (A. F. Viseu)
Assistentes: Dinis Figueiredo & ?

Marcadores:
0-1 Ricardo Leitão (18`)
1-1 Rúben Sarmento (20`)
1-2 Lucindinho (35´)
1-3 Fernando Almeida (65´)


Fotografia: Arquivo CinZa © direitos reservados

A próxima jornada, está apenas agendada para 9 de Março de 2014, no qual o Roriz vai voltar aos jogos fora de portas com a deslocação ao concelho de Vouzela para defrontar o Grupo Desportivo de Campia.

Sezurense 2 X Lamelas 1


A sexta rodada da segunda volta do campeonato proporcionou aos sezurenses voltarem à condição de visitados. Defrontavam-se equipas distantes pontualmente na tabela classificativa e com os objectivos finais distintos, com a turma de Sezures a procurar a melhor classificação possível, enquanto a turma de Lamelas se encontra no presente a lutar pelos primeiros lugares e o consequente acesso à subida de divisão.

Ainda meio a frio, a partida começou praticamente com o golo dos visitantes, decorria o minuto 8. Livre com a bola cruzada para o interior da grande área e João Pedro com um toque subtil a desviar fora do alcance do guardião Sandro Silva (atleta inscrito de última hora para colmatar as ausências dos dois guarda-redes que iniciaram a temporada, que se encontravam para esta partida castigados disciplinarmente pela Associação de Futebol de Viseu). O Lamelas adiantava-se primeiro no marcador fruto de uma entrada mais pressionante.

A resposta prática do Sezurense à desvantagem surgiu apenas ao minuto 18 com Tiago Gonçalves a tentar surpreender o guardião contrário com um remate sobrevoado mas sem o caminho do golo. Na sequência é Miguel Pereira que teve espaço à entrada da grande área mas o remate sai ligeiramente ao lado. Estava mais desperta, a equipa da casa, e passados mais dois minutos, na cobrança de um livre directo, de novo Miguel Pereira a criar perigo, com um remate intencional mas que foi desviado por um atleta do Lamelas e o esférico foi parar às mãos de David.

A partida era agora mais dividida e os locais depois de inicio mais tímido tomaram mais ascendente mas sem resultados práticos. O Lamelas respondia sobretudo pelo seu lado direito do ataque, optando certamente desta forma, fechar os espaços do lado esquerdo onde estava o atleta mais desequilibrador dos sezurenses. Em virtude dos possantes elementos visitantes, sobretudo Valdo e Edir, o Lamelas tal com o Sezurense
foram equipas lutadoras pelo esférico, nota que prevaleceu ao longo da partida e do o jogo, com mesmo a ser bastante musculado em grande parte do tempo. Até ao intervalo, o marcador acabou por não sofrer mais alterações, num primeiro tempo em que se justificava mais o empate no placar. Contudo, a turma do concelho de Castro Daire foi mais eficaz e no fim dos primeiros quarenta e cinco minutos saia com uma vantagem mínima.

Na etapa complementar, a turma do concelho de Penalva do Castelo apareceu novamente mais pressionante e a conseguir jogar mais no meio campo do adversário, remetendo os mesmos a jogar na expectativa. Depois de uma série de jogadas de maior pressão sobre a baliza do Lamelas ao minuto 69, Cabral atira mesmo a contar, com uma jogada e remate saído da "cartola". O esférico acabou por partir ainda antes da grande área e só acabou por parar no fundo das redes do guardião David. Um grande golo no campo das Cruzes ao minuto 69 para alegria dos seus adeptos que assim assistiram ao empate que já se justificava no marcador. Cabral tem mérito pela tentativa de remate que fez e o Sezurense bem lhe pode agradecer. Este golo acabou inclusive por ter reparos interessantes de alguns adeptos: "por este golo já valeu a pena pagar os três euros de entrada".

A partida, agora empatada subia assim de tensão e de nervos com as duas equipas a tentarem explorar as suas melhores armas em busca do desempate. Vários lances duvidosos dentro da grande área do Lamelas motivaram alguns protestos dos locais e num deles, em que a bola acaba por tocar mesmo na mão de um atleta visitante, Gonçalo Cardoso terá se excedido nos protestos, depois de o arbitro considerar motivo
para uma cartolina vermelha e deixar assim a equipa de Sezures em inferioridade numérica.
Uma consequência que acabou por não desmorecer os ímpetos dos locais e Samuel Abreu, acabado de entrar, chegou um tudo ou nada atrasado a uma bola já na pequena área.

A partida estava aberta e assim como o resultado, incerto. Foi no entanto preciso chegar ao tempo de desconto para se assistir ao desempate. Um dispare e uma atitude inflectida do guardião David na tentativa de tirar explicações a um lance e disputa de uma bola área com Tiago Gonçalves. O guardião acabou por empurrar o avançado sezurense para o chão e consequentemente sancionado com o vermelho directo.
Foram alguns minutos de verdadeira tensão dado que o guarda-redes do Lamelas não se contentou com a primeira situação como ainda agrediu novamente o atleta sezurense, desta vez de uma forma mais rispida e merecedora de um castigo disciplinar avultado. Como foi um lance dentro da grande área, houve motivo para falta para grande penalidade e tempo ainda para a o Sezurense vencer o encontro.
Gonçalo Ferreira, chamado à conversão do castigo máximo, não "tremeu" e rematou fora do alcance de um atleta improvisado para a baliza dos visitantes.

Estava feito o resultado final e os visitados acabaram ainda por chegar à vitória num final de partida dramático. Um triunfo do querer, da união, da luta e acreditar até ao fim. É um triunfo sobrevalorizado tendo em conta o adversário e a sua posição classificativa até porque praticamente há uma volta de campeonato que o colectivo orientado por Luís Filipe Pinto não vencia. Um final feliz para uma formação que procura obter a melhor classificação possível e que tenta dignificar o futebol do concelho de Penalva do Castelo.

Ficha da Partida:

23 Fevereiro 2014
Campo das Cruzes
(Sezures - Penalva do Castelo)

Associação Cultural e Recreativa Sezurense

1 Sandro Silva
20 Nico Dias
4 Ricardo Costa ©
21 Gonçalo Ferreira
55 Steven Cunha
6 Zé Ricardo
17 Cabral
8 Sebastião > 24 Hélder Pacheco (87`)
12 Miguel Pereira > 14 Gonçalo Cardoso (46`)
9 João Osório > 7 Samuel Abreu (78`)
77 Tiago Gonçalves

Suplentes Não Utilizados:
10 Litos

Equipa Técnica:
Treinador: Luís Filipe Pinto

X

Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lamelas
13 David Ramos
2 Bruno Lopes
25 Nélson Gomes
22 Toni
27 Bruno Pinto
8 Spike
4 Edir Pereira
17 João Pedro ©
86 Filipe Fonte > 20 Eric Carneiro (89`)
23 Valdo > 9 PJ (75`)
77 Ventura > 11 Mika Ferreira (46`)

Suplentes Não Utilizados:
7 Rafa Costa
?

Equipa Técnica:
Treinador Principal: Vasco Almeida

Equipa de Arbitragem:
Arbitro: José Gomes (A. F. Viseu)
Assistentes: Bruno Gonçalves & David Martins

Marcadores:
0-1 João Pedro (8´)
1-1 Cabral (69´)
2-1 Gonçalo Ferreira (g.p.) (90+4´)











































FotografiasCinZa © direitos reservados

A próxima jornada, está apenas agendada para 9 de Março de 2014, no qual o Sezurense vai voltar aos jogos fora de portas com a deslocação ao concelho de Cinfães para defrontar o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira do Douro.


Resultados|Classificação:


17ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2013/14:

Roriz 1 x Os Ceireiros 3
Sp. Lamego 0 x Vilamaiorense 0
Os Vouzelenses 0 x Alvite 0
Tarouquense 2 x Arguedeira 1
Sezurense 2 x Lamelas 1
Campia 2 x Oliveira do Douro 0

Classificação após a 17ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2013-14: