sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Dicas de Desporto e Alimentação: Zinco
ZINCO
Tem ação antioxidante e fortalecedora do sistema imunológico. Essencial para a formação de anticorpos este mineral atua em cerca de 300 reações do organismo.
O consumo rotineiro de fast food ou alimentos congelados pré-prontos, associado a uma série de maus hábitos alimentares e comportamentais, desencadeia deficiências nutricionais que geram necessidades de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo, como o zinco. Este mineral atua em cerca de 300 reações enzimáticas e está presente em uma série de alimentos, tais como ostras, carnes vermelhas, grãos e cereais.
Este mineral esta presente em todos os tecidos do corpo e envolvido em processos bioquímicos relacionados à cicatrização e formação óssea. Além disso, assim como a vitamina C, o zinco é um antioxidante e age no combate às ações nocivas dos radicais livres, relacionadas ao envelhecimento. A carência de zinco pode causar desde diminuição da percepção gustativa e alterações na pele até atraso no crescimento e debilidade do sistema imunológico.
As recomendações nutricionais de zinco variam de acordo com a faixa etária e devem ser adaptadas às necessidades clínicas específicas. Para melhor controle, é aconselhável procurar um profissional.