Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 18 de janeiro de 2015

Seniores SCPC 2014/15 (16ª Jornada da Divisão Honra de Viseu - 18 Janeiro 2015): SC Penalva do Castelo 3 X AD Castro Daire 1


Penalva do Castelo reinicia campeonato com triunfo diante o Castro Daire por três bolas a uma! Domínio em praticamente todo o jogo, mesmo começando em desvantagem e com meia parte a jogar em inferioridade numérica, valeu a vitória nesta primeira rodada da segunda volta do campeonato que mantêm os penalvenses na vice-liderança e na perseguição ao primeiro classificado, a quatro pontos de distância!

Força Penalva!

S. C. Penalva do Castelo alinhou com:
1 André Maló
2 Nelson Cardoso
3 Jorge Cunha
4 Rapahel Almeida
5 Alfredo Pinto
6 Gui
7 Dani Pina
8 Gamarra
9 Kokora
10 Fábio Machado
11 Naka

Banco de Suplentes:
12 Pedro Martins
13 Joe (Utilizado)
14 Flávio Cardoso (Utilizado)
15 Nuno Rafael (Utilizado)
16 André Silva
17 Rogério Campos
18 Aldino

Treinador: Rogério Sousa

Marcadores:
- Naka (1ª parte)
- Kokora (1ª parte)
- Alfredo Pinto (2ª parte)


















Crónica de Jogo:

Primeira partida da segunda volta do campeonato favorável ao Sport Clube Penalva do Castelo depois de receber e vencer a Associação Desportiva de Castro Daire por três bolas a uma.
Encontro que os penalvenses queriam aproveitar para somar mais três pontos para continuarem nos lugares cimeiros e na perseguição ao líder classificativo - a quatro pontos de distância, tendo pela frente os castrenses, que vinham a fazer uma recuperação notável na classificação com 6 partidas a pontuar consecutivamente, depois de um inicio de campeonato menos conseguido.
Aguardava-se com expectativa o desenrolar dos acontecimentos deste encontro realizado numa tarde muito fria na vila de Penalva do Castelo.
Os comandados pelo técnico Rogério Sousa desde cedo assumiram mais as despesas do jogo e fruto de mais ascendente criaram a primeira jogada de mais perigo para uma das balizas. Dani Pina, hoje chamado à titularidade, atirou ao poste, ao minuto 12.
Foi no entanto o Castro Daire que primeiro se adiantou no marcador, sem que tenha feito muito por isso, beneficiou de uma abordagem infeliz de Alfredo Pinto que introduziu de cabeça a bola na própria baliza, jogava-se o minuto 20.
Os locais mostravam-se mais inconformados e novamente Dani Pina esteve perto de marcar com a colaboração de um defesa ao minuto 29.
No último quatro de hora do primeiro tempo, os penalvenses acentuaram o seu domínio e Naka consegue o empate a uma bola ao minuto 38 depois de cabeça finalizar um cruzamento praticamente perfeito de Kokora que ganhou o duelo com um defesa contrário e foi à linha final cruzar com "régua e esquadro".
Os penalvenses galvanizados com o empate continuaram à procura de novo golo e ainda antes do apito para o intervalo conseguiu a reviravolta. Depois de várias ameaças com muito perigo, todas elas paradas com brio por Tó Oliveira (atleta que voltava a Penalva como adversário depois de vários anos a vestir a camisola preta e branca na década anterior), o Penalva do Castelo consegue mesmo o segundo golo, isto quando jogávamos o tempo de desconto dado pelo arbitro do encontro, fruto de diversas assistências a jogadores durante os primeiros 45 minutos regulamentares. Kokora desenvecelhou-se bem na grande área de defesas contrários, ganhou espaço que foi suficiente para conseguir rematar rasteiro e colocado, para o fundo das redes da baliza castrense.
 Chegávamos assim ao tempo de descanso com os penalvenses a saírem em vantagem depois de começarem a perder. Diga-se justa, a vantagem dos visitados, já que foram a equipa que mais procurou o golo e dominou os acontecimentos da primeira metade da partida.

Na recolha para os balneários, instalou-se a confusão com várias escaramuças entre vários elementos das duas equipas. Resultado disciplinar: Jorge Cunha e o delegado do Castro Daire receberam ordem de expulsão e não voltaram às quatro linhas na etapa complementar.

A segunda parte iniciava-se com os penalvenses a procederem a ajustamentos na equipa fruto de virem com menos um elemento em campo. O reinicio do encontro foi muito morno com as equipas muito encaixadas e assim a proporcionarem pouca emotividade junto das balizas, não se sentindo a diferença numérica em campo. O Penalva do Castelo continuou a ser a equipa mais perigosa em campo e aquela que conseguia chegar mais organizada à baliza contrária. Com o aproximar da parte final, o encontro ficou um pouco mais partido pertencendo novamente os locais nova oportunidade soberana com o esférico a entrar mesmo na baliza do Castro Daire mas a jogada a ser invalidada pelo auxiliar ao minuto 77.
 Não tardaria muito até que os penalvenses conseguissem o 3-1. Disputava-se o minuto 81 onde foi assinalada uma falta para grande penalidade que Alfredo Pinto converteu com sucesso e assim se redimir do auto-golo no primeiro tempo.
O Castro Daire demonstrava vontade mas tinhas dificuldades em fluir o seu jogo para lá do seu meio campo e uma das poucas oportunidades de golo criadas foi evitada por uma boa estirada do guardião Maló ao minuto 89 depois de remate de longe pelo capitão castrense.
Foram jogados mais alguns minutos de desconto mas o resultado final já estava feito e o vencedor encontrado.
Resultado final: Penalva do Castelo 2 x Castro Daire 0.

Referências finais:

1. Com a primeira volta do campeonato já disputada totalmente e o primeiro encontro da segunda metade realizado, têm se percebido que as equipas têm ariscado pouco nos encontros e que cada vez mais de têm acentuado, jogando demasiado "presas" e à espera do erro do adversário. Esperando-se que com o decorrer do campeonato e quando os momentos mais decisivos venham a ocorrer, esta particularidade seja mais evidente. A qualidade futebolistica na Divisão de Honra têm se perdido e existe uma distância considerável para a temporada passada. Poucas são as equipas que tentam jogar com um ataque organizado recorrendo muito ao jogo directo.

2. Referência ainda aos acontecimentos ou incidências graves que ocorreram nesta partida que devem ser certamente momentos de reflexão. Ao intervalo e já depois do jogo disputado houve acontecimentos graves que em nada dignificam o futebol e essencialmente o desporto. Quem não saiba estar no desporto e no futebol deve ser irradiado de tais acontecimentos sociais porque um jogo não deve ser um campo de batalha!


Na próxima ronda, a décima sétima deste campeonato, que será a segunda da segunda volta, vai reservar ao Penalva do Castelo deslocar-se a Lamego para defrontar o Sporting Clube local. Desafio a realizar no dia 25 de Janeiro 2015.

Sport Clube Penalva do Castelo
A força penalvense no desporto e no futebol com paixão e dedicação...:)

Resultados e Classificação:

16ª Jornada - Divisão de Honra Viseu 2014/15:

Sernancelhe 2 x Nelas 2
Penalva do Castelo 3 x Castro Daire 1
Carregal do Sal 1 x Oliveira de Frades 2
Ferreira de Aves 3 x Lamego 2
Viseu e Benfica 3 x Sampedrense 0
Paivense 1 x Sátão 2
Mangualde 2 x Resende 0
Lamelas 2 x Tarouquense 1

Classificação após a 16ª Jornada - Divisão Honra Viseu 2014/15: