Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 6 de setembro de 2009

3ª C 2009-10: Spt. Mêda 1 - SC Penalva do Castelo 1



06 de Setembro de 2009
Estádio Dr. Augusto César de Carvalho (Mêda)

Cerca de 275 pessoas de Assistência


Equipa penalvense começa campeonato com empate!! Em jogo pouco conseguido, equipa de Penalva consegue 1 ponto em duelo inédito!!

De volta para a competição oficial a contar para jogos de campeonato, numa tarde em que o calor era ainda intenso, ainda em pleno Verão, a equipa penalvense realizava o seu primeiro jogo a contar para a 3ª Divisão Nacional - Série C, depois de ter disputado a 1ª Eliminatoria da Taça de Portugal Millenium no passado fim de semana, que recorde-se, foi de má memória para os penalvenses, perdendo por duas bolas a zero.
Neste encontro defrontava a equipa local, Sporting da Mêda, que neste jogo se estreava em competições nacionais, no que diz respeito a campeonato.
Serviria assim, a equipa penalvense, para "baptizado" da equipa que veste de verde e branco, que na temporada passada se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol da Guarda.
Assim o jogo tinha um carácter inédito, já que era a 1ª vez que estas equipas se defrontavam para jogos oficiais, que conferia a partida um resultado imprevisivel.
Realce para as condições que o estádio do Sporting da Mêda, ainda certamente, longe do desejável para competições nacionais.

Sporting Clube da Mêda alinhou com:
Zé Luís, Gato, Walnei, Vagner, David Reis, Rogério (Jean - 64 minutos), Camilo, Guerra (Josivan - 64 minutos), Batata (c) (Lopes - 81 minutos), Ivo Trigo e Leandro Paulo.
Treinador: Tótá

Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com:
Nuno Morais, André Barra, Rogério Sousa, Sérgio Pote, Carvalhinho (Vítor Hugo - 79 minutos); Saraiva, Luís Vouzela, Bruno Loureiro (Belo - 68 minutos); Paulo Listra (Nuno Simões - 86 minutos), Hélder Rodrigues e Tó-Jó (c).
Treinador: Carlos Agostinho


Equipa de Arbitragem:
Árbitro de Jogo
: Bruno Nave (A. F. Castelo Branco)
Auxiliares: Henrique Martins e Bruno Xista

Golos: Bruno Loureiro (9 minutos) 0-1 e David Reis (65 minutos) 1-1.

Acção Disciplinar:
Cartões Amarelos - Carvalhinho (78 minutos), Leandro Paulo (85 minutos) e Luís Vouzela (90+4 minutos).
Cartões Vermelhos - Nada a registar.

Quanto ao jogo jogado, começou ligeiramente melhor a equipa da casa, mas cedo a equipa de Penalva se impôs no jogo, colocando-se em vantagem logo aos 9 minutos, quando Bruno Loureiro desfere um remate de fora da área, com belo efeito, só parando no fundo da baliza da equipa do Mêda, depois da marcação de um pontapé de canto à favor dos penalvenses.
A equipa penalvense colocando-se em vantagem abrandou um pouco o ritmo de jogo, mas sem perder o controlo de jogo, jogando preferencialmente para a velocidade das suas alas, onde Hélder Rodrigues merecia destaque, já que se assumia como o homem mais perigoso dos penalvenses.
A equipa da casa, principalmente criava perigo através de bola parada, onde utilizava como arma o jogo aéreo para os seus jogadores mais altos, nomeadamente os centrais da equipa, estando a sentir um pouco a pressão da sua estreia em competições nacionais, frente a uma equipa, habitualmente nestas andanças.
Ia-se assistindo a um jogo bastante disputado dentro das quatro linhas, por ambas as equipas, mas nem sempre jogado da melhor maneira, já que se notava algum nervosismo por ambas as equipas, que neste jogo de estreia do campeonato, queriam certamente entrar da melhor maneira.
Ainda na primeira parte, registo para um lance de algum perigo para a baliza do Mêda, quando Tó-Jó, num livre cruzado para o interior da grande área recebe, domina e rodopia, enquadrando-se com a baliza, mas remata fraco para defesa fácil de Zé Luís, isto quando se atingia os 42 minutos do primeiro tempo e da partida.
Assim surge o intervalo, com o resultado a ser favorável aos forasteiros, que melhor aproveitaram as seus lances ofensivos.


No segundo tempo, as equipas entram em campo com mais vontade, sendo a equipa penalvense que mais perigo criou, quando em 2 contra-ataques sucessivos, respectivamente aos 51 e 55 minutos, esteve perto de alterar o marcador novamente, que foram desperdiçados, devido a ineficácia e demora em rematar a baliza, por parte dos dianteiros do Penalva. Pelo meio destes 2 lances, a equipa do Mêda, novamente de bola parada, num livre directo, frontal à baliza de Nuno Morais, cobrado por Camilo, teve perto de empatar a partida, com a bola a passar ligeiramente por cima do travessão da baliza.

Depois destes lances, o jogo começou a perder algum ritmo, em grande parte devido aos jogadores estarem já a acusar o calor intenso que ainda se fazia sentir e também devido a alguns interrupções para assistência médica de jogadores.
Parecendo ter o jogo controlado, a equipa penalvense sofre o empate...como não poderia deixar de ser, durante esta partida, de bola parada, num livre cruzado por Josivan para o interior da área defensiva do Penalva, falhanço desta, em que Nuno Morais saiu em falso e lá apareceu, muito oportuno, David Reis, a ter só que encostar para o fundo da baliza dos penalvenses, marcava o cronometro 65 minutos da partida.
Com o empate na partida, a equipa da casa ficou mais empolgada, e começou a ter algum ascendente na partida, mas, para não variar, só de bola parada colocava em sentido a defesa do Penalva, a que foi exemplo aos 72 minutos, quando num livre cruzado para o interior da grande área defensiva penalvense, Leandro Paulo com um cabeceamento perigoso, esteve perto de acertar colocado na baliza dos penalvenses.
Até ao final da partida, o jogo ganhou um ritmo "pachorrento", em grande parte devido a alterações/substituições que se verificaram em ambos os conjuntos.
De assinalar, aos 90+3, um fora de jogo assinalado para equipa penalvense, que muitas dúvidas deixou, quando já um homem do Penalva se esgueirava numa diagonal as costas da defesa do Mêda.

Assim, depois de 4 minutos de compensação, a equipa de arbitragem que viajou do distrito de Castelo Branco, que efectuou um trabalho regular, pecando um pouco, contudo, no capitulo disciplinar e em alguns foras de jogo duvidosos, o jogo terminava, com uma igualdade a uma bola, que se aceita ou que se ajusta bem ao que se passou durante os 90 minutos.

O campeonato volta no dia 20 de Setembro de 2009, com a equipa penalvense a receber a equipa do Milheiroense (Santa Maria da Feira).

Resultados da 1ª Jornada 3ª C 2009-10 Fase Regular:

Mêda 1 - Penalva do Castelo 1
Avanca 3 - Fiães 0
Candal 1 - Cesarense 0
Oliveira do Douro 4 - Sanjoanense 3
Milheiroense 1 - Coimbrões 2
Cinfães 3 - São João de Vêr 2

Classificação após a 1ª Jornada 3ª C 2009-10 Fase Regular: